Última horaJosé Juan Romero: do Real Bétis a Ceuta, dos milagres dentro de campo ao futebol em segundo plano
Publicidade

As 5 piores contratações da liga alemã no século XXI

Diogo Mimoso Ferreira · 4 min

bundesliga
Foto: Bundesliga

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Um negócio é sempre uma jogada de risco, havendo a possibilidade de uma das partes ficar prejudicada. No futebol é algo recorrente, seja pelo fraco desempenho dos jogadores, ou pela rápida valorização do atleta, deixando um sabor amargo no clube vendedor, com a sensação que poderia ter recebido mais.

Na seguinte lista, serão apresentados cinco jogadores da principal liga alemã neste século que não corresponderam com as expetativas. Os fatores analisados serão o desempenho futebolístico na totalidade da sua carreira, principalmente no campeonato alemão, e o valor pelo qual foi adquirido.

Tomas Koubek – O guarda redes natural da República Checa esteve associado ao FC Porto na última janela de transferência de verão, mas acabou por se transferir para o Augsburg FC por sete milhões e meio de euros. Desde que chegou ao emblema germânico, o seu valor de mercado tem descido de forma abrupta dado às suas fracas exibições. Antes da pandemia, Koubek já havia perdido o lugar no onze inicial, contando com 49 golos sofridos em 23 partidas disputadas, sofrendo em média mais de dois golos por jogo.

Yevhen Konoplyanka – O extremo ucraniano representou por três temporadas o Schalke 04 e, apesar da sua relativa utilização, nunca atingiu o potencial esperado. Era indicado como um fantástico desequilibrador, com a capacidade de resolver jogos, mas na realidade, os seus números nunca foram os desejados.

Em três temporadas na Alemanha, realizou 78 partidas, nas quais apontou 13 golos e registou nove assistências. Na primeira época chegou por empréstimo do Sevilla FC, e o Schalke 04 acabou por adquirir o seu passe por cerca de 12,5 milhões de euros. No início da presente temporada transferiu-se para o FK Shakhtar Donetsk por apenas um milhão e meio de euros.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Renato Sanches – Cumpriu grande parte da sua formação futebolística no SL Benfica, e assumiu a titularidade logo que subiu à equipa principal dos “encarnados”. As suas grandes prestações no campeonato português, sendo o motor do meio-campo da sua equipa, fizeram captar a atenção de vários “gigantes” europeus. Na época 2016/17 mudou-se para o FC Bayern Munchen por 35 milhões de euros, sendo que a transferência havia sido acertada antes do Campeonato de Europa de 2016, em que se sagrou campeão.

Após uma época nos bávaros longe das expetativas, apesar de ter realizado 25 partidas, Renato Sanches foi emprestado ao Swansea City AFC, mas também não encantou. No início da presente temporada transferiu-se para o Lille OSC, por um valor a rondar os 20 milhões de euros. Em França, Sanches parece renascido, e inclusivamente integrou a equipa da época da liga francesa para a France Football.

Ciro Immobile – A passagem do avançado italiano pelo futebol germânico foi curta e algo despercebida. Em 2014/15 transferiu-se do Torino para o BVB Dortmund por cerca de 18,5 milhões de euros. Em 34 jogos disputados apontou dez golos, números parcialmente satisfatórios, mas longe do que posteriormente Immobile se tornou. Nesta temporada, o Dortmund terminou o campeonato no insatisfatório sétimo lugar da tabela classificativa.

Na época seguinte esteve cedido por empréstimo ao Sevilla FC, que acabou por adquirir o seu passe em definitivo. Na segunda metade da época 2015/16 voltou a ser emprestado, regressando ao Torino. Na época seguinte foi comprado pela SS Lazio por cerca de nove milhões e meio de euros. A cumprir a quarta época nos “Biancocelesti”, já se tornou uma das principais figuras da sua equipa e do campeonato italiano, tendo marcado 116 golos e realizado 33 assistências em 167 partidas disputadas.

Nicklas Bendtner – Uma das maiores promessas do futebol dinamarquês no presente século, que se tornou uma desilusão para quem viu o seu potencial. Passou por emblemas como o FC Kobenhavn, Arsenal FC, onde mais se destacou, seguindo-se a Juventus FC, até se transferir em 2014 para o VfL Wolfsburg a custo zero. Em duas épocas no clube alemão, realizou 47 partidas, mas apenas marcou 9 golos.

O ponta e lança dinamarquês posteriormente regressou a Inglaterra para vestir a camisola Nottingham Forest FC, e posteriormente representou o Rosenborg Ballklub, da Noruega, entre 2017 e 2019. Na presente temporada regressou ao FC Kobenhavn, disputando sete partidas, mas acabou por ficar sem contrato no início deste ano.

Diogo Mimoso Ferreira

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

José Juan Romero: do Real Bétis a Ceuta, dos milagres dentro de campo ao futebol em segundo plano

SEVILHA, ANDALUZIA- Espanha não tem sido notícia apenas por boas razões nos últimos meses, bem pelo contrário. A queda do governo de Pedro Sánchez está na ordem do dia e tal ‘crise’ justifica-se com vários pontos: alianças políticas que já não estavam a funcionar, aumento do descontentamento da população, salários que não acompanham o custo de vida, crise habitacional que levou a manifestações por todo o território… No entanto, a memória é traiçoeira. Faz-nos pensar que certos acontecimentos já ocorreram há bastante tempo, quando não é bem assim. Quantos se recordam do dia 30 de julho de 2026? Foi nessa data que ocorreu o começo da crise migratória de Ceuta e as consequências da mesma ainda se fazem sentir hoje em dia. 70 mil pessoas oriundas de Marrocos entraram no território a partir do mar durante as 48 horas, provocando uma crise migratória totalmente inesperada. As razões que estiveram na origem desta entrada em massa não são o foco desta análise. A maioria das pessoas teria uma boa índole, procurando o melhor para si e para os seus. Histórias de vida diferentes umas das outras, mas o objetivo comum de atingir a felicidade. No entanto, também existiu o outro lado da moeda: quem procurou o conflito e a criação de um ambiente tóxico.

Ricardo João Lopes · 5 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Quem é o rei da Andaluzia? É o Real Bétis. Ah, bem me parecia!

SEVILHA, ESPANHA- As últimas temporadas permitiram confirmar um novo paradigma no futebol espanhol. A Andaluzia, recheada de históricos por todas as suas províncias, acabou por ver o Real Bétis transformar-se na instituição mais forte da região. O designado de número 1. Há poucas missões mais difíceis que esta. Uma Comunidade Autónoma larga, com cidades com um espólio enorme, não é fácil de dominar. Para isso, os béticos lograram montar um projeto com vários prazos e uma figura central, beneficiando também do mau momento vivido por outras instituições. Ao pensarmos no futebol na Andaluzia, sem dúvida alguma que o Real Bétis é um dos primeiros emblemas que nos vêm à cabeça. No entanto, o Sevilha já foi o Rei da Europa League e é lembrado em primeiro lugar por muitos. Málaga, Granada, Cádiz, Almería, Real Jaén… as preferências dividem-se, como em tudo. Porém, o domínio estabelecido pela instituição do Benito Villamarín é inegável. Vivemos tempos em que o verde e brancos está na moda no sul de Espanha.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.