Publicidade

Revista do Mundial 2018 – Brasil

César Mayrinck · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

A Seleção Brasileira tentará na Rússia a conquista do hexacampeonato da Copa do Mundo. O Brasil é a única seleção que disputou todas as edições do Mundial (21 no total) e a única pentacampeã. A seleção canarinho, que tem como mascote o Canarinho “Pistola” (foto), chegará na Copa com o melhor plantel desde o Mundial de 2006, o que acaba gerando mais ânimo nos brasileiros e deixa a seleção entre as grandes favoritas para a conquista do título.

TRIVIA

O Brasil conquistou as Copas do Mundo de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Tornando-se assim a única seleção pentacampeã mundial.

O jogador mais vezes internacional (142 internacionalizações) pelo Brasil é o lateral direito Cafú que foi o capitão na conquista do pentacampeonato.

O melhor marcador de sempre do Brasil é Pelé com 95 golos.

O PERCURSO

Fonte: CBF

O Brasil se classificou com folga para a Copa do Mundo. Apesar de um início complicado nas Eliminatórias Sul-Americanas, a seleção brasileira ficou em primeiro lugar no certame com dez pontos a mais que o segundo colocado, o Uruguai. Ao todo foram 18 jogos com 12 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. O Brasil ainda teve o melhor ataque e a melhor defesa da competição, com 41 golos marcados e apenas 11 golos sofridos.

A seleção canarinho teve dois expressivos resultados em sua campanha. A vitória de 4 a 1 no Uruguai em pleno Estádio Centenário e o triunfo por 3 a 0 contra a Argentina no Mineirão. Essas goleadas obtidas demonstraram toda força e potencial que o Brasil possui.

A ESTRELA DA COMPANHIA

Fonte: CBF

Neymar – O avançado Neymar é a grande estrela da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Postulante a herdar de Cristiano Ronaldo e Messi o posto de melhor jogador do mundo, o brasileiro vê no Mundial uma grande oportunidade de mostrar todo o seu potencial. É inegável a qualidade do jogador, mas a época que viveu no PSG não foi conforme ele esperava. Apesar do alto nível de futebol que apresentou e dos títulos conquistados.

Na seleção, Neymar poderá jogar mais adiantado ao lado do Gabriel Jesus ou um pouco mais recuado. Isso dependerá da formação tática que o técnico Tite irá colocar no relvado.

A REVELAÇÃO

Fonte: CBF

Gabriel Jesus: O avançado do Manchester City é a maior revelação do futebol brasileiro dos últimos quatro anos. Rápido, habilidoso e oportunista, Gabriel Jesus começou sua carreira de maneira triunfal no Palmeiras. Tanta qualidade chamou a atenção do treinador Pep Guardiola que o levou para Manchester. Na equipa inglesa ele disputa posição com o ídolo do clube Kun Aguero, mas tem correspondido quando é acionado pelo técnico espanhol. Na Seleção Brasileira, Gabriel Jesus tem nove golos e cinco assistências.

O TREINADOR

Fonte: CBF

Nome: Adenor Bachi, “Tite”. Idade: 56 anos. Principais clubes que treinou: Grêmio, Corinthians, Atlético Mineiro, Palmeiras, Internacional e Seleção Brasileira. Tempo de trabalho na seleção: 23 meses. Estilo de jogo: Jogo apoiado, estilo de jogo que que tem como conceito a posse de bola, troca de passes, aproximação, triangulações entre outros.

Adenor Leonardo Bachi, mais conhecido como Tite, foi contratado para ser o comandante da seleção canarinho em junho de 2016. Após vários resultados negativos de seu antecessor, Dunga, Tite assumiu a seleção com a missão de levar o Brasil à Copa do Mundo na Rússia. Quando foi contratado a seleção era apenas a sexta colocada nas Eliminatórias Sul-Americanas, posição que colocava o Brasil na repescagem para o Mundial.

Porém, após a chegada do treinador o Brasil mudou da água para o vinho. Com um sistema de jogo definido e eficiente, os jogadores foram se encaixando no novo perfil de jogo imposto pelo técnico. A qualidade do futebol apresentado e os resultados positivos aconteceram desde o primeiro jogo sob o seu comando. Tite pegou a seleção na sexta posição e terminou as eliminatórias na liderança.

QUÃO ALTO PODE SONHAR?

Fonte: CBF

O Brasil pensa apenas no hexacampeonato. Qualquer resultado diferente do que a conquista do título será tratado pelos brasileiros como um fracasso. Os adeptos já começaram a respirar os ares da Copa do Mundo e anseiam por essa conquista. Qualidade técnica e tática o Brasil tem. Claro que existem outras fortes seleções no torneio, mas o Brasil é um dos grandes favoritos, ao lado da Espanha e da Alemanha. Caso os jogadores brasileiros tenham o mesmo brio dos jogadores que venceram o Mundial em 58 (foto), a camisola da seleção poderá ganhar mais uma estrela.

Foto de capa: CBF

César Mayrinck

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.