- Advertisement -

internacional cabeçalho

Fora de terras lusitanas também se joga futebol. E que futebol! Quem segue de perto os principais campeonatos internacionais tem assistido a alguns fenómenos que prometem tornar esta época aliciante até à última jornada. Desde a surpresa e o contentamento pelo regresso de alguns gigantes adormecidos nos últimos anos até à desilusão que tem sido observar o decrescer da qualidade de outros, todas as emoções são permitidas e legítimas.

Na Liga BBVA, disputada em território espanhol, Barcelona e Atlético de Madrid partilham a liderança com 21 pontos. Este facto só será uma surpresa para quem não tem acompanhado a época protagonizada pelos “colchoneros”, que contam por vitórias os sete jogos disputados até agora. Lutando contra a bipolarização do futebol espanhol, o Atlético parece querer intrometer-se numa luta pelo título erradamente anunciada a dois. Até ao momento vai sendo bem sucedido, tendo alcançado uma vantagem de cinco pontos sobre o eterno rival, Real Madrid, e conquistando um preciosa vitória no mais difícil estádio da capital castelhana, Santiago Bernabéu, casa do… Real Madrid. Curiosamente, à passagem da sétima jornada da última época, Barcelona e Atlético de Madrid dividiam também a liderança do campeonato espanhol. No final, o Atlético acabou a discutir o segundo lugar com o rival da capital, enquanto o Barcelona se sagrou campeão com mais 15 pontos que o Real Madrid.

Em Inglaterra, o Manchester United está a protagonizar um dos piores arranques de época de que os seus adeptos têm memória. Duas vitórias, um empate e três derrotas traduzem-se num 12ª lugar vergonhoso para o potencial da equipa e para o historial conquistado pelo clube. David Moyes parece não estar a conseguir lidar com a pressão de substituir o lendário Alex Ferguson e a urgência na conquista de pontos em Old Trafford aumenta a cada jornada que passa.

Por outro lado, Arsenal e, principalmente, o Liverpool parecem querer voltar a ocupar um lugar classificativo condizente com o seu estatuto de “grandes” do futebol inglês. Ambos estão a protagonizar um arranque de época notável, conseguindo conciliar resultados satisfatórios com uma qualidade de jogo apreciável para qualquer adepto do bom futebol.

Mais um histórico do futebol europeu que dá sinais claros de ter renascido é a A.S. Roma. Seis jogos, seis vitórias, primeiro lugar isolado da Serie A. Num campeonato onde o A.C. Milan vai desiludindo, este clube da capital italiana mostra vontade de dar continuidade a um início de época imaculado e lutar pelo título, assumindo-se como principal concorrente de Nápoles e Juventus.

Em França e na Alemanha, a luta pela primeira posição é neste momento disputada por três equipas, com tendência a tornar-se numa disputa a dois com o decorrer do campeonato. Dortmund, Bayern de Munique e Bayer Leverkusen ocupam o pódio da Bundesliga, enquanto em França este é preenchido por Monaco, PSG e Marselha.

A época 2013/2014 promete nos principais campeonatos europeus. Estamos apenas em Outubro. Ainda há muitos campeonatos pela frente e nós estaremos cá para os acompanhar.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.