Girabola – A Festa do Futebol

- Advertisement -

internacional cabeçalho

O Campeonato Angolano de Futebol, mais conhecido por Girabola, é o campeonato nacional de futebol de Angola, organizado pela Federação Angolana de Futebol (F.A.F.). É um campeonato disputado entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano civil entre 16 equipas, que jogam no sistema de todos contra todos a duas voltas, à semelhança do que se verifica nos campeonatos europeus. Atualmente, o Girabola vai na sua 37.ª edição, sendo que a primeira edição realizou-se no ano de 1979 com a equipa do 1.º de Agosto a vencer o troféu. As equipas participantes no campeonato são provenientes de várias partes de Angola, desde a famosa e conhecida capital Luanda, passado por outras províncias como Benguela, Lubango e Huambo, o que, de certa forma, permite ao povo angolano poder vivenciar e celebrar a festa do futebol.

Falando propriamente das 16 equipas que compõem o principal campeonato de Angola, é possível fazer uma divisão das mesmas em três grupos, isto é, uma separação das equipas no que diz respeito aos seus objetivos a atingir no final da época, que são: ser campeão, obter um lugar a meio da tabela e lutar para não descer de divisão. Começando pelo objetivo mais ambicionado por qualquer uma das equipas participantes – ser campeão -, existem sempre 4 equipas que se sobressaem da restante concorrência e são (quase) sempre consideradas favoritas à conquista do título: o Recreativo do Libolo (atual campeão em título), o Kabuscorp, o 1.º de Agosto e o Petro de Luanda.

O 1ºde Agosto vai liderando o Girabola Fonte: Sapo
O 1ºde Agosto vai liderando o Girabola
Fonte: Sapo

Estes quatro clubes são os que mais investem no mercado de transferências, com vista ao fortalecimentos dos seus plantéis, e, consequentemente, possuem uma enorme e vasta massa adepta, o que faz com que os confrontos entres quatros candidatos sejam os mais esperados ao longo do decurso do campeonato.

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Giovanni Di Lorenzo renova com o Nápoles por mais quatro anos

O Nápoles renovou a ligação com Giovanni Di Lorenzo até 2030, prolongando a permanência do capitão italiano no clube por mais quatro épocas.

Wolverhampton de César Peixoto assegura empréstimo de Sean Neave

Sean Neave foi anunciado no Wolverhampton. O ponta de lança chega do Newcastle por empréstimo até ao final da temporada.

Ajax reforça o plantel com caras novas: Thilo Kehrer, Gerónimo Spina, Simon Adingra e Leo Salazar são reforços

O Ajax anunciou quatro reforços, com Gerónimo Spina a chegar em definitivo e Thilo Kehrer, Simon Adingra e Leo Salazar por empréstimo.

Bruma rejeita 2 propostas para deixar o Benfica e continua com o futuro em aberto

Bruma não entra nas contas de Marco Silva e está fora dos planos do Benfica. Extremo rejeitou duas propostas para deixar águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Genoa garante o empréstimo de Robinho Júnior

Robinho Júnior foi oficializado no Genoa. O extremo chega do Santos por empréstimo até ao final da temporada.

Antigo avançado do Benfica a caminho do Trabzonspor por mais de 22 milhões de euros

Franculino Djú está a caminho do Trabzonspor. Turcos já chegaram a acordo com o Midtjylland discutem o plano de pagamentos.

Rio Ave paga 2,3 milhões de euros por reforço que estava no radar de Evangelos Marinakis

Há mais um reforço a caminho do Rio Ave. Simón García vai chegar a Vila do Conde proveniente do Atlético Nacional.