30.ª Jornada do Girabola’19: E o D’Agosto é tetra!

- Advertisement -

O Girabola’19 chegou ao fim! A última jornada jogou-se no fim-de-semana de 18 e 19 de maio, e o principal motivo de interesse era saber quem iria levantar o troféu de campeão, uma vez que as descidas de divisão já tinham ficado decididas na ronda anterior.

E o 1.º de Agosto é novamente campeão! Pelo quarto ano consecutivo, os “Militares” voltam a terminar o Girabola no topo da classificação. Na última partida, os comandados de Zoran Maki venceram fora o Kabuscorp por 1-0, graças ao golo apontado por Mabululu no fim do primeiro tempo. O triunfo pela margem mínima permitiu ao D’Agosto celebrar a conquista do seu décimo terceiro título do principal campeonato angolano, e alcança assim um feito inédito no campeonato angolano com o tetracampeonato garantido.

O D’Agosto venceu na última ronda e pode assim festejar o tetracampeonato
Fonte: 1.º de Agosto

O Petro de Luanda ainda entrou para esta jornada com a “esperança” de chegar ao título, mas o Progresso do Sambizanga tratou de acabar com essa mesma ilusão tricolor, ao arrancar um empate a uma bola – os marcadores dos golos foram Tiago Azulão (Petro) e Chiló (Progresso). Assim, o conjunto petrolífero termina a época em segundo e com um amargo de boca por não perder festejar a conquista do Girabola, ao passo que a equipa do Dundo acaba a prova na primeira metade da tabela classificativa, com 40 pontos conquistados.

O Recreativo do Libolo perdeu o seu respetivo compromisso. A jogar fora, a turma libolense não conseguiu ser mais forte que o seu adversário, Cuando Cubango, e despediu-se da edição deste do Girabola com um desaire – derrota por 2-0, com Vado e Coxi a serem os autores dos golos. A derrota fez com que o Libolo terminasse a prova no oitavo lugar da classificação.

Nos restantes jogos, o Interclube ganhou ao Bravos do Maquis pela margem mínima e o Desportivo da Huíla recebeu e bateu o Sagrada Esperança por 2-0. O ASA perdeu no seu terreno por 1-2 contra o Recreativo da Caála, ao passo que a Académica do Lobito venceu por dois golos sem resposta o Saurimo FC. Já o Santa Rita de Cássia ganhou por 3-2 em casa o Sporting de Cabinda.

E assim se jogou mais uma edição do Girabola! Como já começa a ser costume, foi mais um campeonato repleto de ação, surpresas, muitos golos e, sobretudo, festa por todos os estádios angolanos, em que o 1.º de Agosto reforçou o seu estatuto de “Melhor Equipa de Angola”, ao conquistar o tetracampeonato. Uma última palavra de apreço para o Cuando Cubango, ASA e Saurimo FC, que descem de divisão, num momento difícil de gerir, mas que se espera que seja um “Até Já” breve e não um “Adeus” em definitivo. Ainda agora terminou, mas já estamos todos desejosos que o Girabola recomece de novo!

Foto de capa: 1.º de Agosto

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz e a greve de Cristiano Ronaldo no Al Nassr: «Tenho a certeza de que tem as suas próprias razões»

Rui Pedro Braz reagiu à greve de Cristiano Ronaldo. O diretor-desportivo do Al Ahli falou sobre o impacto do internacional português no futebol saudita.

AVS SAD anunciou a venda de Jaume Grau para o Tianjin Tiger da China

O AVS SAD anunciou esta sexta-feira a saída de Jaume Grau. O médio espanhol assinou pelos chineses do Tianjin Tiger.

Benfica tem 3 jogadores em risco de falhar 2ª mão se virem amarelo contra o Real Madrid

O Benfica defronta o Real Madrid na primeira mão da playoff da Champions League. Três jogadores encarnados em risco de falhar segunda mão.

Miguel Moita regista melhor início de um treinador ao serviço do Marítimo

Miguel Moita continua a ter um bom percurso ao serviço do Marítimo. O técnico de 42 anos tem o melhor início de um treinador no clube insular desde que os dados são contabilizados no Transfermarkt.

PUB

Mais Artigos Populares

Exclusivo: Rui Duarte pede a demissão do Athletic Club do Brasil

Rui Duarte está de saída do Athletic Club. O Bola na Rede sabe que o técnico português pediu a demissão, pouco tempo depois de ter renovado contrato com o emblema da Série B.

Thibaut Courtois projeta Benfica x Real Madrid: «Vamos defrontar uma grande equipa que nos criou problemas lá»

Thibaut Courtois projetou a partida entre Benfica e Real Madrid, referente à primeira mão do playoff da Champions League.

Aleksa Damjanovic é reforço do Bayer Leverkusen para a temporada 2026/27

Bayer Leverkusen chegou a acordo com o Estrela Vermelha para a contratação de Aleksa Damjanovic. O ponta de lança é reforço para a próxima temporada e chegou por cinco milhões de euros.