Última horaEm Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)
Publicidade

As 5 piores contratações da liga alemã no século XXI

Diogo Mimoso Ferreira · 4 min

bundesliga
Foto: Bundesliga

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Um negócio é sempre uma jogada de risco, havendo a possibilidade de uma das partes ficar prejudicada. No futebol é algo recorrente, seja pelo fraco desempenho dos jogadores, ou pela rápida valorização do atleta, deixando um sabor amargo no clube vendedor, com a sensação que poderia ter recebido mais.

Na seguinte lista, serão apresentados cinco jogadores da principal liga alemã neste século que não corresponderam com as expetativas. Os fatores analisados serão o desempenho futebolístico na totalidade da sua carreira, principalmente no campeonato alemão, e o valor pelo qual foi adquirido.

Tomas Koubek – O guarda redes natural da República Checa esteve associado ao FC Porto na última janela de transferência de verão, mas acabou por se transferir para o Augsburg FC por sete milhões e meio de euros. Desde que chegou ao emblema germânico, o seu valor de mercado tem descido de forma abrupta dado às suas fracas exibições. Antes da pandemia, Koubek já havia perdido o lugar no onze inicial, contando com 49 golos sofridos em 23 partidas disputadas, sofrendo em média mais de dois golos por jogo.

Yevhen Konoplyanka – O extremo ucraniano representou por três temporadas o Schalke 04 e, apesar da sua relativa utilização, nunca atingiu o potencial esperado. Era indicado como um fantástico desequilibrador, com a capacidade de resolver jogos, mas na realidade, os seus números nunca foram os desejados.

Em três temporadas na Alemanha, realizou 78 partidas, nas quais apontou 13 golos e registou nove assistências. Na primeira época chegou por empréstimo do Sevilla FC, e o Schalke 04 acabou por adquirir o seu passe por cerca de 12,5 milhões de euros. No início da presente temporada transferiu-se para o FK Shakhtar Donetsk por apenas um milhão e meio de euros.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Renato Sanches – Cumpriu grande parte da sua formação futebolística no SL Benfica, e assumiu a titularidade logo que subiu à equipa principal dos “encarnados”. As suas grandes prestações no campeonato português, sendo o motor do meio-campo da sua equipa, fizeram captar a atenção de vários “gigantes” europeus. Na época 2016/17 mudou-se para o FC Bayern Munchen por 35 milhões de euros, sendo que a transferência havia sido acertada antes do Campeonato de Europa de 2016, em que se sagrou campeão.

Após uma época nos bávaros longe das expetativas, apesar de ter realizado 25 partidas, Renato Sanches foi emprestado ao Swansea City AFC, mas também não encantou. No início da presente temporada transferiu-se para o Lille OSC, por um valor a rondar os 20 milhões de euros. Em França, Sanches parece renascido, e inclusivamente integrou a equipa da época da liga francesa para a France Football.

Ciro Immobile – A passagem do avançado italiano pelo futebol germânico foi curta e algo despercebida. Em 2014/15 transferiu-se do Torino para o BVB Dortmund por cerca de 18,5 milhões de euros. Em 34 jogos disputados apontou dez golos, números parcialmente satisfatórios, mas longe do que posteriormente Immobile se tornou. Nesta temporada, o Dortmund terminou o campeonato no insatisfatório sétimo lugar da tabela classificativa.

Na época seguinte esteve cedido por empréstimo ao Sevilla FC, que acabou por adquirir o seu passe em definitivo. Na segunda metade da época 2015/16 voltou a ser emprestado, regressando ao Torino. Na época seguinte foi comprado pela SS Lazio por cerca de nove milhões e meio de euros. A cumprir a quarta época nos “Biancocelesti”, já se tornou uma das principais figuras da sua equipa e do campeonato italiano, tendo marcado 116 golos e realizado 33 assistências em 167 partidas disputadas.

Nicklas Bendtner – Uma das maiores promessas do futebol dinamarquês no presente século, que se tornou uma desilusão para quem viu o seu potencial. Passou por emblemas como o FC Kobenhavn, Arsenal FC, onde mais se destacou, seguindo-se a Juventus FC, até se transferir em 2014 para o VfL Wolfsburg a custo zero. Em duas épocas no clube alemão, realizou 47 partidas, mas apenas marcou 9 golos.

O ponta e lança dinamarquês posteriormente regressou a Inglaterra para vestir a camisola Nottingham Forest FC, e posteriormente representou o Rosenborg Ballklub, da Noruega, entre 2017 e 2019. Na presente temporada regressou ao FC Kobenhavn, disputando sete partidas, mas acabou por ficar sem contrato no início deste ano.

Diogo Mimoso Ferreira

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.