A penúltima jornada do Girabola’18 ainda não teve a coroação de campeão, mas já trouxe a sentença da despromoção a duas equipas. A 29.ª jornada jogou-se a 23 de agosto e foi recheada de muita ação, golos e, como já é hábito, festa nos palcos dos diferentes encontros da ronda.

O 1.º de Agosto tinha uma oportunidade de ouro para garantir desde já o título, mas não aproveitou. A equipa de Zoran Maki foi até ao terreno do Sagrada Esperança empatar a duas bolas, numa partida em que até esteve a perder por 2-0 aos 25 minutos: valeu ao atual líder a criatividade de Geraldo, que fez um golo e uma assistência para o tento do empate. O resultado deixa assim tudo em aberto para a última jornada quanto ao vencedor do Girabola’18.

Quem mantém ainda a esperança em ser campeão é o Petro de Luanda. Graças ao resultado do rival, a equipa petrolífera ainda pode chegar ao título, desde que o D’Agosto escorregue novamente e vença o seu encontro, como aconteceu nesta ronda. Os homens de Beto Bianchi tinham uma deslocação difícil à casa do Interclube, mas conseguiram sair vitoriosos – triunfo por 0-2, com os golos a serem apontados por Mateus e Tiago Azulão.

O 1.º de Agosto empatou no Dundo e adiou a festa de campeão
Fonte: 1.º de Agosto

Kabuscorp e Recreativo do Libolo tiveram resultados idênticos. A jogarem fora de casa, ambos os conjuntos saíram derrotados dos seus compromissos pela margem mínima, frente ao Bravos do Maquis e FC Casa Militar, respetivamente. Apesar das derrotas, a situação classificativa não se alterou, com o Libolo a ocupar o quarto lugar e Kabuscorp em oitavo.

Nos restantes jogos, o Recreativo da Caála ganhou à Académica do Lobito por 2-0, o que garantiu a sua permanência no Girabola. Assim, Domant FC e 1.º de Maio viram a sua participação no Girabola chegar ao fim, independentemente dos resultados obtidos nesta ronda: Desp. Huíla 3-0 Domant FC e 1.º de Maio de Benguela 1-0 Sporting de Cabinda.

Com o tema despromoção já encerrado, resta agora saber quem será coroado campeão! A última jornada será de emoções fortes, e os olhos dos adeptos estarão postos na capital, uma vez que Petro e D’Agosto jogaram a última jornada em casa, frente ao Sagrada Esperança e FC Casa Militar, respetivamente. Quem irá levantar o título de vencedor do Girabola’18? Iremos descobrir na próxima e derradeira jornada!

Foto de capa: Girabola ZAP

Artigo revisto por: Jorge Neves

Comentários