No Reino do equilíbrio | Diário do Mundial #5

A rubrica Diário do Mundial é destinada a acompanhar, de forma diária, o Campeonato do Mundo.

Embora o dia no Mundial 2022 seja fortemente marcado pela vitória de Portugal frente ao Gana, marcando assim um arranque positivo na competição, não podemos esquecer que o quinto episódio desta história começou com um jogo bastante equilibrado entre Suíça e Camarões, ainda que Embolo, num jogo muito especial pela sua ligação a ambas as nações, tenha feito a diferença a favor da seleção que escolheu desde as camadas jovens.

Depois disso, na abertura do Grupo H, os adversários de Portugal, Uruguai e Coreia do Sul, acabaram por não concretizar algumas das oportunidades que tiveram, o que acaba por valorizar ainda mais o arranque da seleção portuguesa. Por fim, para terminar o dia, a vitória mais tranquila, neste caso do Brasil, que após uma primeira parte bastante equilibrada frente à Sérvia, acabou por beneficiar da inspiração de Richarlison, que bisou na partida.

 

O JOGO DO DIA

Neste tópico, seria impossível não abordar o jogo inaugural da nossa seleção neste Mundial, que frente ao Gana, pretendia dar início à competição com uma vitória convincente, tentando conjugar a soma de três pontos e a apresentação de um nível exibicional que convencesse os portugueses.

Para concretizar esses objetivos, Fernando Santos acabou por, contrariamente ao que tem acontecido muitas vezes, optar por vários jogadores de características essencialmente ofensivas, transmitindo a ideia de que pretendia assumir as “despesas” da partida, algo que acabou por acontecer.

Na primeira parte, sem nos presentear com um festival ofensivo, Portugal acabou por ser a única que, com critério, procurou criar momentos de finalização, ainda que sem conseguir fazer golos, surtindo efeito a estratégia exclusivamente defensiva do Gana que, com um bloco baixo, colocava várias unidades no setor mais recuado.

Na segunda metade da partida, o Gana foi, gradualmente, perdendo a timidez atacante, sendo isso mais nítido após o golo de Cristiano Ronaldo através de uma grande penalidade.

Com o primeiro golo da equipa das “quinas”, o jogo desbloqueou e, pouco tempo depois, a seleção ganesa acabou por chegar ao empate através de André Ayew, demonstrando também que o conjunto de Otto Addo tinha qualidade para ser mais ambiciosa a nível ofensivo, o que podendo gerar em nós outras dificuldades a nível defensivo, traria o lado positivo de tornar a partida mais entretida.

Com mais espaço para ambas as equipas, apareceram também algumas das nossas maiores promessas para os próximos anos, nomeadamente João Félix e Rafael Leão que acabaram por colocar no placar a nossa superioridade em campo apesar de, muito perto dos noventa minutos, o golo de Osman Bukari ainda ter suscitado alguma preocupação nos corações lusos.

 

A FIGURA DO DIA

Sem fazer um jogo brilhante, fez o que muitos craques fazem: apareceu quando foi necessário e resolveu a partida com dois golos, sendo o segundo uma verdadeira obra de arte. Para além disso, os golos de Richarlison tiveram o poder de descomplexar a seleção brasileira que, depois de ter tido uma primeira parte equilibrada frente à Sérvia, acabou por ter momentos de puro brilhantismo nos segundos quarenta e cinco minutos que farão, certamente, sonhar os seus adeptos neste Mundial.

 

O FORA DE JOGO DO DIA

Pela primeira vez neste Mundial, será difícil decidir visto que, nos quatro jogos, houve bastante equilíbrio, fugindo um pouco a este cenário o último jogo do dia, mais precisamente na segunda parte, pois a Sérvia acabou por ceder perante a enorme qualidade da sua adversária. Ainda assim, tendo em consideração que todas as equipas foram capazes de disputar os seus objetivos, decidi não especificar.

 

A CURIOSIDADE DO DIA

Mesmo que estejamos habituados a que Cristiano Ronaldo consiga ultrapassar todas as marcas que, há anos, nos pareciam impossíveis de ser ultrapassadas, não deixa de ser imperativo que as enalteçamos e hoje, depois do golo frente ao Gana, tornou-se o primeiro jogador a marcar em cinco Campeonatos do Mundo. Será que são mesmos os recordes a persegui-lo? Soberbo!

 

RESULTADOS

GRUPO G

Suíça 1-0 Camarões

Brasil 2-0 Sérvia

GRUPO H

Uruguai 0-0 Coreia do Sul

Portugal 3-2 Gana

 

Artigo com a opinião de Orlando Esteves, comentador BnR TV.
Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto blinda Borja Sainz com cláusula astronómica

Borja Sainz vai ser reforço do FC Porto e vai ser blindado com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.

Manchester United de Rúben Amorim dispensa avançado dos trabalhos de pré-época

O Manchester United de Ruben Amorim optou por não incluir Alejandro Garnacho no início dos trabalhos de pré-época.

Antigo internacional francês recorda tempos com Cristiano Ronaldo na Juventus: «Achei que ele era maluco»

Blaise Matuidi recordou um episódio de Cristiano Ronaldo nos tempos da Juventus. O francês ficou surpreendido com o avançado português.

Viktor Gyokeres imagina jogar na Premier League: «Seria uma grande vingança»

Viktor Gyokeres pode deixar Sporting e rumar ao Arsenal neste mercado de verão. Avançado sueco fala sobre jogar na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Nacional da Madeira oficializa médio brasileiro em definitivo

O Nacional da Madeira adquiriu o passe de Matheus Dias a título definitivo. O médio brasileiro assinou um contrato até 2030.

Ruben Amorim não quer Álvaro Carreras e lateral segue para o Real Madrid

O Manchester United de Ruben Amorim não quis ativar a cláusula de recompra de Álvaro Carreras. Lateral ruma ao Real Madrid.

Benfica pode chegar aos 25 milhões de euros por João Félix

O Benfica está determinado a contratar João Félix para a próxima temporada. Águias podem chegar aos 25 milhões de euros.