Girabola – A Festa do Futebol

- Advertisement -

internacional cabeçalho

O Campeonato Angolano de Futebol, mais conhecido por Girabola, é o campeonato nacional de futebol de Angola, organizado pela Federação Angolana de Futebol (F.A.F.). É um campeonato disputado entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano civil entre 16 equipas, que jogam no sistema de todos contra todos a duas voltas, à semelhança do que se verifica nos campeonatos europeus. Atualmente, o Girabola vai na sua 37.ª edição, sendo que a primeira edição realizou-se no ano de 1979 com a equipa do 1.º de Agosto a vencer o troféu. As equipas participantes no campeonato são provenientes de várias partes de Angola, desde a famosa e conhecida capital Luanda, passado por outras províncias como Benguela, Lubango e Huambo, o que, de certa forma, permite ao povo angolano poder vivenciar e celebrar a festa do futebol.

Falando propriamente das 16 equipas que compõem o principal campeonato de Angola, é possível fazer uma divisão das mesmas em três grupos, isto é, uma separação das equipas no que diz respeito aos seus objetivos a atingir no final da época, que são: ser campeão, obter um lugar a meio da tabela e lutar para não descer de divisão. Começando pelo objetivo mais ambicionado por qualquer uma das equipas participantes – ser campeão -, existem sempre 4 equipas que se sobressaem da restante concorrência e são (quase) sempre consideradas favoritas à conquista do título: o Recreativo do Libolo (atual campeão em título), o Kabuscorp, o 1.º de Agosto e o Petro de Luanda.

O 1ºde Agosto vai liderando o Girabola Fonte: Sapo
O 1ºde Agosto vai liderando o Girabola
Fonte: Sapo

Estes quatro clubes são os que mais investem no mercado de transferências, com vista ao fortalecimentos dos seus plantéis, e, consequentemente, possuem uma enorme e vasta massa adepta, o que faz com que os confrontos entres quatros candidatos sejam os mais esperados ao longo do decurso do campeonato.

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas defende arbitragem do Clássico e responde a Rui Costa: «Quando há unanimidade, a que se querem agarrar?»

André Villas-Boas defendeu a arbitragem do Clássico e questionou os protestos encarnados após a unanimidade registada entre os vários especialistas.

André Villas-Boas e as queixas de Marco Silva: «Frustrações normais de um treinador que chega agora e perde o primeiro clássico»

André Villas-Boas desvalorizou as queixas de Marco Silva, atribuindo as críticas à frustração de perder o Clássico.

André Villas-Boas fala em ‘santa aliança’ entre Benfica e Sporting e atira: «A paz podre continua»

O presidente do FC Porto, André Villas-Boas, denunciou a «santa aliança» entre Benfica e Sporting, acusando os rivais de manterem a paz podre.

Juventus deixa mensagem para os adeptos: «Nenhuma rivalidade pode justificar a falta de respeito durante um minuto de silêncio»

A Juventus emitiu um comunicado em que condena ação dos próprios adeptos. Em causa, um episódio ocorrido durante o minuto de silêncio em memória de Sandro Mazzola.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Tralhão e os últimos meses no Torreense: «Portugal identifica-se com este exemplo»

Luís Tralhão e André Sabino destacaram o conto de fadas do Torreense na gala Portugal Football Globes.

Donyell Malen sofre lesão e vai falhar os próximos jogos dos Países Baixos

Donyell Malen lesionou-se e não vai defender a seleção dos Países Baixos nas primeiras jornadas da Liga das Nações. O avançado representa a AS Roma.

Lohann Doucet chamado para os jogos do Burkina Faso

Lohann Doucet foi convocado para a seleção do Burkina Faso. O médio de 24 anos tem estado em destaque no início de época do Vitória SC.