📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os candidatos a ganhar o Mundial mais polémico de sempre

- Advertisement -

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

Este é, provavelmente, o Mundial mais polémico de sempre. Entre a discussão sobre o período da época em que se realiza ou a forma como foi preparado, treinadores e jogadores já se pronunciaram (tarde) sobre o assunto mas agora não há como voltar atrás.

APOSTA AGORA ATÉ 50€ ATRAVÉS DESTE LINK NO CAMPEONATO DO MUNDO SEM RISCO!

32 seleções vão estar na luta pelo prestígio no Catar, apesar de estar longe de ser o local ideal para atacar um troféu desta envergadura. Vamos, no entanto, tentar colocar por breves instantes essas questões de lado e olhar para os candidatos ou favoritos, tal como enunciou Fernando Santos.

A questão do favorito: O selecionador nacional coloca França como a favorita a vencer a competição por ser a detentora do título mas o presente não abona a favor dos gauleses. Didier Deschamps teve de lidar com algumas ausências para formular a convocatória final: nomes como Kanté e Pogba saltam à vista na lista de indisponíveis e o meio campo poderá ser um dos principais problemas na equipa. Há quatro anos, na final de 2018, Matuidi completava o trio; nenhum deles foi chamado.

A possível debilidade francesa não fica por aqui tendo em conta outro dos dados que marca esta convocatória. Deschamps chamou nove defesas, sendo que oito são centrais de raiz. Será que Mbappe, Benzema ou Giroud (que tem estado em grande forma) vão conseguir tapar os pontos menos positivos? Acredito que França passe o grupo, a par da Dinamarca, mas na liga das nações os nórdicos provaram que não vão vender facilmente o primeiro lugar.

Candidatos: Há duas seleções que me parecem estar num nível diferente. Os plantéis de Brasil e Argentina são de colocar inveja a qualquer um, apesar de considerar que, com base na qualidade individual, Portugal não fica muito atrás.

A juntar a uma linha defensiva com provas dadas (composta por Nuno Mendes, Pepe, Ruben Dias e João Cancelo), há várias soluções para o meio campo que permitem uma maior variabilidade do jogo conforme aquilo que determinada partida esteja a pedir e é aqui que Fernando Santos poderá definir grande parte da estratégia durante a fase de grupos. Na frente de ataque, as ausências de Pedro Neto e Diogo Jota tiram alguma velocidade ao último terço do terreno e por isso Rafael Leão procura ser importante nessa manobra da equipa. Cristiano Ronaldo dispensa apresentações.

A irreverência sul americana vai ser, sem dúvida, um dos pontos mais atrativos deste mundial mas além de Portugal, há seleções europeias que vão estar nesta corrida. Alemanha, Espanha e Inglaterra podem fazer uma campanha interessante, sendo que a seleção dos três leões será sempre um ponto de interrogação quanto à forma como se vai apresentar na prova. Tem jogadores para tentar, pelo menos, aproximar-se daquilo que fez no Europeu.

Curiosidades: Aguardo com expectativa para ver jogar o Uruguai no Mundial. Com uma média de idades que ultrapassa os 27 anos, é uma equipa que pode criar problemas a Portugal e que tem três nomes conhecidos do nosso futebol – Darwin, Coates e Ugarte.

Artigo de opinião de Rita Latas,
jornalista SPORT TV

Rita Latas
Rita Latashttp://www.bolanarede.pt
Atualmente a trabalhar na Sport TV, Rita Latas está no mundo do jornalismo desportivo há sete anos. O futebol foi a modalidade que a levou a ingressar na área, depois de 13 anos como jogadora federada

Subscreve!

Artigos Populares

Bino Maçães comenta goleada de Portugal e antevê próximo jogo no Mundial Sub-17: «Temos de nos preparar muito bem»

Portugal goleou o México por 5-0 e avançou para os quartos de final do Mundial Sub-17. Selecionador Bino Maçães reagiu.

Helena Pires passa a ser CEO da Federação Portuguesa de Futebol

Helena Pires torna-se na nova CEO da Federação Portuguesa de Futebol. Pedro Proença e a própria dirigente já reagiram.

Já só faltam 9: eis as 39 seleções já apuradas para o Mundial 2026

Terminou a fase de qualificação europeia para o Mundial 2026 e já há 39 seleções apuradas. Espanha foi uma das mais recentes.

João Cancelo terá interesse em regressar ao futebol europeu

João Cancelo, pretende sair do Al Hilal e voltar ao futebol europeu, mas o treinador Simone Inzaghi não quer perdê-lo.

PUB

Mais Artigos Populares

Iván Fresneda marca e assiste na vitória da Seleção Sub-21 de Espanha

O defesa-lateral do Sporting, Iván Fresneda, brilhou esta terça-feira com um golo e uma assistência na vitória da Seleção Sub-21 de Espanha.

Espanha é uma das 5 novas seleções apuradas para o Mundial 2026: eis as decisões e todos os resultados

Espanha, Bélgica, Escócia, Suíça e Áustria confirmam ida ao Mundial 2026. Fica com todas as decisões e resultados.

Brasil e Tunísia empatam num jogo disputado em França

O Brasil empatou 1-1 com a Tunísia num jogo de cariz particular. Estêvão voltou a marcar pela Seleção Brasileira.