Muitos golos e alguns regressos | Diário do Mundial #2

- Advertisement -

A rubrica Diário do Mundial é destinada a acompanhar, de forma diária, o Campeonato do Mundo.

O segundo dia do Mundial 2022 ficou marcado por um jogo com muitos golos (Inglaterra – Irão) e alguns regressos: os Países Baixos e os Estados Unidos não estiveram presentes na última edição e, com números mais impactantes, o País de Gales não participava na competição desde o Suécia 1958, edição em que surgiu um tal de Pelé que ajudou o Brasil a celebrar pela primeira vez a conquista de um Campeonato do Mundo.

 

JOGO DO DIA

Na sempre difícil tarefa de ter que destacar um jogo num dia repleto de emoções, a escolha recai no Estados Unidos – País de Gales, pois foi uma partida que não defraudou expectativas.

Embora estejamos numa fase embrionária da competição, o facto de o Irão ter desiludido frente à Inglaterra, não pela derrota, mas sim pelos números que o marcador nos demonstra, a teoria de que a equipa que acompanhará os ingleses para a fase seguinte estaria no último jogo do dia ganhou ainda mais força.

Perante um ambiente nas bancadas que merece ser valorizado, assistimos a um desafio em que os Estados Unidos assumiram uma postura mais assertiva ao longo da primeira parte, obrigando o seu adversário a ser mais contido nas suas ideias ofensivas. Assim, promovendo um ritmo de jogo elevado, quer na pressão após a perda da bola, quer na forma como procuravam partir para transições ofensivas, ainda que nem sempre com grande critério, o golo de Timothy Weah com uma boa assistência da figura principal da seleção americana, Christian Pulisic, colocava justiça no resultado do jogo.

No segundo tempo, um equilíbrio maior, ainda que com mais protagonismo do País de Gales que, em desvantagem, teve de retocar algumas ideias, começando pela entrada de Kieffer Moore que, claramente, assumiu um papel importante na melhoria dos galeses pois, como referência no ataque, oferecia tempo à sua equipa para se organizar ofensivamente. Para além disso, beneficiando das alterações que o selecionador dos Estados Unidos teve de fazer, nomeadamente no meio-campo, os orientados por Robert Page foram mais ousados, tendo conseguido, através dessa subida no terreno, uma grande penalidade que viria a ser convertida em golo pelo lendário Gareth Bale, fechando assim o resultado da partida que acaba por ser justo face ao que se verificou nos noventa minutos e alguns minutos de desconto.

 

A FIGURA DO DIA

Após ter sido um dos elementos em foco na final do Euro 2020 ao não conseguir fazer golo na grande penalidade decisiva, Bukayo Saka guardará, para sempre, na sua memória, a estreia num Mundial, já que foi autor de dois golos, contribuindo, deste modo, para uma entrada em grande da seleção inglesa.

 

O FORA DE JOGO DO DIA

Num momento menos feliz na sua carreira, Edouard Mendy, guarda-redes do Senegal, teve impacto, de forma negativa, no resultado da sua seleção já que, no primeiro golo dos Países Baixos, foi precipitado na saída e, no segundo tento dos neerlandeses, fica a ideia de que podia ter feito muito melhor, visto que a bola ficou à mercê Klaassen que, muito perto do apito para o fim da partida, atirou a contar.

A CURIOSIDADE DO DIA

Por ser um nome que nos é familiar e por ser um feito que merece ser destacado, a curiosidade de hoje reside em Mehdi Taremi que, apesar de ter feito os noventa minutos numa seleção que foi derrotada por 2-6, não deixa de ter rubricado um momento histórico: o primeiro jogador a bisar pelo Irão num Mundial.

RESULTADOS DO DIA

GRUPO A

Senegal 0-2 Países Baixos

GRUPO B

Inglaterra 6-2 Irão

Estados Unidos 1-1 País de Gales

 

Artigo com a opinião de Orlando Esteves, comentador BnR TV.
Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Federação da Roménia confirma saída de Mircea Lucescu

A Federação Romena de Futebol anunciou o fim do contrato com o selecionador Mircea Lucescu, de 80 anos, após a Roménia falhar a qualificação para o Mundial de 2026.

Portugal vence Japão em Sub-16 e garante presença na final do Torneio de Montaigu

A Seleção Nacional Sub-16 venceu o Japão por 1-0 e garantiu a passagem à final do Torneio de Montaigu. Os jovens lusos fecham o grupo frente ao Peru, preparando a decisão do título agendada para 6 de abril.

Cádiz confirma regresso de Lucas Pérez

Lucas Pérez, avançado espanhol de 37 anos com passagem pelo Deportivo da Corunha e pelo Arsenal, está de regresso ao Cádiz após um ano sem competir.

João Cancelo revela os jogadores de que gosta no Benfica, Sporting e FC Porto

João Cancelo revelou esta quinta-feira que gosta de vários jogadores que representam o Benfica, o Sporting e o FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

João Cancelo: «Estaria disposto a ser orientado por José Mourinho»

João Cancelo admitiu que gostaria de ser orientado por José Mourinho, afirmando que o português é uma referência.

João Cancelo admite querer voltar ao Benfica: «Não quero ir para o Benfica se não estiver nos meus melhores índices físicos»

João Cancelo revelou que gostaria de regressar ao Benfica. O lateral pertence atualmente aos quadros do Barcelona.

Ricardo Costa fala sobre o que aconteceu no FC Porto x Sporting: «Não fizemos circo nenhum»

Ricardo Costa sentiu-se mal antes da partida entre o FC Porto e o Sporting e foi inclusivamente atendido por médicos.