Está à vista o regresso da hegemonia Bávara | Bayern Munique

- Advertisement -

Hendecacampeão é um palavrão que não se usa com grande frequência. Era, no entanto, aplicável à equipa do Bayern Munique à entrada para a temporada 2023/24. A monotonia que se vivia no futebol germânico foi quebrada pelo Bayer Leverkusen, e com estrondo: a equipa orientada por Xabi Alonso foi invencível na Bundesliga, conquistou a DFB Pokal e só se viu derrotada na final da Liga Europa, pela Atalanta.

Uma época sem títulos para o Bayern pareceu dar razão a quem fala da “maldição” de Harry Kane, que continuou assim sem vencer qualquer troféu na carreira senior. Essa situação está perto de ser revertida, já que o mais titulado clube alemão tem atualmente uma vantagem relativamente confortável na liderança da Bundesliga.

Após a saída de Thomas Tuchel, o nome de Vincent Kompany não estava no topo da lista de alvos do Bayern. Em maio de 2024, a contratação do treinador belga, que tinha acabado de deixar o Burnley cair para o Championship, levantou sérias dúvidas entre os adeptos.

A ideia da direção do clube bávaro parecia ser a de voltar a um estilo de jogo semelhante ao dos tempos de Guardiola, grande influência na abordagem tática de Kompany. De facto, o Bayern tem conseguido na maioria dos jogos ter uma elevadíssima percentagem da posse de bola e, acima de tudo, ter essa posse no último terço do terreno de jogo.

O posicionamento elevado das linhas, que em momento ofensivo se aproximam quase de um 2-4-4, empurra o adversário para trás e permite também recuperações rápidas do esférico após a perda.

A deslocação a Leverkusen surgiu numa altura em que o Bayern levava sete vitórias consecutivas. Já com oito pontos de vantagem sobre o segundo lugar, uma vitória aproximaria muito os homens de Kompany do 33.º título da Bundesliga. Tendo sido eliminado da taça por este mesmo Bayer, o técnico belga sabia as dificuldades que ia enfrentar e abordou o encontro de forma cautelosa e com uma mentalidade invulgarmente defensiva.

Foi a equipa da casa que mostrou mais vontade de chegar ao golo e todas as estatísticas do jogo demonstram isso mesmo: mais posse de bola e uma diferença esmagadora no número de remates (15 contra dois). Os farmacêuticos seriam os justos vencedores, mas a sua falta de eficácia traduziu-se num nulo que manteve a diferença pontual entre as equipas. Kompany mostrou-se satisfeito com o ponto, realçando que a equipa “fez o que tinha de fazer”. Dado o desequilíbrio na partida, houve mesmo quem afirmasse que o Bayern “ganhou 0-0”.

Vincent Kompany Bayern Munique
Fonte: FC Bayern

A época 2023/24 foi refrescante para o futebol alemão por mostrar que há concorrência para um Bayern que entrava em todas as temporadas como o enorme favorito. Na edição atual do campeonato, o Meisterschale está perto de voltar a Munique, restabelecendo a “normalidade” da última década.

Se é verdade que há adversários com muita qualidade no futebol alemão (com o Bayer Leverkusen a encabeçar a lista), também é verdade que o Bayern possui um plantel de classe mundial e um treinador que já mostrou ter capacidade para levar a equipa de volta ao domínio da Bundesliga.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho, Andreas Schjelderup e Richard Ríos: para onde vai o futuro do Benfica?

José Mourinho, José Mourinho e José Mourinho. Não foi o treinador do Benfica que marcou qualquer um dos três golos com que os encarnados bateram o Estoril Praia na última jornada da Primeira Liga, mas é sobre o Special One que mais se centra a discussão do universo encarnado

Ivan Baptista e Lúcia Alves respondem ao Bola na Rede: «A pressão das alas do FC Porto ia fazia com que o corredor central...

Ivan Baptista e Lúcia Alves analisaram a vitória do Benfica na Taça de Portugal Feminina. Técnico e ala responderam à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Daniel Chaves responde ao Bola na Rede: «O Benfica vive muito da qualidade da sua guarda-redes no primeiro momento de construção»

Daniel Chaves analisou a derrota do FC Porto na final da Taça de Portugal Feminina. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Jornada agitada na Liga Turca com resultados surpresa na luta pela manutenção

Jornada recheada de emoções na Liga Turca, com resultados surpresa tanto pela luta do segundo lugar, como na batalha pela manutenção.

PUB

Mais Artigos Populares

Casemiro despede-se do Manchester United com emoção: «Muito obrigado a todos»

Casemiro fez o último jogo pelo Manchester United em Old Trafford. Médio brasileiro vai deixar o clube inglês no final da temporada.

Milhões a entrar na conta: FC Porto vê confirmada venda por 5,5 milhões de euros

Danny Namaso deixou de ser jogador do FC Porto a título definitivo, depois do Auxerre ter alcançado a manutenção na Ligue 1.

Segunda Liga: Bryan Róchez bisa e dá vitória ao Leixões frente ao Lusitânia de Lourosa

O Leixões recebeu e venceu o Lusitânia de Lourosa por 2-1 na 34.ª jornada da Segunda Liga. Bryan Róchez marcou os dois golos da vitória.