Revista do Mundial 2018 – Sérvia

- Advertisement -

TRIVIA

Tendo em conta que a FIFA e a UEFA consideram que a seleção nacional da Sérvia é a sucessora da extinta Jugoslávia a análise da mesma será feita seguindo o historial da Jugoslávia (até 2002), Sérvia e Montenegro (até 2006) chegando á atual Sérvia.

-A melhor classificação da Sérvia (então Jugoslávia) foi no primeiro Mundial em 1930, no Uruguai, depois de perder 6-1 nas meias-finais frente à equipa do Uruguai, que seria coroada vencedora da primeira edição do Mundial FIFA. A equipa jugoslava ficou em terceiro/quarto lugar, numa situação que nunca foi totalmente clarificada pela FIFA, pois oficialmente não se disputou jogo de terceiro e quarto lugar, mas foram entregues medalhas de bronze a ambos os derrotados das meias finais dessa edição, Jugoslávia e Estados Unidos, no entanto a FIFA considerou que a equipa jugoslava foi a quarta classificada depois de uma investigação em 1986, ainda assim a polémica mantém-se. Mesma classificação, quarto lugar, obteve no Mundial de 1962, no Chile, depois de perder nas meias finais por 3-1 com a Checoslováquia e de perder no jogo de apuramento do terceiro e quarto lugar com um golo tardio frente à equipa da casa, Chile. A título de curiosidade depois do fim da Jugoslávia, a Sérvia e Montenegro, e agora Sérvia nunca conseguiu passar da fase de grupos de um Mundial.

–Dejan Stanković é o jogador com mais internacionalização da história da seleção Sérvia com 103 internacionalizações. O jogador sérvio é de resto o único que disputou competições de seleções por três países diferentes, Jugoslávia, Sérvia e Montenegro e Sérvia, acompanhando as mudanças políticas da sua região. Branislav Ivanovic está a uma internacionalização de apanhar Stanković e este com internacionalizações apenas pela Sérvia, sendo por isso também o mais internacional contabilizado apenas a Sérvia.

-O melhor marcador de sempre da seleção é Stjepan Bobek, ainda Jugoslávia, com 38 golos. O melhor marcador de sempre falando apenas da Sérvia é Nikola Zigic com 16 golos.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antevisão GP Japão: Jorge Martín voa na qualificação e deixa Marc Márquez à espreita

Jorge Martín alcançou o primeiro lugar na qualificação, seguido de Marc Márquez e Pedro Acosta, que completou os três primeiros lugares.

Colômbia de Richard Ríos e Luis Suárez derrotada pelo Paraguai

A Colômbia perdeu com o Paraguai por 1-0 num jogo particular. Richard Ríos e Luis Suárez foram titulares.

Brasileirão: Santos vence na casa do São Paulo com bis de ex-Benfica

O Santos venceu na casa do São Paulo por 2-1 para a jornada 21 do Brasileirão. Gabigol marcou os dois golos do triunfo.

Fredrik Aursnes assume culpa após derrota da Noruega: «A este nível és punido»

Um passe errado de Fredrik Aursnes resultou no primeiro golo de País de Gales na vitória sobre a Noruega por 2-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Georgiy Sudakov sai lesionado e selecionador da Ucrânia lamenta: «Condicionou as nossas substituições»

Georgiy Sudakov deixou o relvado do Ucrânia x Irlanda do Norte em lágrimas, depois de uma entrada dura de Brodie Spencer aos 64 minutos,

Benfica cada vez mais perto de garantir renovação de Vangelis Pavlidis

Vangelis Pavlidis está em negociações avançadas com o Benfica para a renovação de contrato, por mais duas temporadas.

Brighton faz o pleno dos prémios do mês de setembro da Premier League

O Brighton arrecadou as três distinções individuais do mês da Premier League. Fabian Hurzeler, Pascal Gross e Lewis Dunk foram os premiados.