Primeira Jornada do Girabola’19: O empate prevaleceu em (quase) todas as partidas

- Advertisement -

A 41.ª edição do Girabola iniciou-se no passado dia 27 de outubro. Com o seu início regressou a festa do futebol, um pouco por todo o território angolano. Em seguida, irei falar dos jogos da primeira jornada do campeonato de Angola.

O pontapé de saída para edição de 2019 foi dado em Luanda, com o regressado ASA a receber o Sagrada Esperança. Numa primeira parte sem grandes motivos de interesse, os golos apareceram no segundo tempo para cada lado: Cachi adiantou os visitantes, num golo que gerou alguma contestação por parte do ASA, devido ao facto de a bola não ter ultrapassado totalmente a linha de golo; os “Aviadores” responderam de imediato, com Lukeba a fazer o tento da igualdade, que se manteve até ao apito final do árbitro.

O jogo de cartaz da jornada pôs frente a frente dois crónicos candidatos ao título, com o Recreativo do Libolo a receber o Petro de Luanda. No Calulo, Libolo e Petro protagonizaram um belo jogo de início de campeonato. Contudo, as defesas de ambas as equipas foram mais fortes do que os ataques e a partida terminou como havia começado, com um nulo no marcador.

O outro candidato ao título, Kabuscorp do Palanca, foi à casa do Cuando Cubango FC empatar a uma bola. Num jogo bastante entretido e com oportunidades para ambos os lados, a formação do bairro do Palanca até se adiantou cedo no marcador, por intermédio de Etekiama, aos 3 minutos, mas viria a sofrer o empate ainda na primeira parte, através de um penálti apontado por Zizi. Nos segundos 45 minutos, os visitantes pressionaram em busca da liderança no marcador, mas sem sucesso.

O encontro que encerrou a ronda inaugural do Girabola’19 foi disputado entre Interclube e 1.º de Agosto. O campeão em título, que recentemente anunciou a saída do técnico Zoran Maki, foi até ao terreno do Interclube empatar a zero. Numa partida repleta de oportunidades para ambos os lados, nenhuma das equipas teve o discernimento necessário para desfazer o nulo e o jogo acabou com a divisão de pontos.

Interclube e D’Agosto fecharam a ronda inaugural com um nulo no marcador
Fonte: 1.º de Agosto

Em relação aos restantes jogos, a Académica do Lobito venceu, em casa, o Sporting de Cabinda por 3-0; as partidas entre Desportivo da Huíla e Bravos do Maquis e Progresso do Sambizanga e o estreante Saurimo FC terminaram com o mesmo resultado: empate a um golo.

Em conclusão, foi um fim-de-semana positivo, em que os adeptos puderam celebrar o início do campeonato angolano, mesmo sem haver muitos golos na ronda inaugural do Girabola. Apenas a equipa da Académica do Lobito terminou com motivos para sorrir no final do seu encontro, uma vez que venceu e já se encontra no topo da tabela, apesar do campeonato ainda estar numa fase prematura. É certo dizer que o Girabola deste ano será novamente repleto de ação e incerteza até ao fim.

Foto de capa: 1.º de Agosto

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United pensa em avançar para ponta de lança em janeiro: eis o eleito

O Manchester United está a ponderar avançar para a contratação de Jean-Philippe Mateta, ponta de lança do Crystal Palace.

Kerem Akturkoglu alvo de críticas: «Se há alguém neste mundo que foi mudado, que Deus me castigue se não mudaram o Kerem»

Kerem Akturkoglu, jogador que já passou pelo Benfica, foi alvo de críticas por parte de um antigo internacional turco.

Lamine Yamal não quer que Barcelona avance para Julián Álvarez: eis a preferência do espanhol

Lamine Yamal não quer que o Barcelona avance para a contratação de Julián Álvarez, preferindo uma aposta em Hamza Abdelkarim.

Futsal: líder da Primeira Liga não é nem Benfica nem Sporting

O Fundão é oficialmente líder isolado da Primeira Liga de Futsal, depois da escorregadela do Sporting contra o Eléctrico.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal já prepara jogo de despedida para Cristiano Ronaldo

A Federação Portuguesa de Futebol está a preparar a realização de um jogo de despedida para Cristiano Ronaldo.

Inglaterra anuncia chamada de última hora após lesão de Nico O’Reilly

A Inglaterra informou este domingo a chamada de Rico Lewis. Ainda falta mais um jogo nesta pausa internacional.

Zinedine Zidane com vários elogios: «’Tiro o chapéu’ ao Cristiano Ronaldo»

Zinedine Zidane recordou tempos com Cristiano Ronaldo no Real Madrid. Vários elogios do selecionador de França em conferência de imprensa.