📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Girabola: O regresso da festa do futebol

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

 

Terminada a participação dos Palancas Negras no CHAN 2018, é tempo do Girabola regressar aos relvados. Com início marcado para o dia 9 de fevereiro, a edição deste ano tem desde logo uma atenuante: será de duração mais curta (irá jogar-se de fevereiro até agosto, e não até a outubro/novembro, como era habitual), devido às exigências da CAF (organismo que tutela o Futebol em África) para a harmonização dos calendários dos campeonatos nacionais no continente. Apesar dessa mudança, o Girabola não irá deixar de ter o mesmo encanto e magia das edições anteriores, uma vez que os clubes apostaram fortemente na construção dos seus plantéis, de modo a atingir os objetivos a que se propuseram. Em seguida, irei fazer uma breve análise sobre os candidatos ao título e as suas aspirações para este ano futebolístico.

Começando pelo campeão em título, o 1.º de Agosto irá contar para esta época com um novo técnico: Zoran Maki substituiu Dragan Jovic (saiu no final da época passada, devido a problemas de saúde) no comando técnico da equipa d’Os Militares, e pretende levá-los à conquista do tricampeonato. O clube de Luanda no mercado decidiu apostar na manutenção da maioria do plantel que venceu a prova do ano passado, mas também não deixou de se reforçar: os nigerianos Razak e Yisá e o congolês Jacques juntaram-se à equipa agora treinada por Maki. Além disso, o 1º de Agosto irá defender o título de campeão, com oito jogadores provenientes da sua formação (entre eles, Nélson da Luz e Cirilio), como prova de está que a ser uma forte aposta nas camadas jovens do clube.

1.º de Agosto e Petro de Luanda foram os dois protagonistas do Girabola´17 Fonte: Girabola
1.º de Agosto e Petro de Luanda foram os dois protagonistas do Girabola´17
Fonte: Girabola

Quanto ao Petro de Luanda, o clube orientado por Beto Bianchi está empenhado em quebrar a recente hegemonia do seu grande rival da capital angolana. Para isso, o Petro foi buscar alguns reforços – oito no total, e com o principal destaque para o avançado brasileiro Harrison, que atuava no Atlético Paranense. A equipa petrolífera parte para esta nova época com as aspirações renovadas de atingir o título de campeão, que lhe foge desde 2009.

No que diz respeito aos outros dois candidatos ao título, Kabuscorp e Recreativo do Libolo, ambos os clubes irão contar com novos treinadores para esta edição do campeonato: Sérgio Traguil do lado do Kabuscorp e Kito Ribeiro no Rec. Libolo. Os dois técnicos terão uma missão espinhosa pela sua frente, pois têm como principal objetivo levar o seu respetivo clube de novo à glória, o que não se adivinha desde logo uma tarefa fácil, tendo em especial atenção as duas últimas épocas, em que a discussão do título foi entre o 1.º de Agosto e o Petro de Luanda.

Por último, é de salientar as presenças do FC Casa Militar, Domant FC e Sporting de Cabinda que irão participar no principal campeonato de Angola, após terem garantido a subida de divisão. Os récem-promovidos estão motivados para jogar no Girabola, embora saibam que terão de lutar imenso para se manterem entre a elite do futebol angolano.

Parece estar tudo a postos para o início da nova edição do Girabola, bastando apenas aos árbitros darem o apito  para se começar a jogar um campeonato que irá ser bastante incerto até ao seu término, como tem sido em anos anteriores. Que (re)comece então de novo a festa do futebol!

 Foto de capa: Girabola

Texto revisto por: Teresa Lopes 

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Penafiel com um olho na Primeira Liga: «Este investimento não é um gesto pontual»

O Penafiel foi recentemente adquirido por Juan Carlos Escotet, que decidiu investir num novo relvado para o Estádio 25 de Abril.

Arne Slot afasta polémica com Mohamed Salah e aponta a mira às arbitragens: «Temos tido muito azar com as decisões dos árbitros»

Arne Slot fez a antevisão do Tottenham x Liverpool, da jornada 17 da Premier League, neste sábado. O técnico afastou a polémica em torno de Mohamed Salah.

Pep Guardiola não confirma continuidade no Manchester City e elogia West Ham de Nuno Espírito Santo: «Sabemos perfeitamente como eles são difíceis»

Pep Guardiola fez a antevisão do Manchester City x West Ham, da jornada 17 da Premier League. O técnico elogiou a equipa de Pep Guardiola.

Jogador do Santa Clara reage à derrota frente ao Sporting: «Lamentamos o facto de o Sindicato dos Jogadores não se pronunciar em nossa defesa»

Os jogadores do Santa Clara emitiram uma nota nas redes sociais em relação à partida do emblema açoriano frente ao Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Está a ser apontado ao lugar de Pep Guardiola e admite: «Não presto atenção a isso»

Enzo Maresca está a ser apontado ao lugar de sucessor de Pep Guardiola no Manchester City. O técnico orienta o Chelsea.

Vitória SC garante primeiro reforço para o mercado de janeiro por 800 mil euros

O Vitória SC fechou a primeira contratação para o mercado de janeiro. Ejike Opara vai reforçar a frente de ataque da equipa vimaranense.

Ruben Amorim desvaloriza entrevista de Bruno Fernandes e acalma polémica com Kobbie Mainoo: «Não vou fazer nada porque alguém da família dele está a...

Ruben Amorim fez a antevisão do Aston Villa x Manchester United, da jornada 17 da Premier League. O técnico falou de Bruno Fernandes e de Kobbie Mainoo.