Girabola – A Festa do Futebol

- Advertisement -

internacional cabeçalho

O Campeonato Angolano de Futebol, mais conhecido por Girabola, é o campeonato nacional de futebol de Angola, organizado pela Federação Angolana de Futebol (F.A.F.). É um campeonato disputado entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano civil entre 16 equipas, que jogam no sistema de todos contra todos a duas voltas, à semelhança do que se verifica nos campeonatos europeus. Atualmente, o Girabola vai na sua 37.ª edição, sendo que a primeira edição realizou-se no ano de 1979 com a equipa do 1.º de Agosto a vencer o troféu. As equipas participantes no campeonato são provenientes de várias partes de Angola, desde a famosa e conhecida capital Luanda, passado por outras províncias como Benguela, Lubango e Huambo, o que, de certa forma, permite ao povo angolano poder vivenciar e celebrar a festa do futebol.

Falando propriamente das 16 equipas que compõem o principal campeonato de Angola, é possível fazer uma divisão das mesmas em três grupos, isto é, uma separação das equipas no que diz respeito aos seus objetivos a atingir no final da época, que são: ser campeão, obter um lugar a meio da tabela e lutar para não descer de divisão. Começando pelo objetivo mais ambicionado por qualquer uma das equipas participantes – ser campeão -, existem sempre 4 equipas que se sobressaem da restante concorrência e são (quase) sempre consideradas favoritas à conquista do título: o Recreativo do Libolo (atual campeão em título), o Kabuscorp, o 1.º de Agosto e o Petro de Luanda.

O 1ºde Agosto vai liderando o Girabola Fonte: Sapo
O 1ºde Agosto vai liderando o Girabola
Fonte: Sapo

Estes quatro clubes são os que mais investem no mercado de transferências, com vista ao fortalecimentos dos seus plantéis, e, consequentemente, possuem uma enorme e vasta massa adepta, o que faz com que os confrontos entres quatros candidatos sejam os mais esperados ao longo do decurso do campeonato.

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bastidores do Clássico: FC Porto publica vlog do duelo com o Benfica

O FC Porto divulgou um vídeo no canal de YouTube dos dragões, no qual mostra os bastidores da vitória por 3-1 no Clássico frente ao Benfica.

Benfica revela novos detalhes da lesão de Enzo Barrenechea

O Benfica anunciou que Enzo Barrenechea foi submetido a uma artroscopia do joelho esquerdo para tratamento de rotura do menisco medial.

Diogo Travassos ambicioso antes do jogo de Portugal frente à Bulgária em Sub-21: «Queremos ganhar os jogos com qualidade e personalidade»

Diogo Travassos destacou o percurso de Portugal na qualificação e garantiu que a equipa quer manter o nível apresentado até agora.

Frederico Varandas comenta o Relatório e Contas do Sporting: «Mantivemo-nos fiéis ao ADN que nos distingue»

Frederico Varandas descreveu a temporada 2025/26 do Sporting como «um período de crescimento e afirmação».

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni e a chamada à seleção da Argentina: «Estar no adeus a Messi é a recompensa pelo meu trabalho no Benfica»

Gianluca Prestianni abordou a chamada à seleção da Argentina e a presença no jogo de despedida de Lionel Messi.

Sorteio da Taça de Portugal é esta quarta-feira e conta conta com uma novidade

O sorteio da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal está agendado para as 18h desta quarta-feira. Os 5 clubes em competições europeias não participam nesta ronda.

Ex-Sporting Teo Gutiérrez anuncia fim da carreira aos 41 anos

Teo Gutiérrez, antigo avançado do Sporting, anunciou o fim da carreira profissional aos 41 anos, com a despedida marcada para dezembro.