Girabola – A Festa do Futebol

- Advertisement -

internacional cabeçalho

O Campeonato Angolano de Futebol, mais conhecido por Girabola, é o campeonato nacional de futebol de Angola, organizado pela Federação Angolana de Futebol (F.A.F.). É um campeonato disputado entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano civil entre 16 equipas, que jogam no sistema de todos contra todos a duas voltas, à semelhança do que se verifica nos campeonatos europeus. Atualmente, o Girabola vai na sua 37.ª edição, sendo que a primeira edição realizou-se no ano de 1979 com a equipa do 1.º de Agosto a vencer o troféu. As equipas participantes no campeonato são provenientes de várias partes de Angola, desde a famosa e conhecida capital Luanda, passado por outras províncias como Benguela, Lubango e Huambo, o que, de certa forma, permite ao povo angolano poder vivenciar e celebrar a festa do futebol.

Falando propriamente das 16 equipas que compõem o principal campeonato de Angola, é possível fazer uma divisão das mesmas em três grupos, isto é, uma separação das equipas no que diz respeito aos seus objetivos a atingir no final da época, que são: ser campeão, obter um lugar a meio da tabela e lutar para não descer de divisão. Começando pelo objetivo mais ambicionado por qualquer uma das equipas participantes – ser campeão -, existem sempre 4 equipas que se sobressaem da restante concorrência e são (quase) sempre consideradas favoritas à conquista do título: o Recreativo do Libolo (atual campeão em título), o Kabuscorp, o 1.º de Agosto e o Petro de Luanda.

O 1ºde Agosto vai liderando o Girabola Fonte: Sapo
O 1ºde Agosto vai liderando o Girabola
Fonte: Sapo

Estes quatro clubes são os que mais investem no mercado de transferências, com vista ao fortalecimentos dos seus plantéis, e, consequentemente, possuem uma enorme e vasta massa adepta, o que faz com que os confrontos entres quatros candidatos sejam os mais esperados ao longo do decurso do campeonato.

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica contesta 3 penáltis por marcar contra o Alverca: «Área. Falta. Segue»

O Benfica contestou a arbitragem do duelo contra o Alverca. Águias reclamam três penáltis por assinalar ao longo do jogo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quantas vezes é que íamos ser capazes de fazer isso aqui e a que velocidade? Aí entra...

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca contra o Benfica. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Durante a primeira parte perguntei a mim próprio se não estava a faltar Sudakov para dar continuidade...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Alverca. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Prova dos nove no Dragão | FC Porto x Sporting

FC Porto e Sporting defrontam-se, esta segunda-feira, naquele que será, certamente, um dos jogos mais aguardados do ano, principalmente agora que todas as atenções podem ser viradas para o Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho compara Anísio Cabral a Didier Drogba mas avisa: «Vocês vão rir e vão-me chamar idiota mas o jogo de cabeça dele não...

José Mourinho falou sobre Anísio Cabral na conferência de imprensa. O técnico do Benfica abordou os problemas no jogo de cabeça do avançado e comparou-o a Didier Drogba.

José Mourinho: «Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos?»

José Mourinho analisou o desfecho do jogo. Benfica empatou 1-1 com o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga.

Custódio Castro: «Com o clássico, o Benfica não poderia perder pontos com isso e queríamos jogar com essa parte mental do jogo»

Custódio Castro analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.