Publicidade

Revista do Mundial 2018 – Uruguai

Ricardo Vaz · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

A seleção do Uruguai também conhecida como Celeste Olímpica é uma das cinco seleções da América do Sul que irá estar presente no Mundial 2018 que se realizará na Rússia.

TRIVIA

– A melhor participação em mundiais aconteceu em 1930 e 1950, onde foi mesmo a grande vencedora das competições. Foi o primeiro país a organizar um mundial, o mundial 1930.

– O jogador mais vezes internacional pela Seleção do Uruguai é Maxi Pereira, jogador do FC Porto, com 123 internacionalizações.

– O melhor marcador de sempre da Seleção do Uruguai é o jogador do Barcelona Luís Suárez com 49 golos.

O PERCURSO

Fonte: AUF

Para chegar ao Mundial 2018, a celeste foi uma das cinco seleções da América do Sul apuradas. Atrás de Brasil na classificação e à frente de Argentina, Colômbia e Peru, o Uruguai conseguiu marcar presença pela 13ª vez num Mundial.

Com uma excelente campanha nas eliminatórias, o Uruguai alcançou umas das vagas diretas para o Mundial 2018, somando 31 pontos, menos 10 que o líder Brasil. Quando toda a gente esperava que os dois lugares de acesso direto fossem ocupados pelo Brasil e Argentina, a seleção celeste acabou por ultrapassar a seleção das pampas.

A ESTRELA DA COMPANHIA

Fonte: AUF

A seleção do Uruguai conta com um plantel recheado de bons jogadores, com muita experiência no futebol europeu, mas obviamente que alguns jogadores se destacam, entre Suárez, Cavani e Godín, escolho o avançado do Barcelona Suárez como a estrela da companhia.

O já melhor marcador de sempre da seleção do Uruguai apresenta-se com um jogador aguerrido que não dá uma bola por perdida e que vive muito o jogo, dotado de uma capacidade de finalização/decisão no último momento impressionante.

A REVELAÇÃO

Fonte: AUF

As expectativas já são enormes para os melhores jogadores desta seleção. No entanto, e tendo em conta a magnifica temporada realizada, penso que Seba Coates irá ser a revelação desta seleção e afirmar-se como uma peça fundamental sobretudo nas manobras defensivas.

O jogador do Sporting Clube de Portugal é cada vez mais um jogador fundamental para a equipa portuguesa, e isso reflete-se nas convocatórias de Óscar Tabárez – selecionador uruguaio. Depois de ter sido um dos jogadores mais utilizados na equipa verde e branca, e apesar do cansaço acumulado pelo elevado número de jogos nas “pernas”, o central uruguaio deve apresentar-se na Rússia na sua melhor forma e ajudar o seu país a chegar o mais longe possível na competição. Espera-se que tenha oportunidades para mostrar o seu potencial.

O TREINADOR

Fonte: AUF

Óscar Tabárez de 71 anos de idade, vencedor dos Jogos Pan-americanos com a Seleção Uruguaia sub-20 em 1983 e da copa américa em 2011 com a seleção principal, tem ainda no seu historial alguns troféus como treinador de clubes. Ocupa o cargo de selecionador uruguaio há mais de uma década. Habitualmente coloca a sua equipa a jogar no sistema tático 4-3-3.

O técnico da seleção celeste e ex-futebolista, há mais de uma década no leme da seleção uruguaia está na história do futebol como sendo o selecionador com mais jogos à frente de uma seleção nacional. Tem confiança no seu plantel, e refere que “Existe uma evolução no trabalho…o Uruguai tem uma grande variedade de opções principalmente no setor ofensivo.”

QUÃO ALTO PODE SONHAR?

Fonte: AUF

Integrada no grupo A do mundial 2018, o Uruguai é uma das favoritas à passagem, se não a maior favorita a liderar o grupo. Num grupo onde se inclui a anfitriã Rússia, Arábia Saudita e Egito, as expectativas em relação à seleção celeste são as maiores.

Depois de confirmada a passagem aos oitavos de final, pela frente poderá ter uma Espanha ou Portugal (os favoritos do grupo B), o que se prevê uma batalha mais complicada para a seleção orientada por Óscar Tabárez. No entanto, numa fase a eliminar, podem surgir as surpresas. A verificar-se esta surpresa, o caminho para a meia-final será mais acessível.

Foto de capa:: AUF

Ricardo Vaz

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.