📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Borussia Dortmund: Uma época lesionada

- Advertisement -

Depois do bicampeonato e da derrota na final da Champions League 2012/2013, o Borussia Dortmund parece uma equipa diferente. Desequilíbrio e inconstância são as melhores palavras para descrever esta época.

Todos imaginávamos que, com Guardiola, o Bayern München não daria hipótese nenhuma à concorrência, sobretudo ao Borussia Dortmund, mas ninguém previa, com certeza, uma diferença pontual tão grande.

A verdade é que as duas equipas parecem ser a antítese uma da outra: de um lado temos um Bayern equilibradíssimo, quase perfeito, e do outro é-nos apresentado um Borussia Dortmund que parece ter perdido o fulgor dos anos anteriores.

Podemos dizer que a turma de Klöpp tem sido fustigada por lesões e ainda perdeu um jogador, vendido ao Bayern München, o que tem dificultado, e de que maneira, a vida do excêntrico técnico alemão.

Lewandowski será orientado por Guardiola, já a partir da próxima época / Fonte: http://i.huffpost.com
Lewandowski será orientado por Guardiola, já a partir da próxima época
Fonte: i.huffpost.com

As lesões têm assolado o plantel de Westfalen. Jurgen Klöpp já se viu privado do seu quarteto defensivo preferido (Piszczek, Subotic, Hummels e Schmelzer), tendo mesmo ido contratar Friedrich, que já tinha colocado um ponto final na carreira. Apesar de os seus laterais já terem voltado, a verdade é que Hummels parece ressentir-se da lesão contraída nos ligamentos, em Novembro, cada vez que participa num jogo. Já o seu companheiro no eixo da defesa, Subotic, tem regresso marcado apenas para meados de Maio; o sérvio sofreu também uma lesão nos ligamentos do joelho esquerdo.

Subotic lesionou-se durante o jogo contra o Wolfsburg, em Novembro de 2013, e só volta em Maio de 2014 / Fonte: Daily Mail
Subotic lesionou-se durante o jogo contra o Wolfsburg, em Novembro de 2013, e só volta em Maio de 2014
Fonte: Daily Mail

Mas os problemas não são só na defesa. O meio-campo também tem sofrido com isso, e o caso mais grave é mesmo o de Gundögan, peça fundamental no sistema de Klöpp, que se encontra afastado dos relvados desde Agosto, devido a problemas lombares. Mais recentemente, foi a vez de Sven Bender ser assolado por uma lesão que também o afastará da competição até Maio, perdendo algumas hipóteses de ser seleccionado por Joachim Löw para o Mundial 2014, a disputar no Brasil.

Outra dor de cabeça para os responsáveis do Dortmund é Jakub Blaszczykowski. O polaco foi mais um a contrair uma lesão nos ligamentos, e tem regresso previsto para Julho, falhando assim o resto da temporada.

Com todos estes jogadores lesionados e com os suplentes a, obviamente, não apresentarem a mesma qualidade, a equipa ressentiu-se e está neste momento no 3º lugar, a um ponto do Bayer Leverkusen, e com um ponto de vantagem sobre os eternos rivais, o Schalke 04. O título é apenas uma miragem, e só com um milagre é que lá chegarão, enquanto que a Liga dos Campeões, com todas estas baixas, parece ser um sonho igualmente impossível.

Os (excelentes) adeptos do Borussia bem podem sonhar, mas será quase impossível ser campeão contra o Bayern de Guardiola / Fonte: sambafoot.com
Os (excelentes) adeptos do Borussia bem podem sonhar, mas será quase impossível ser campeão contra o Bayern de Guardiola
Fonte: sambafoot.com

Será então altura para Klöpp começar a preparar a época 2014/2015. Apesar de o Bayern München ser claramente a melhor equipa do mundo, o Borussia, com um bom substituto de Lewandowski e um plantel mais equilibrado em todos os sectores e bem preparado fisicamente, poderá ter uma palavra a dizer, tanto na discussão do título como na Liga dos Campeões.

Telmo Soares Ribeiro
Telmo Soares Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Quando Telmo nasceu, Jardel voava entre os centrais. Quando começou a ver futebol, Deco fintava meio mundo e servia na perfeição. Mais tarde viu as trivelas de Quaresma. Recentemente, foi a vez de Hulk e Falcao destruírem as defesas adversárias. Actualmente assiste à elegância e às acrobacias de Jackson Martínez. O que é que todos estes pontos têm em comum? FC Porto, golos, vitórias e uma paixão que simplesmente não pára de crescer.                                                                                                                                                 O Telmo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Benfica: Juventus tropeça frente ao Torino

A Juventus e o Torino não foram além de um empate a zero, num encontro válido pela 11.ª jornada da Serie A.

FC Porto perde pela primeira vez na Segunda Liga de Futebol Feminino

O FC Porto perdeu contra o Gil Vicente por uma bola a zero, em jogo da quinta jornada da Segunda Liga de Futebol Feminino.

Hugo Oliveira fala de craque do Famalicão e elogia Marco Silva: «É o melhor técnico português da atualidade»

Hugo Oliveira trabalhou durante alguns anos na equipa técnica de Marco Silva e disse que o seu colega é o melhor treinador português.

Moisés Caicedo perde aposta com Andrey Santos e a culpa é de Abel Ferreira: «Não consegui acreditar»

Moisés Caicedo fez uma aposta com Andrey Santos sobre a eliminação do Palmeiras na Taça Libertadores. Abel Ferreira garantiu a presença na final.

PUB

Mais Artigos Populares

Já votaram mais de 78 mil sócios nas eleições do Benfica

78.462 sócios já votaram nas eleições do Benfica. 2.ª volta das eleições presidenciais coloca Rui Costa e João Noronha Lopes frente a frente.

Liverpool e Tottenham em corrida por jogador que já foi associado ao Benfica

O Liverpool e o Tottenham estão interessados em Kostas Koulierakis, defesa central que pertence aos quadros do Wolfsburgo.

Pep Guardiola elege treinador mais exigente que enfrentou: «Para o conseguir vencer, precisei de pensar e trabalhar mais»

Pep Guardiola escolheu Jurgen Klopp como o treinador que mais lhe deu trabalho. O técnico catalão elogiou o antigo treinador do Liverpool.