📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Borussia Dortmund: Porquê Stoger?

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Alemã

A escolha foi rápida e, depois da derrota diante do Bremen no passado sábado, Peter Bosz foi despedido do comando do Borussia Dortmund, sendo para novo treinador escolhido Peter Stöger, conforme anunciado pelo clube alemão no passado domingo.

Foi, no mínimo, surpreendente a escolha, sobretudo depois da desastrosa campanha do Colónia na Bundesliga na presente época, o que conduziu o treinador austríaco ao despedimento, no passado dia 3 de dezembro, ao cabo de 14 jornadas sem uma única vitória e ocupando o último lugar.

Aos 51 anos, Peter Stöger teve uma modesta carreira como jogador, toda passada na Áustria, seu país natal, destacando-se as várias épocas em que defendeu as cores do Áustria de Viena. Foi no clube da capital austríaca que pendurou as botas, em 2004/05, e onde começou a carreira de treinador, em 2005/06.

Algumas épocas depois, em 2012/13, voltou ao Áustria de Viena e venceu o seu primeiro título enquanto treinador: o campeonato austríaco. Daí saltou para o Colónia, onde viria a cumprir quatro épocas e meia.

Logo na primeira, em 2013/14, vence a Segunda Liga Alemã e sobe à Bundesliga. Em 2014/15, consegue o 12º lugar. Em 2015/16, o 9º. Em 2016/17, o 5º e o apuramento para a Liga Europa. Sempre a subir, portanto!

Em 2017/18, em 21 jogos, venceu apenas quatro, dois na fase de grupos da Liga Europa e outros dois na Taça alemã. O campeonato foi um autêntico desastre: 11 derrotas e três empates em 14 jornadas fizeram da formação a destacadíssima última classificada.

 Peter Stöger estreou-se com uma vitória sobre o Mainz, por 2-0, a contar para a Bundesliga, na passada terça-feira Fonte: Borussia Dortmund
Peter Stöger estreou-se com uma vitória sobre o Mainz, por 2-0, a contar para a Bundesliga, na passada terça-feira
Fonte: Borussia Dortmund

          Esteve só uma semana sem clube o treinador alemão e de Peter para Peter o Dortmund mudou de treinador. Para o comum adepto do futebol, onde me insiro, pode ter assumido contornos de incredulidade quando esta notícia foi pública.

Por outro lado, há que reconhecer que, retirando este acidente de percurso de 2017/18, a carreira de Peter Stöger tem sido um crescimento sustentado baseado em resultados consistentes e até além das expectativas.

Há ciclos que, como começam no momento que se considera o certo, da mesma forma se pressente que o fim está próximo. Foi, provavelmente, o que aconteceu no Colónia.

Agora o desafio é maior para o austríaco e a crise também se vive no seu novo clube. Ele já sabe o que é superar as expectativas, mas também o que é a pressão e depressão das derrotas.

Resumindo, está mais treinador! E já começou a ganhar na Bundesliga, na terça-feira, 2-0 ao Mainz…Um caso a seguir.

Foto de capa: Borussia Dortmund

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga confirma renovação de contrato de Diego Rodrigues e jogador passa a ter uma cláusula de rescisão milionária

Diego Rodrigues renovou o seu contrato com o Braga até 2030. O médio é considerado uma jovem promessa no Minho.

Futsal: Fábio Cecílio deixa o Nápoles e tem destino confirmado

Fábio Cecílio deixou de ser jogador do Nápoles. O internacional português juntou-se ao Eurobus Przemysl.

Yanis Begraoui pode deixar o Estoril Praia: há interessados em ligas de topo

Yanis Begraoui pode deixar de ser jogador do Estoril Praia neste mercado. O jogador conta com interessados na La Liga e na Bundesliga.

A mobilidade do Braga que criou problemas ao Benfica e a importância de Georgiy Sudakov e Fredrik Aursnes na reação das águias

A mobilidade ofensiva do Braga causou dificuldades ao Benfica na primeira parte, mas as águias conseguiram reagir no plano tático.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: janeiro para resolver situações complicadas

O Sporting deverá realizar poucas mexidas no plantel principal. Ainda assim, o emblema de Alvalade terá alguns problemas para resolver em janeiro.

Luís Campos comenta a compra de João Neves ao Benfica: «Foi o preço justo e correto»

Luís Campos abordou a contratação de João Neves por parte do PSG ao Benfica. O médio foi comprado por 60 milhões de euros.

Fim da novela: Filipe Luís renova com o Flamengo até 2027

Chegou ao fim a novela em torno da renovação de Filipe Luís. O técnico brasileiro estendeu o seu vínculo e renovou com o Flamengo por duas épocas.