Borussia VfL Monchengladbach x FC Bayern München: Possibilidade de “surpresa” já no arranque?

Bundesliga, Jornada 1: sexta-feira, 19h30, 13 de agosto de 2021
ANTEVISÃO: QUE BELA MANEIRA DE ABRIR A LIGA ALEMÃ!

Está aí à porta o pontapé de saída da edição 2021/22 da Bundesliga, que será dado por Borussia VfL Monchengladbach e FC Bayern Munchen, eneacampeão alemão.

O conjunto de Monchengladbach não foi além do oitavo lugar na época transata e ficou às portas da Europa. A estrutura do plantel pouco se alterou, mas a contratação do técnico Adi Hütter tem gerado uma enorme expectativa para a presente época, principalmente depois do trabalho que fez ao serviço do Eintracht Frankfurt. O teste inicial, diante do campeão em título, não poderia ser mais exigente…

O ETERNO CAMPEÃO DA BUNDESLIGA VAI A UM TERRENO TIPICAMENTE COMPLICADO AO LONGO DA TEMPORADA. PASSARÃO OS BÁVAROS NO TESTE DE MONCHENGLADBACH? APOSTA JÁ EM BET.PT!

Já a formação de Munique apresenta-se para a nova temporada com uma cara nova na liderança da equipa: Julian Nagelsmann destacou-se no RB Leipzig e prepara-se agora para assumir o maior desafio da carreira, com apenas 34 anos. Por força das várias ausências, a pré-época não correu de feição aos bávaros, mas o poderio da equipa fala por si e pode voltar a dar alegrias aos seus adeptos. Inicia-se, por isso, a luta pelo decacampeonato.

Esta não é a primeira vez que os dois clubes se vão defrontar na jornada inaugural do campeonato. Aliás, uma mão não chega para contar. Será a sexta ocasião, com a particularidade de as cinco anteriores terem acontecido no século XXI. Haverá “surpresa” já no arranque?

 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Borussia VfL Monchengladbach vem de quatro triunfos consecutivos: três em amigáveis de pré-época e a mais recente vitória por 1-0 diante do FC Kaiserlautern, a contar para a Taça da Alemanha.
  2. Com muitas ausências, o FC Bayern Munchen não ganhou nenhum jogo de pré-epoca (um empate e três derrotas), tendo sofrido sempre entre dois a três golos.
  3. Curiosamente, estas equipas defrontaram-se no Allianz Arena há sensivelmente duas semanas, num jogo em que o Borussia VfL Monchengladbach se superiorizou e venceu por 2-0.
  4. No que diz respeito ao histórico de confrontos, desde 2017, os dois clubes têm intercalado os triunfos entre si, sendo que o último duelo oficial registou uma goleada dos bávaros por 6-0.
  5. O FC Bayern Munchen perdeu nas duas últimas deslocações ao Borussia-Park (2-1 em 2019/20 e 3-2 em 2020/21). Antes disso, tinha conseguido uma goleada por 5-1.
  6. Borussia VfL Monchengladbach e FC Bayern Munchen já se defrontaram na abertura do campeonato por cinco ocasiões, com o registo de dois triunfos para cada lado e um empate.
  7. Desses cinco jogos, o Borussia VfL Monchengladbach apenas disputou um na condição de visitado (o primeiro de todos, em 2001/02) e venceu por 1-0.
  8. Adi Hütter e Julian Nagelsmann já se defrontaram por sete ocasiões na carreira, todas em solo alemão. O austríaco venceu por quatro ocasiões, empatou duas e perdeu apenas uma vez.
  9. A soma dos golos apontados pelos cinco melhores marcadores do Borussia VfL Monchengladbach na temporada passada (40) é inferior ao número obtido apenas por Robert Lewandoski (41 golos).
  10. As equipas registam 133 jogos entre si, com 55 triunfos da equipa de Munique contra 26 da formação de Monchengladbach e ainda 32 empates. Na condição de visitado, o Borussia VfL Monchengladbach soma 14 vitórias, 20 empates e 22 derrotas.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Florian Neuhaus (Borussia VfL Monchengladbach) – Um dos médios mais completos a atuar no principal escalão alemão. O alemão, de 24 anos, tem sido um dos grandes destaques da formação de Monchengladbach nas últimas épocas, destacando-se tanto na missão ofensiva (visão de jogo plena, passes teleguiados para isolar colegas e potente remate de fora da área), como no comprometimento defensivo (bom posicionamento, timing de corte aprimorado e excelente capacidade de interceção de jogadas).

Na última época, apontou oito golos em 45 jogos, sendo um jogador que acaba por se assumir, muitas vezes, como o “cérebro” do jogo praticado pelo Borussia VfL Monchengladbach. Os rumores de interesse do Liverpool FC falam por si…

Robert Lewandowski (FC Bayern Munchen) – O grande destaque do FC Bayern Munchen não podia ser outro. Robert Lewandoski evidencia-se pela sua veia goleadora, é certo, mas, para tal, também é preciso muito trabalho. Nem todos os golos são apenas de “encostar” ou a partir da marca de grande penalidade.

As movimentações que faz dentro de campo (tanto nos processos de construção e transição, como na grande área) revelam ser letais para deixar a defesa contrária em apuros. A juntar a isto, o ponta de lança, de 32 anos, é também um dos mais eficazes de sempre. Não é por acaso que, com a camisola do FC Bayern Munchen, o internacional polaco está há seis épocas consecutivas a marcar sempre entre 40 e 55 golos por época.

 

XI’S PROVÁVEIS

Borussia VfL Monchengladbach: Yann Sommer; Matthias Ginter, Nico Elvedi, Stefan Lainer; Lars Stindl, Florian Neuhaus, Christoph Kramer, Joseph Scallv; Hannes Wolf, Patrick Herrmann e Lars Stindl.

Treinador: Adi Hütter

“Temos que encontrar o equilíbrio certo entre um bom trabalho defensivo e ações corajosas. Temos que mostrar uma grande disposição para correr e ser ativos. O FC Bayern Munchen ainda está em fase de descoberta. Nem tudo correrá bem com eles, assim como connosco. Ainda assim, espero um jogo espetacular com um resultado positivo para nós”.

FC Bayern Munchen: Manuel Neuer: Josip Stanisic, Dayot Upamecano, Tanguy Nianzou, Benjamin Pavard; Leon Goretzka, Joshua Kimmich, Sèrge Gnabry; Leroy Sané, Thomas Müller e Robert Lewandoski.

Treinador: Julian Nagelsmann

“O Borussia VfL Monchengladbach tem uma equipa muito boa e ambiciosa. É um adversário exigente no início. Todas as equipas estão ainda mais motivadas contra o FC Bayern Munchen. Todos querem que não ganhemos o décimo título consecutivo”.

 

PREVISÃO DE RESULTADO: Borussia VfL Monchengladbach 2-2 FC Bayern Munchen

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Félix arrasado: «Isto demonstra que só o talento (que tem, todo o que há no mundo) não importa»

João Félix foi bastante criticado por Mario Suárez, antigo jogador do Atlético Madrid, pela sua mudança rumo ao Al Nassr.

Nicolás Otamendi deixa mensagem de ânimo a Bruma

Nicolás Otamendi deixou uma mensagem a Bruma. O extremo internacional português recebeu uma mensagem do capitão.

Flamengo vence corrida ao Besiktas e garante Emerson Royal até 2028

O Flamengo confirmou a contratação de Emerson Royal. O defesa brasileiro esteve perto do Besiktas, mas optou por regressar ao seu país natal.

Sporting apresenta proposta por Ricardo Mangas: eis o valor oferecido ao Spartak Moscovo

Ricardo Mangas está a ser desejado pelo Sporting neste mercado de transferências. Há uma proposta de quatro milhões de euros em cima da mesa.

PUB

Mais Artigos Populares

O salário astronómico de João Félix no Al Nassr

João Félix está muito perto de ser reforço do Al Nassr. O jogador vai passar a auferir um salário de 30 milhões de euros por temporada.

Lucas Perri deixa Lyon de Paulo Fonseca e reforça Leeds United

O Leeds United contratou Lucas Perri ao Lyon. O guarda-redes brasileiro assinou um vínculo até 2029.

Benfica questionou Braga por Roger Fernandes e não gostou da resposta dos minhotos

O Benfica está interessado em contratar Roger Fernandes ao Braga. Os minhotos querem receber 40 milhões de euros pelo extremo.