Gana 1-1 Tunísia (4-5 g.p.): A solução estava no banco

- Advertisement -

A Tunísia venceu esta segunda-feira o Gana nas grandes penalidades e é a última equipa a garantir o passaporte para os quartos-de-final da CAN 2019. O herói da partida foi Ben Mustapha, que saltou do banco aos 120 minutos para defender uma grande penalidade no desempate que permitiu à Tunísia derrotar o Gana.

Os primeiros 15 minutos do jogo foram algo mornos, com as duas equipas a estudaram-se mutuamente e a apresentar cautelas naturais para esta fase da competição. Mas foi precisamente à passagem do 15º minuto que se assistiu à primeira grande oportunidade do jogo, e que oportunidade: canto batido por André Ayew e Kasim cabeceia forte com a bola a embater no poste da baliza de Hassen.

Estava dado o aviso e a seleção ganesa foi controlando cada vez mais o jogo. Ao passo que a Tunísia apostava num futebol mais direto, o Gana apresentou-se com mais identidade, processos melhor definidos e também com mais qualidade a nível individual, conseguindo chegar frequentemente com a bola controlada até à área adversária.

Os melhores momentos da primeira parte aconteceram já perto do intervalo, quando Acquah disparou uma bomba do meio da rua à qual Hassen se opôs com um voo fantástico, que arrancou muitos aplausos das bancadas.

No seguimento da jogada ainda se gritou golo no Ismailia Stadium, após um desvio com classe de calcanhar de André Ayew, a passe do seu irmão Jordan, mas o árbitro anulou prontamente o golo por alegada mão de Partey no momento anterior. As imagens televisivas, contudo, confirmaram que o golo foi mal anulado pois o médio ganês controlou a bola com o queixo e não com a mão.

André Ayew esteve em destaque na equipa do Gana
Fonte: CAF

Na segunda parte a Tunísia apareceu de cara lavada, com uma exibição mais personalizada e a aproveitar melhor o espaço nas costas da defensiva do Gana, que se projetava cada vez mais para o ataque e descurava a organização defensiva. O primeiro aviso foi dado aos 70’ por Khenissi, que enviou a bola à trave da baliza de Ofori. Dois minutos mais tarde veio a confirmação, através do mesmo Khenissi, que finalizou de primeira um centro de Kechrida, colocando os tunisinos na frente do resultado.

A seleção do Gana, que até aqui vinha a fazer uma boa exibição, acusou o golo sofrido e os seus jogadores perderam-se em picardias e quezílias com o adversário, não conseguindo esboçar uma reação ao golo sofrido. E quando parecia que o Gana ia mesmo ficar pelo caminho, a surpresa aconteceu no primeiro minuto de compensação: livre largo de Wakaso para a área da Tunísia e o recém-entrado Bedoui fez autogolo, para gáudio dos adeptos do Gana e desespero de todos os tunisinos presentes no estádio.

O empate a um golo subsistiu até ao fim dos 90 minutos, pelo que teve que se recorrer a mais 30 minutos de prolongamento no Ismailia Stadium, findos os quais tudo continuou igual. O tempo extra pautou-se pelo equilíbrio, com ambas as equipas a apresentar uma grande disponibilidade física, algo comum às seleções desta competição. Mesmo em cima do apito final, Alain Giresse fez a substituição que selaria o destino desta partida, chamando o guarda-redes Ben Mustapha a jogo.

Nas grandes penalidades, a Tunísia foi mais feliz, com Ben Mustapha a defender o remate de Ekuban e a carimbar o passaporte da sua seleção para os quartos-de-final da CAN 2019, onde irá defrontar a sensação do torneio: Madagáscar.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Gana: Ofori, Yiadom, Kasim, Boye, Baba Rahman (Agbenyenu, 116’), Owusu, Thomas, Acquah (Ekuban, 74’), Wakaso, André Ayew (Asamoah Gyan, 84’) e Jordan Ayew.

Tunísia: Hassen (Ben Mustapha, 120’), Kechrida, Meriah, Bronn, Haddadi, Skhiri, Sassi, Chaalali, Msakni (Naim, 82’), Khenissi (Bedoui, 90’) e Badri (Khazri, 68’).

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Federação de Andebol emite comunicado sobre o caso do FC Porto x Sporting

No mesmo dia das audiências com a Ministra do Desporto, a Federação de Andebol emitiu um comunicado oficial acerca dos acontecimentos no FC Porto x Sporting.

André Villas-Boas defende que Sporting x Tondela deveria ter sido jogado esta quarta-feira: que jogadores dos leões estavam disponíveis?

André Villas-Boas defende que a partida entre o Sporting e o Tondela deveria ter sido jogado esta quarta-feira.

FC Porto: internacionais regressam ao Olival na quinta-feira

Depois de um dia de folga, o FC Porto regressa ao Olival já com os internacionais para iniciar a preparação para receção ao Famalicão.

Sporting não quis que Pedro Gonçalves jogasse o Estados Unidos da América x Portugal e fez pedido a Roberto Martínez

O Sporting pediu para que Pedro Gonçalves não entrasse em campo durante o Estados Unidos x Portugal, jogo particular.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas e o acontecimento do FC Porto x Sporting em andebol: «A delegada tem um histórico de tensões altas»

André Villlas-Boas comentou esta quarta-feira o que ocorreu antes da partida entre o FC Porto e o Sporting, em andebol.

André Villas-Boas sobre Frederico Varandas: «Digo a Varandas para ter cuidado com as garrafas de vidro, com os jogadores a dizerem que os árbitros...

André Villas-Boas referiu que Frederico Varandas tem que estar preocupado sobre alguns acontecimentos que ocorrem a Alvalade.

Frederico Varandas arrasa FC Porto: «Há um clube que tem modus operandi miserável nos últimos 5 meses»

Frederico Varandas deixou fortes críticas ao FC Porto pelos acontecimentos dos últimos cinco meses, atacando ainda o silêncio da Federação e da Liga.