Borussia Dortmund: Porquê Stoger?

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Alemã

A escolha foi rápida e, depois da derrota diante do Bremen no passado sábado, Peter Bosz foi despedido do comando do Borussia Dortmund, sendo para novo treinador escolhido Peter Stöger, conforme anunciado pelo clube alemão no passado domingo.

Foi, no mínimo, surpreendente a escolha, sobretudo depois da desastrosa campanha do Colónia na Bundesliga na presente época, o que conduziu o treinador austríaco ao despedimento, no passado dia 3 de dezembro, ao cabo de 14 jornadas sem uma única vitória e ocupando o último lugar.

Aos 51 anos, Peter Stöger teve uma modesta carreira como jogador, toda passada na Áustria, seu país natal, destacando-se as várias épocas em que defendeu as cores do Áustria de Viena. Foi no clube da capital austríaca que pendurou as botas, em 2004/05, e onde começou a carreira de treinador, em 2005/06.

Algumas épocas depois, em 2012/13, voltou ao Áustria de Viena e venceu o seu primeiro título enquanto treinador: o campeonato austríaco. Daí saltou para o Colónia, onde viria a cumprir quatro épocas e meia.

Logo na primeira, em 2013/14, vence a Segunda Liga Alemã e sobe à Bundesliga. Em 2014/15, consegue o 12º lugar. Em 2015/16, o 9º. Em 2016/17, o 5º e o apuramento para a Liga Europa. Sempre a subir, portanto!

Em 2017/18, em 21 jogos, venceu apenas quatro, dois na fase de grupos da Liga Europa e outros dois na Taça alemã. O campeonato foi um autêntico desastre: 11 derrotas e três empates em 14 jornadas fizeram da formação a destacadíssima última classificada.

 Peter Stöger estreou-se com uma vitória sobre o Mainz, por 2-0, a contar para a Bundesliga, na passada terça-feira Fonte: Borussia Dortmund
Peter Stöger estreou-se com uma vitória sobre o Mainz, por 2-0, a contar para a Bundesliga, na passada terça-feira
Fonte: Borussia Dortmund

          Esteve só uma semana sem clube o treinador alemão e de Peter para Peter o Dortmund mudou de treinador. Para o comum adepto do futebol, onde me insiro, pode ter assumido contornos de incredulidade quando esta notícia foi pública.

Por outro lado, há que reconhecer que, retirando este acidente de percurso de 2017/18, a carreira de Peter Stöger tem sido um crescimento sustentado baseado em resultados consistentes e até além das expectativas.

Há ciclos que, como começam no momento que se considera o certo, da mesma forma se pressente que o fim está próximo. Foi, provavelmente, o que aconteceu no Colónia.

Agora o desafio é maior para o austríaco e a crise também se vive no seu novo clube. Ele já sabe o que é superar as expectativas, mas também o que é a pressão e depressão das derrotas.

Resumindo, está mais treinador! E já começou a ganhar na Bundesliga, na terça-feira, 2-0 ao Mainz…Um caso a seguir.

Foto de capa: Borussia Dortmund

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas após nova conquista do FC Porto: «Somos o clube com mais títulos do futebol português e não temos de inventar taças latinas...

André Villas-Boas falou na festa do título do FC Porto. Dragões em festa depois da conquista do 31.ª campeonato nacional da sua história.

Borja Sainz em dia de festa do FC Porto: «Esta família merece o melhor»

Borja Sainz falou na festa do título do FC Porto. Dragões em festa depois da conquista do 31.ª campeonato nacional da sua história.

Pepê recorda época anterior e elogia Francesco Farioli: «É uma pessoa especial»

Pepê falou na festa do título do FC Porto. Dragões em festa depois da conquista do 31.ª campeonato nacional da sua história.

Nehuén Pérez faz agradecimento especial após regressar de lesão: «Isso não se esquece»

Nehuén Pérez falou na festa do título do FC Porto. Defesa-central argentino regressou este sábado aos relvados frente ao Santa Clara.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas discursa em festa do FC Porto: «É uma noite que fica marcada para sempre»

André Villas-Boas discursou na Câmara Municipal do Porto. Dragões em festa depois da conquista do 31.ª campeonato nacional da sua história.

Benfica com registo único na Primeira Liga (com 34 jornadas)

O Benfica é o primeiro emblema a conseguir ser invencível numa Primeira Liga com 34 jornadas. O emblema da Luz não perdeu um jogo.

José Mourinho com reflexão: «No Benfica fui feliz todos os dias sem exceção»

José Mourinho falou do futuro em conferência de imprensa. Depois da vitória do Benfica, técnico abordou a felicidade que sente.