Muitos golos e alguns regressos | Diário do Mundial #2

- Advertisement -

A rubrica Diário do Mundial é destinada a acompanhar, de forma diária, o Campeonato do Mundo.

O segundo dia do Mundial 2022 ficou marcado por um jogo com muitos golos (Inglaterra – Irão) e alguns regressos: os Países Baixos e os Estados Unidos não estiveram presentes na última edição e, com números mais impactantes, o País de Gales não participava na competição desde o Suécia 1958, edição em que surgiu um tal de Pelé que ajudou o Brasil a celebrar pela primeira vez a conquista de um Campeonato do Mundo.

 

JOGO DO DIA

Na sempre difícil tarefa de ter que destacar um jogo num dia repleto de emoções, a escolha recai no Estados Unidos – País de Gales, pois foi uma partida que não defraudou expectativas.

Embora estejamos numa fase embrionária da competição, o facto de o Irão ter desiludido frente à Inglaterra, não pela derrota, mas sim pelos números que o marcador nos demonstra, a teoria de que a equipa que acompanhará os ingleses para a fase seguinte estaria no último jogo do dia ganhou ainda mais força.

Perante um ambiente nas bancadas que merece ser valorizado, assistimos a um desafio em que os Estados Unidos assumiram uma postura mais assertiva ao longo da primeira parte, obrigando o seu adversário a ser mais contido nas suas ideias ofensivas. Assim, promovendo um ritmo de jogo elevado, quer na pressão após a perda da bola, quer na forma como procuravam partir para transições ofensivas, ainda que nem sempre com grande critério, o golo de Timothy Weah com uma boa assistência da figura principal da seleção americana, Christian Pulisic, colocava justiça no resultado do jogo.

No segundo tempo, um equilíbrio maior, ainda que com mais protagonismo do País de Gales que, em desvantagem, teve de retocar algumas ideias, começando pela entrada de Kieffer Moore que, claramente, assumiu um papel importante na melhoria dos galeses pois, como referência no ataque, oferecia tempo à sua equipa para se organizar ofensivamente. Para além disso, beneficiando das alterações que o selecionador dos Estados Unidos teve de fazer, nomeadamente no meio-campo, os orientados por Robert Page foram mais ousados, tendo conseguido, através dessa subida no terreno, uma grande penalidade que viria a ser convertida em golo pelo lendário Gareth Bale, fechando assim o resultado da partida que acaba por ser justo face ao que se verificou nos noventa minutos e alguns minutos de desconto.

 

A FIGURA DO DIA

Após ter sido um dos elementos em foco na final do Euro 2020 ao não conseguir fazer golo na grande penalidade decisiva, Bukayo Saka guardará, para sempre, na sua memória, a estreia num Mundial, já que foi autor de dois golos, contribuindo, deste modo, para uma entrada em grande da seleção inglesa.

 

O FORA DE JOGO DO DIA

Num momento menos feliz na sua carreira, Edouard Mendy, guarda-redes do Senegal, teve impacto, de forma negativa, no resultado da sua seleção já que, no primeiro golo dos Países Baixos, foi precipitado na saída e, no segundo tento dos neerlandeses, fica a ideia de que podia ter feito muito melhor, visto que a bola ficou à mercê Klaassen que, muito perto do apito para o fim da partida, atirou a contar.

A CURIOSIDADE DO DIA

Por ser um nome que nos é familiar e por ser um feito que merece ser destacado, a curiosidade de hoje reside em Mehdi Taremi que, apesar de ter feito os noventa minutos numa seleção que foi derrotada por 2-6, não deixa de ter rubricado um momento histórico: o primeiro jogador a bisar pelo Irão num Mundial.

RESULTADOS DO DIA

GRUPO A

Senegal 0-2 Países Baixos

GRUPO B

Inglaterra 6-2 Irão

Estados Unidos 1-1 País de Gales

 

Artigo com a opinião de Orlando Esteves, comentador BnR TV.
Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Disse ao Luis Suárez: A equipa precisa de ti hoje, és muito importante na nossa estratégia»

O Sporting bateu o PSG por 2-1 na Champions League. Rui Borges analisou a vitória leonina em conferência de imprensa.

Rui Borges confirma reforço após vitória histórica do Sporting

Rui Borges revela que Souleymane Faye já assinou contrato com o Sporting. Extremo de 22 anos vai reforçar equipa leonina.

Vitinha analisa derrota contra o Sporting: «Tivemos bastantes ocasiões e não conseguimos concretizar. Está a acontecer muito este ano»

Vitinha analisou o desfecho da sétima jornada da fase de liga da Champions League. PSG perdeu com o Sporting por 2-1.

Marquinhos: «Dar os parabéns ao Sporting porque ganharam com a estratégia deles e aproveitaram as pequenas falhas que tivemos»

Marquinhos analisou o desfecho da sétima jornada da fase de liga da Champions League. PSG perdeu com o Sporting por 2-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Suárez e o PSG: de ‘indiferente’ a herói contra os gauleses

Luis Suárez fez os dois golos da vitória do Sporting contra o PSG, num encontro válido pela sétima jornada da Champions League.

Rui Borges: «Não tenho palavras para falar sobre este grupo. Mereceram esta vitória e merecem muito estar na história do Sporting»

Rui Borges analisou o desfecho da sétima jornada da fase de liga da Champions League. Sporting venceu o PSG por 2-1.

Luis Enrique e a derrota frente ao Sporting: «Fomos infinitamente superiores ao rival. Merecíamos ganhar»

Luis Enrique analisou o desfecho da sétima jornada da fase de liga da Champions League. PSG perdeu com o Sporting por 2-1.