Primeira Jornada do Girabola’19: O empate prevaleceu em (quase) todas as partidas

A 41.ª edição do Girabola iniciou-se no passado dia 27 de outubro. Com o seu início regressou a festa do futebol, um pouco por todo o território angolano. Em seguida, irei falar dos jogos da primeira jornada do campeonato de Angola.

O pontapé de saída para edição de 2019 foi dado em Luanda, com o regressado ASA a receber o Sagrada Esperança. Numa primeira parte sem grandes motivos de interesse, os golos apareceram no segundo tempo para cada lado: Cachi adiantou os visitantes, num golo que gerou alguma contestação por parte do ASA, devido ao facto de a bola não ter ultrapassado totalmente a linha de golo; os “Aviadores” responderam de imediato, com Lukeba a fazer o tento da igualdade, que se manteve até ao apito final do árbitro.

O jogo de cartaz da jornada pôs frente a frente dois crónicos candidatos ao título, com o Recreativo do Libolo a receber o Petro de Luanda. No Calulo, Libolo e Petro protagonizaram um belo jogo de início de campeonato. Contudo, as defesas de ambas as equipas foram mais fortes do que os ataques e a partida terminou como havia começado, com um nulo no marcador.

O outro candidato ao título, Kabuscorp do Palanca, foi à casa do Cuando Cubango FC empatar a uma bola. Num jogo bastante entretido e com oportunidades para ambos os lados, a formação do bairro do Palanca até se adiantou cedo no marcador, por intermédio de Etekiama, aos 3 minutos, mas viria a sofrer o empate ainda na primeira parte, através de um penálti apontado por Zizi. Nos segundos 45 minutos, os visitantes pressionaram em busca da liderança no marcador, mas sem sucesso.

O encontro que encerrou a ronda inaugural do Girabola’19 foi disputado entre Interclube e 1.º de Agosto. O campeão em título, que recentemente anunciou a saída do técnico Zoran Maki, foi até ao terreno do Interclube empatar a zero. Numa partida repleta de oportunidades para ambos os lados, nenhuma das equipas teve o discernimento necessário para desfazer o nulo e o jogo acabou com a divisão de pontos.

Interclube e D’Agosto fecharam a ronda inaugural com um nulo no marcador
Fonte: 1.º de Agosto

Em relação aos restantes jogos, a Académica do Lobito venceu, em casa, o Sporting de Cabinda por 3-0; as partidas entre Desportivo da Huíla e Bravos do Maquis e Progresso do Sambizanga e o estreante Saurimo FC terminaram com o mesmo resultado: empate a um golo.

Em conclusão, foi um fim-de-semana positivo, em que os adeptos puderam celebrar o início do campeonato angolano, mesmo sem haver muitos golos na ronda inaugural do Girabola. Apenas a equipa da Académica do Lobito terminou com motivos para sorrir no final do seu encontro, uma vez que venceu e já se encontra no topo da tabela, apesar do campeonato ainda estar numa fase prematura. É certo dizer que o Girabola deste ano será novamente repleto de ação e incerteza até ao fim.

Foto de capa: 1.º de Agosto

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

As primeiras palavras de Cristiano Ronaldo após renovar com o Al Nassr

Cristiano Ronaldo renovou o seu contrato com o Al Nassr. O avançado português apontou a fazer mais história no clube saudita.

Newcastle fecha guarda-redes por 20 milhões de euros e Manchester City recebe uma parte

O Newcastle garantiu a contratação de James Trafford ao Burnley. Ingleses pagam 20 milhões de euros pelo guarda-redes.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo renova com o Al Nassr e vai continuar a jogar até aos 42 anos

O Al Nassr oficializou durante esta quinta-feira a renovação de contrato de Cristiano Ronaldo até ao verão de 2027.

FC Porto em mudanças: 9 jogadores devem sair no mercado de verão

O FC Porto deverá realizar várias alterações no seu plantel principal, de maneira a montar um elenco que possa lutar pelo título.

Manchester United de Ruben Amorim avança por médio do PSG

O Manchester United está interessado em Warren Zairen-Emery. PSG não fecha a porta a uma saída, mas define preço muito alto.