“Lahm é o jogador mais inteligente que treinei”

- Advertisement -

Quem o afirma é Guardiola, e isso diz muito da qualidade do médio/defesa alemão, até porque convém lembrar que ele treinou jogadores como Xavi, Messi, Iniesta, Fàbregas e Dani Alves, no Barcelona. Mas Pep tem razão.
Phillip Lahm é dos jogadores mais sub-valorizados do futebol europeu, nos últimos 10 anos. Tanto joga a defesa-direito como a defesa-esquerdo e, agora, aos 30 anos, e já capitão tanto do Bayern München como da selecção germânica, surge como um pivot defensivo de eleição. Esta sua versatilidade agrada, e de que maneira, Guardiola, que tanto gosta de experimentar jogadores em posições que não as suas.

Lahm nasceu em München, ingressou nas camadas jovens do clube e por lá ainda está, tendo apenas sido emprestado ao Bayer Leverkusen (2003/04 e 2004/05). É dos jogadores mais queridos para os alemães e é visto como um exemplo para todos os jovens futebolistas, não só pela sua qualidade e por ser dos jogadores mais correctos do futebol actual, mas também pela sua raça, querer e ambição.

Lahm
Lahm foi considerado o melhor defesa-direito da Europa em 2013
Fonte: Static Goal

Com 104 internacionalizações, é já dos jogadores que mais vezes vestiram a camisola alemã, e tem, agora em 2014, um verdadeiro desafio pela frente.
É certo e sabido que o corredor direito do Bayern será ocupado por Rafinha, o esquerdo por Alaba, e a zona mais recuada do meio campo será sua… mas como vai ser no Mundial?

Para a posição que tem ocupado no Bayern, Joachim Low, seleccionador alemão, tem à sua disposição jogadores como Ilkay Gundögan, Bastian Schweinsteiger, os gémeos Bender (Lars e Sven) e ainda Toni Kroos, que pode muito bem jogar como primeiro organizador de jogo, mas, para a lateral direita, já não há assim tantas soluções: há Lahm e uma adaptação chamada Boateng.

Uma verdadeira dor de cabeça para Löw, apesar de ser aquela de que todos os treinadores gostariam de padecer: excesso de talento.
Todos sabemos da qualidade de Lahm como defesa-direito, mas a dúvida é: será que, depois de uma época inteira a jogar a pivot defensivo numa equipa com os níveis de exigência altíssimos, como é o caso do Bayern München, conseguirá aparecer como o mesmo defesa-direito que conhecíamos?

A Champions League do ano passado foi certamente o melhor momento da sua carreira
A Champions League do ano passado foi certamente o melhor momento da sua carreira

Se estivéssemos a falar de um outro jogador qualquer, não creio que sim, que jogasse tão bem numa posição como noutra. Mas não estamos a falar de um jogador qualquer. Estamos a falar de Phillip Lahm. Estamos a falar do jogador mais inteligente que Guardiola já treinou.

Telmo Soares Ribeiro
Telmo Soares Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Quando Telmo nasceu, Jardel voava entre os centrais. Quando começou a ver futebol, Deco fintava meio mundo e servia na perfeição. Mais tarde viu as trivelas de Quaresma. Recentemente, foi a vez de Hulk e Falcao destruírem as defesas adversárias. Actualmente assiste à elegância e às acrobacias de Jackson Martínez. O que é que todos estes pontos têm em comum? FC Porto, golos, vitórias e uma paixão que simplesmente não pára de crescer.                                                                                                                                                 O Telmo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: Jan Bednarek apresentou-se ao departamento médio e contou com companhia

Jan Bednarek apresentou-se no Olival durante este domingo, enquanto que os outros jogadores aproveitaram a folga.

Mateus Fernandes e o reencontro com Pedro Porro: «A maneira como falou comigo e com a minha família foi muito importante»

Mateus Fernandes falou sobre a importância do antigo colega no Sporting, Pedro Porro, para a concretização da transferência para o Tottenham.

Bom prenúncio para o Benfica com Jonathan Jesus? Central que trocou Belo Horizonte por Lisboa com 22 anos acabou por ser lenda das águias

Jonathan Jesus pode vir a ser reforço do Benfica. O defesa central é um dos destaques do plantel do Cruzeiro.

Braga tentou regresso de guarda-redes a Portugal: preço foi considerado como demasiado alto

O Braga tentou o regresso de Andrew Ventura a Portugal, mas o Flamengo pediu uma verba demasiado alta pelo guarda-redes.

PUB

Mais Artigos Populares

Hearts x Benfica: já é conhecido o árbitro do encontro da segunda-mão

Já é conhecida a equipa de arbitragem que vai estar presente no encontro entre o Benfica e o Hearts, jogo da Europa League.

Caminho livre para o Benfica? RB Leipzig não está a negociar médio ofensivo

O RB Leipzig não está em negociações por Mohamed Amoura. O médio ofensivo tem sido novamente colocado na rota do Benfica.

Chelsea fecha compra por 25 milhões de euros e Sporting está mais perto de manter craque

Pep Chavarría vai juntar-se aos quadros do Chelsea, com os londrinos a comprarem o lateral por 25 milhões de euros.