📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Força da Tática: A idade de quem não sabe quantos anos tem

- Advertisement -

Na tarde deste domingo, para a 22ª jornada da Bundesliga, o Borussia Vfl Mönchengladbach foi à Commerzbank-Arena empatar com o Eintracht Frankfurt e.V.

A expectativa para este jogo era enorme. Mesmo com Jovic e Pléa no banco dos suplentes, Adolf Hutter e Dieter Hecking proporcionaram-nos uma batalha bastante interessante. Do lado visitante, a mobilidade de Stindl causou muito desconforto e a qualidade de Elvedi e Ginter com bola permitiram à equipa romper a pressão adversária com qualidade e segurança.

Já no lado das Die Adler, voltou a emergir Makoto Hasebe. O nipónico, depois do jogo dominador frente ao RasenBallsport Leipzig, na última jornada, continua a afirmar-se como uma das grandes bases deste interessante projeto. Longe dos holofotes e das capas de jornais, em detrimento de nomes como Jovic e Rebic, o internacional japonês tem tido uma relevância inegável nas últimas duas épocas, e permite ao Eintracht Frankfurt continuar a crescer de forma continua e sustentável.

Importância Tática

  • A perceção é a realidade

Com Adolf Hütter ao leme, a equipa encontrou no 3-4-1-2 o seu sistema preferencial, apesar de ter iniciado a temporada numa formação mais próxima do 3-5-2. Assim, é no centro da linha defensiva que aparece Hasebe.

A decisão de converter o ex-médio defensivo a “central do meio”, foi introduzida por Niko Kovac na última época. Num sistema de três defesas centrais, ladeado por Ndicka e Abraham, Hasebe vê o jogo constantemente de frente, e isso é fundamental.

No Futebol, um dos aspetos mais subestimados, mas dos mais importantes, é a perceção e como ela afeta a tomada de decisões e a execução de ações em todas as fases do jogo. Todas as ações que o jogador realiza em campo são influenciadas por aquilo que os jogadores percebem, sendo a sua dimensão mais importante a visão. Enquanto jogadores, a capacidade de ver as coisas como a bola, os companheiros, os adversários e as suas posições em campo é vital.

E como central do meio, Hasebe vê tudo.

  • Superar linhas.

Hoje, onde joga, vê tudo, mas durante a sua formação e toda a carreira não tinha esse “privilégio”. Jogar na ala, por exemplo, têm as suas dificuldades, mas é no corredor central que o oxigénio começa a faltar. No centro, é necessário ter qualidade técnica para conseguir jogar sob pressão, decidir para onde olho e para onde não olho (gerir lado cego), ser inteligente, usar o corpo … enfim, a lista continua.

Apesar de agora jogar a central, Hasebe traz consigo todas essas características. Assim, a equipa têm no japonês um jogador capaz de superar linhas através do passe, com a intensidade e a precisão adequadas, e da condução, sem medo de assumir o risco em conduzir curto e invadir o espaço.

Este recurso, superar linhas através do passe ou da condução, permite aos alas laterais assumirem posicionamentos agressivos em largura e profundidade e evita que os médios baixem demasiado, abandonando os espaços entre linhas do adversário.

  • “Tranquilos, a bola está com o Hasebe”

Adicionalmente, e talvez o mais importante de tudo: a equipa sente-se confortável e segura quando a bola está nas botas de Hasebe.

Joga sob pressão, sendo capaz de fazer uma gestão eficaz dos tempos e dos espaços, oferecendo-se aos colegas como o primeiro apoio atrás. Não tira a bola, tenta sempre colocar a bola a jogar.

Finalmente, faz os colegas melhores. A experiência dos seus 35 anos e a segurança que transmite permitem aos restantes dois centrais adotarem uma posição aberta na fase inicial de construção, sem medo e com personalidade.

Assumir o risco na condução curta para superar linhas de pressão e calma sob pressão.

 

Foto de capa: Eintracht Frankfurt

 

 

João Mateus
João Mateushttp://www.bolanarede.pt
A probabilidade de o Robben cortar sempre para a esquerda quando vinha para dentro é a mesma de ele estar sempre a pensar em Futebol. Com grandes sonhos na bagagem, está a concluir o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Uni-Nova e procura partilhar a forma como vê o jogo com todos os que partilham a sua paixão.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Igor Zubeldía autocrítico após nova derrota da Real Sociedad: «Fizemos figura de parvos. Assim, qualquer equipa de qualquer divisão nos ganha»

Igor Zubeldía não se mostrou nada satisfeito com mais uma derrota da Real Sociedad. Bascos perderam com o Girona na La Liga.

Geovany Quenda vai ser operado em Londres e ficar ao encargo do Chelsea

Geovany Quenda já está ligado contratualmente ao Chelsea. Blues vão assumir a operação à lesão do extremo do Sporting.

Atlético Madrid regressa às vitórias na La Liga após 2 derrotas e vence Valência na abertura da 16ª jornada

O Atlético Madrid voltou às vitórias na La Liga. Depois de duas derrotas, os colchoneros venceram o Valência na 16.ª jornada.

Más notícias para o FC Porto: Rayan renova com o Vasco da Gama e fica com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros

Rayan renovou contrato com o Vasco da Gama. Jovem avançado fica ligado ao clube brasileiro até ao final de 2028.

PUB

Mais Artigos Populares

Braga vence Sporting, elimina leoas e segue para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina

O Braga está nos quartos de final da Taça de Portugal Feminina. Vitória por 1-0 contra o Sporting nos oitavos de final.

Bicicleta, reviravoltas e drama final: União de Leiria perde com Felgueiras na Segunda Liga

O União de Leiria perdeu com o Felgueiras por 3-2 na jornada 14 da Segunda Liga. Jogo terminou com drama final.

Flamengo acerta venda de antigo avançado do Chaves por 5 milhões de euros

O Flamengo acertou a venda de Juninho Vieira. Avançado brasileiro a caminho do Pumas e do México depois de percurso no Brasil.