- Advertisement -

O Girabola’18 chegou ao fim! A última jornada jogou-se entre os dias 29 de agosto a 2 de setembro, e o principal motivo de interesse era saber quem iria levantar o troféu de campeão, uma vez que Domant e 1.º de Maio já tinham confirmado a descida de divisão na ronda anterior.

E o 1.º de Agosto é novamente campeão! Pela terceira ano consecutivo, os “Militares” voltam a terminar o Girabola no topo da classificação. Na última partida, os comandados de Zoran Maki venceram o Casa Militar por 1-0, graças ao golo apontado por Jacques, ainda no primeiro tempo. O triunfo pela margem mínima permitiu ao D’Agosto celebrar a conquista do seu décimo segundo título do principal campeonato angolano, e repete assim um feito que já não alcançava desde 1981, quando também foi tricampeão.

O D’Agosto é novamente o campeão angolano de futebol
Fonte: 1.º de Agosto

O Petro de Luanda ainda entrou para esta jornada com a “esperança” de chegar ao título, mas o Sagrada tratou de acabar com essa mesma ilusão tricolor, ao arrancar um empate a uma bola fora de portas – os marcadores dos golos foram Tony (Petro) e Cash (Sagrada Esperança). Assim, o conjunto petrolífero termina a época em segundo e com um amargo de boca por não perder festejar a conquista do Girabola, ao passo que a equipa do Dundo acaba a prova na primeira metade da tabela classificativa, com 35 pontos conquistados.

O Interclube, que foi a maior surpresa da edição deste ano (chegou a ocupar o primeiro lugar do campeonato no final da primeira volta inclusive), despediu-se de forma inglória do Girabola. Na ida à casa do despromovido Domant, os “Polícias” ainda se adiantaram no marcador por intermédio de Moco, mas um bis de Kabibi foi o quanto baste para os homens de Paulo Torres saírem derrotados. Contudo, o Inter conseguiu conquistar o último lugar do pódio.

O Recreativo do Libolo venceu o seu respetivo compromisso. A jogar perante o seu público, a turma libolense foi maior forte que o seu adversário, Progresso do Sambizanga, e conquistou os três pontos em disputa – vitória por 2-0, com Herve Ndonga e Magrão a serem os autores dos golos. O triunfo fez com que o Libolo conseguisse ultrapassar a Académica do Lobito na classificação, e acabar a prova no quarto lugar.

O Kabuscorp terminou a sua prestação no Girabola com um empate a duas bolas. Na receção à Académica do Lobito, a equipa do bairro do Palanca ainda esteve a perder por 0-2, mas conseguiu chegar à igualdade, graças aos golos de Nelito (de grande penalidade) e Rafa. Assim, o Kabuscorp acabou na nona posição, com 32 pontos conquistados ao longo da prova.

Nos restantes jogos, Sporting de Cabinda e Bravos do Maquis empataram a uma bola e o Recreativo recebeu e bateu o Desportivo da Huíla por 2-0.

E assim se jogou mais uma edição do Girabola! Como já começa a ser costume, foi mais um campeonato repleto de ação, surpresas, muitos golos e, sobretudo, festa por todos os estádios angolanos, em que o 1.º de Agosto reforçou o seu estatuto de “Melhor Equipa de Angola”, ao conquistar o tricampeonato.

Uma última palavra de apreço para o Domant e 1.º de Maio, que descem de divisão, num momento difícil de gerir, mas que se espera que seja um “Até Já” breve e não um “Adeus” em definitivo. Ainda agora terminou, mas já estamos todos desejosos que o Girabola recomece de novo!

Foto de Capa: Girabola ZAP

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal volta a Alvalade onde venceu todos os jogos disputados na história da Liga das Nações

Portugal venceu todos os jogos da Liga das Nações disputados em Alvalade. Esta noite, há mais um encontro neste estádio.

Marco Silva vai aproveitar pausa para seleções para dar atenção a 2 jogadores do Benfica

A pausa internacional permitirá a Marco Silva fazer um trabalho diferente. Técnico deverá fazer trabalho especial com Soufffian El Karouani e Claudio Echeverri.

Eis os onzes prováveis do Portugal x País de Gales, a noite de estreia de Jorge Jesus e de arranque da Liga das Nações

Portugal estreia-se na Liga das Nações esta noite. Receção ao País de Gales marca o primeiro jogo da era Jorge Jesus na seleção.

E seja o que Jesus quiser | Portugal x País de Gales

O Estádio José Alvalade será palco da estreia de Portugal nesta edição da Liga das Nações, onde irá defrontar a seleção do País de Gales

PUB

Mais Artigos Populares

Sem Kika Nazareth Barcelona goleia Paris FC e Lyon esmaga Servette: Eis os resultados do dia na Champions League Feminina

O Barcelona venceu o Paris FC por 5-2 na Liga dos Campeões Feminina, num dia marcado pela goleada expressiva do Lyon ao Servette.

Craig Bellamy em antevisão ao Portugal x País de Gales: «Isto é como a Liga dos Campeões»

Craig Bellamy elogiou Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus na antevisão ao Portugal x País de Gales para a Liga das Nações.

Diogo Costa e Anatoliy Trubin no topo do CIES: Guardiões de FC Porto e Benfica são os mais valiosos fora das top-5 ligas europeias

Diogo Costa e Anatoliy Trubin lideram a lista do CIES dos guarda-redes mais valiosos a atuar fora das cinco grandes ligas europeias.