30.ª Jornada do Girabola’19: E o D’Agosto é tetra!

- Advertisement -

O Girabola’19 chegou ao fim! A última jornada jogou-se no fim-de-semana de 18 e 19 de maio, e o principal motivo de interesse era saber quem iria levantar o troféu de campeão, uma vez que as descidas de divisão já tinham ficado decididas na ronda anterior.

E o 1.º de Agosto é novamente campeão! Pelo quarto ano consecutivo, os “Militares” voltam a terminar o Girabola no topo da classificação. Na última partida, os comandados de Zoran Maki venceram fora o Kabuscorp por 1-0, graças ao golo apontado por Mabululu no fim do primeiro tempo. O triunfo pela margem mínima permitiu ao D’Agosto celebrar a conquista do seu décimo terceiro título do principal campeonato angolano, e alcança assim um feito inédito no campeonato angolano com o tetracampeonato garantido.

O D’Agosto venceu na última ronda e pode assim festejar o tetracampeonato
Fonte: 1.º de Agosto

O Petro de Luanda ainda entrou para esta jornada com a “esperança” de chegar ao título, mas o Progresso do Sambizanga tratou de acabar com essa mesma ilusão tricolor, ao arrancar um empate a uma bola – os marcadores dos golos foram Tiago Azulão (Petro) e Chiló (Progresso). Assim, o conjunto petrolífero termina a época em segundo e com um amargo de boca por não perder festejar a conquista do Girabola, ao passo que a equipa do Dundo acaba a prova na primeira metade da tabela classificativa, com 40 pontos conquistados.

O Recreativo do Libolo perdeu o seu respetivo compromisso. A jogar fora, a turma libolense não conseguiu ser mais forte que o seu adversário, Cuando Cubango, e despediu-se da edição deste do Girabola com um desaire – derrota por 2-0, com Vado e Coxi a serem os autores dos golos. A derrota fez com que o Libolo terminasse a prova no oitavo lugar da classificação.

Nos restantes jogos, o Interclube ganhou ao Bravos do Maquis pela margem mínima e o Desportivo da Huíla recebeu e bateu o Sagrada Esperança por 2-0. O ASA perdeu no seu terreno por 1-2 contra o Recreativo da Caála, ao passo que a Académica do Lobito venceu por dois golos sem resposta o Saurimo FC. Já o Santa Rita de Cássia ganhou por 3-2 em casa o Sporting de Cabinda.

E assim se jogou mais uma edição do Girabola! Como já começa a ser costume, foi mais um campeonato repleto de ação, surpresas, muitos golos e, sobretudo, festa por todos os estádios angolanos, em que o 1.º de Agosto reforçou o seu estatuto de “Melhor Equipa de Angola”, ao conquistar o tetracampeonato. Uma última palavra de apreço para o Cuando Cubango, ASA e Saurimo FC, que descem de divisão, num momento difícil de gerir, mas que se espera que seja um “Até Já” breve e não um “Adeus” em definitivo. Ainda agora terminou, mas já estamos todos desejosos que o Girabola recomece de novo!

Foto de capa: 1.º de Agosto

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bukayo Saka admite mau momento do Arsenal: «Baixámos muito o nosso nível e fomos punidos por isso»

Bukayo Saka falou depois do empate entre o Arsenal e o Wolverhampton. Extremo assumiu pior momento dos gunners na temporada.

Vitinha felicita Philipp Kohn pela defesa de grande penalidade no AS Mónaco x PSG e guarda-redes revela: «Tive alguma sorte»

Philipp Kohn comentou a grande penalidade que defendeu perante Vitinha, no encontro entre AS Mónaco e PSG para a Champions League.

Mikel Arteta critica Arsenal após empate contra o Wolverhampton: «O que fizemos ficou muito aquém do nível que precisamos de ter para ganhar um...

Mikel Arteta confessou o desapontamento depois do empate entre o Arsenal e o Wolverhampton. Técnico falou em necessidade de melhorar.

Botafogo de Martín Anselmi perde com Nacional Potosí na qualificação para a Libertadores e soma sexta derrota consecutiva

O Botafogo perdeu no terreno do Nacional Potosí por 1-0, na primeira mão da qualificação para a fase de grupos da Taça Libertadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Como estão as relações de Benfica e Real Madrid após o jogo da Champions League? Eis o que se sabe

As relações institucionais entre Benfica e Real Madrid permanecem inalteradas após o encontro da Champions League disputado no Estádio da Luz.

Confederação Brasileira de Futebol com nova mensagem de apoio a Vinícius Júnior: «O racismo é mais do que uma atitude desprezível»

A Confederação Brasileira de Futebol voltou a manifestar apoio a Vinícius Júnior, na sequência dos alegados insultos racistas de que foi alvo no Benfica x Real Madrid.

Sporting confirma e identifica as candidaturas de Frederico Varandas e Bruno Sá para as eleições 2026

O Sporting anunciou a admisão das duas candidaturas, encabeçadas por Bruno Sá e Frederico Varandas, para as eleições de 2026.