Cabeçalho Futebol Internacional

A 40.ª edição do Girabola iniciou-se no passado dia 9 de fevereiro, e com o seu início regressou a festa do futebol um pouco por todo o território angolano. Em seguida, irei falar dos jogos da 1.ª jornada do campeonato de Angola.

O pontapé de saída para edição de 2018 foi dado no Calulo, com o crónico candidato ao título Recreativo do Libolo a receber o 1.º de Maio de Benguela. Num jogo em que os visitados controlaram grande parte do jogo apesar da boa imagem deixada pelos visitantes, a equipa do Libolo conseguiu vencer por duas bolas a zero, graças aos golos de Sidnei e Viet. Uma boa estreia para equipa agora comandada por Kito Ribeiro, que quer voltar a ser campeã.

Os dois primeiros classificados da última época (1.º de Agosto e Petro de Luanda) não jogaram para o campeonato, uma vez que tiveram de disputar as partidas das competições africanas: o D’Agosto bateu o Platinum Stars do Zimbabué por 3-0, ao passo que o Petro goleou por 5-0 o Master Security do Malawi. Com estes bons resultados na primeira mão, ambas as equipas estão em excelentes condições de garantir presença nas eliminatórias seguintes.

O outro candidato, Kabuscorp do Palanca treinado pelo português Sérgio Traguil, foi à casa do Recreativo da Caála e acabou por sair derrotado por 1-0. Num jogo bastante entretido e com oportunidades para ambos os lados, a formação da casa levou a melhor e conquistou os seus três primeiros pontos, com o golo a ser apontado por Careca, no decorrer da 2.ª parte.

Anúncio Publicitário

Em relação aos restantes jogos, os destaques vão para o Domant FC e Sporting de Cabinda que entraram com o pé direito no regresso à principal divisão do futebol angolano: o clube do Caxito venceu pela margem mínima o Sagrada Esperança, ao passo que os “Leões de Cabinda” bateram em casa a Académica do Lobito por 2-0. O Interclube do português Paulo Torres estreou-se com um empate a um golo frente ao Desportivo da Huíla, resultado esse que também se repetiu no encontro entre o JGM do Huambo e Bravos do Maquis.

Em conclusão, foi um fim-de-semana positivo, em que os adeptos puderam celebrar o início do campeonato angolano. Mesmo faltando dois jogos para a conclusão da ronda inaugural do Girabola, apenas as equipas do Rec. do Libolo, Rec. da Caála, Domant e Sporting de Cabinda foram as que terminaram com motivos para sorrir no final dos seus respetivos encontros, uma vez que venceram e já se encontram no topo da tabela, embora isso seja uma situação muito prematura para ser falada. O certo sim é que o Girabola deste ano será novamente repleto ação e incerteza até ao fim!

 Foto de capa: C.R.D. Libolo

 

Comentários