30.ª Jornada do Girabola’19: E o D’Agosto é tetra!

- Advertisement -

O Girabola’19 chegou ao fim! A última jornada jogou-se no fim-de-semana de 18 e 19 de maio, e o principal motivo de interesse era saber quem iria levantar o troféu de campeão, uma vez que as descidas de divisão já tinham ficado decididas na ronda anterior.

E o 1.º de Agosto é novamente campeão! Pelo quarto ano consecutivo, os “Militares” voltam a terminar o Girabola no topo da classificação. Na última partida, os comandados de Zoran Maki venceram fora o Kabuscorp por 1-0, graças ao golo apontado por Mabululu no fim do primeiro tempo. O triunfo pela margem mínima permitiu ao D’Agosto celebrar a conquista do seu décimo terceiro título do principal campeonato angolano, e alcança assim um feito inédito no campeonato angolano com o tetracampeonato garantido.

O D’Agosto venceu na última ronda e pode assim festejar o tetracampeonato
Fonte: 1.º de Agosto

O Petro de Luanda ainda entrou para esta jornada com a “esperança” de chegar ao título, mas o Progresso do Sambizanga tratou de acabar com essa mesma ilusão tricolor, ao arrancar um empate a uma bola – os marcadores dos golos foram Tiago Azulão (Petro) e Chiló (Progresso). Assim, o conjunto petrolífero termina a época em segundo e com um amargo de boca por não perder festejar a conquista do Girabola, ao passo que a equipa do Dundo acaba a prova na primeira metade da tabela classificativa, com 40 pontos conquistados.

O Recreativo do Libolo perdeu o seu respetivo compromisso. A jogar fora, a turma libolense não conseguiu ser mais forte que o seu adversário, Cuando Cubango, e despediu-se da edição deste do Girabola com um desaire – derrota por 2-0, com Vado e Coxi a serem os autores dos golos. A derrota fez com que o Libolo terminasse a prova no oitavo lugar da classificação.

Nos restantes jogos, o Interclube ganhou ao Bravos do Maquis pela margem mínima e o Desportivo da Huíla recebeu e bateu o Sagrada Esperança por 2-0. O ASA perdeu no seu terreno por 1-2 contra o Recreativo da Caála, ao passo que a Académica do Lobito venceu por dois golos sem resposta o Saurimo FC. Já o Santa Rita de Cássia ganhou por 3-2 em casa o Sporting de Cabinda.

E assim se jogou mais uma edição do Girabola! Como já começa a ser costume, foi mais um campeonato repleto de ação, surpresas, muitos golos e, sobretudo, festa por todos os estádios angolanos, em que o 1.º de Agosto reforçou o seu estatuto de “Melhor Equipa de Angola”, ao conquistar o tetracampeonato. Uma última palavra de apreço para o Cuando Cubango, ASA e Saurimo FC, que descem de divisão, num momento difícil de gerir, mas que se espera que seja um “Até Já” breve e não um “Adeus” em definitivo. Ainda agora terminou, mas já estamos todos desejosos que o Girabola recomece de novo!

Foto de capa: 1.º de Agosto

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mundial 2026: Onde ver gratuitamente embate entre França e Suécia nos 16 avos de final ?

França enfrenta a Suécia nos 16 avos de final do Mundial 2026, agendada para as 22h desta terça-feira, dia 30 de junho. Jogo será transmitido na Sport TV 5 e LiveModeTV.

«Eu ainda vou voltar a jogar pelo Boavista» – Entrevista Bola na Rede a João Gonçalves

João Gonçalves, guarda-redes formado no Boavista, falou em exclusivo com o Bola na Rede sobre o clube do Bessa, a experiência na Roménia e o seu futuro.

Clément Lenglet prestes a assinar pelo Benfica: Eis todos os detalhes da transferência

Clément Lenglet chega ao Benfica por empréstimo do Atlético Madrid, com uma cláusula de compra obrigatória. Colchoneros retêm percentagem de futura venda.

Benfica ‘abre os cordões à bolsa’ para blindar António Silva: Nova proposta com aumento substancial de salário

Segundo Nicolo Schira, o Benfica apresentou uma nova proposta de renovação até 2031 a António Silva, procurando afastar o interesse do estrangeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim e Cesc Fábregas na luta por jovem promessa da Serie B italiana

Ruben Amorim quer o médio Mattia Liberali no AC Milan. O técnico português tem a concorrência do Como 1907.

Douglas Santos: «Quando acabou o jogo disse ao Gabriel Magalhães, ‘Sem sacrifício não tem testemunho’»

Douglas Santos analisou a reviravolta do Brasil nos minutos finais frente ao Japão. Canarinhos avançam para os oitavos de final do Mundial 2026.

Espanyol perto de garantir jovem que esteve emprestado ao Braga

O Espanyol quer receber Gabriel Moscardo por empréstimo. O jovem médio representou o Braga na última temporada.