Tuchel devolve a esperança ao Dortmund

cab bundesliga liga alema

Quando um ciclo termina, outro inicia-se. A saída de Jurgen Klopp do comando técnico do Borussia Dortmund deu-nos, então, a conhecer o final de uma era na Vestfália, que teve a duração de sete anos repletos de êxitos, mas que também teve momentos menos positivos, como a desilusão que foi a temporada transata. A sua sucessão está a cargo de Thomas Tuchel – técnico alemão que teve percurso similar ao de Kloppo antes de chegar aos Die Borussen -, que começou a época a todo o gás e está a realizar uma primeira metade de época a um nível assinalável.

Embora não exista grande probabilidade de que consiga contrastar já esta temporada com o domínio do Bayern Munique, o Dortmund encontra-se apenas a cinco pontos dos comandados de Pep Guardiola e é de salientar que estão isolados no segundo posto da Bundesliga, com nove pontos de avanço sobre Monchengladbach e Hertha de Berlim, terceiro e quarto classificados. Nesta primeira volta, o conjunto de Tuchel já conseguiu triunfos importantes na caminhada para os seus objetivos no campeonato, ao vencer alguns dos principais adversários diretos aos lugares cimeiros da tabela, como o Wolfsburgo, o Schalke 04, o Leverkusen e o Monchengladbach. No que diz respeito às competições europeias, o Dortmund apurou-se para os dezasseis avos de final da Liga Europa, competição na qual os Die Borussen são uns dos principais favoritos à sua conquista, o que, embora não signifique um encaixe financeiro que atraia clubes deste nível, pode constituir um valor simbólico e anímico para a equipa.

Em poucos meses desde que está ao comando do emblema da Vestfália, nota-se já o toque e contributo de Thomas Tuchel no sistema tático do Dortmund, referente a épocas passadas. O rigor tático do técnico alemão de 42 anos tem sido proveitoso para o Dortmund. A equipa não só continua forte na manobra contraofensiva (fruto das características e da velocidade dos homens da frente de ataque) como tem um maior domínio durante os jogos sobre a posse de bola, que é trocada entre os jogadores de forma mais fluida, o que permite pautar o ritmo e ter um maior controlo nas partidas. É de referir, também, a pressão alta executada pela equipa aquando da perda de bola, que resulta muitas vezes na rápida recuperação do esférico.

Os índices ofensivos dos Die Borussen têm sido o maior destaque até agora e os números são bem evidentes nessa questão, pois são já 42 os golos marcados pela equipa em apenas 15 encontros no campeonato, fator bem demonstrativo do tipo de futebol implementado por Tuchel na sua nova casa. O sistema tático utilizado tem feito sobressair o melhor de Aubameyang, avançado gabonês que se tem apresentado a alto nível durante a temporada e é o melhor marcador do campeonato com 17 golos, à frente de nomes como Robert Lewandowski ou Thomas Muller. Importante para a o sucesso da equipa tem sido, também, o contributo de Marco Reus, Mkhitaryan e Ilkay Gundogan, que estão a apresentar-se a um nível bastante superior ao da época passada.

Tuchel tem vindo a apresentar resultados bastante positivos na sua primeira época em Dortmund Fonte: BVB Dortmund
Tuchel tem vindo a apresentar resultados bastante positivos na sua primeira época em Dortmund
Fonte: BVB Dortmund

O consentimento de Tuchel para a contratação de Julian Weigl foi uma decisão que veio a mostrar-se fulcral, pois o jovem médio alemão assumiu desde cedo a titularidade no onze inicial e tem sido preponderante no meio campo da equipa, ao assinar exibições bastante positivas nos compromissos já realizados, revelando ainda uma maturidade tática acima da média para a pouca experiência que tem. A utilização de Matthias Ginter, defesa central de origem, na lateral direita também tem dado resultados positivos.

Não obstante, há ainda domínios a melhorar, para que o Dortmund possa voltar a ser, de facto, uma ameaça séria e constante para o poderio do Bayern, principalmente no que concerne a erros no capítulo defensivo. O conjunto de Tuchel tem cometido falhas defensivas graves, que não podem ser perdoadas, e tem consentido vários golos; a título de exemplo, o Dortmund tem 20 golos sofridos em 15 jogos na Bundesliga, números acima do que seria regular para uma equipa do topo cimeiro da tabela classificativa e com os objetivos que este Dortmund tem. A goleada sofrida diante do Bayern por 5-1, ainda no início de outubro, a contar para o campeonato, demonstra bem esta situação. Este é, de facto, o principal defeito a apontar ao trabalho de Thomas Tuchel até então e é um sinal de que o técnico tem que trabalhar e aprimorar a manobra defensiva do seu conjunto, principalmente porque tem defesas de estofo mundial, como Mats Hummels ou Soktratis Papastathopoulos.

No entanto, depois de uma época menos bem conseguida, o Dortmund está de regresso à ribalta do futebol alemão, pelas mãos de Thomas Tuchel, retornando, assim, a alegria ao Signal Iduna Park – e que bem a merecem os adeptos deste histórico alemão, que são incansáveis no apoio à equipa e funcionam autenticamente como o 12.º jogador, seja em jogos caseiros ou fora de portas. São inúmeras as vezes em que os próprios jogadores do Dortmund se rendem aos adeptos e ao apoio que estes lhes dão.

Foto de Capa: BVB Dortmund

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Fernando Gamito
Fernando Gamitohttp://www.bolanarede.pt
O Fernando Gamito é um estudante de comunicação e apaixonado pelo futebol, seja a praticar ou a discuti-lo fora das “quatro linhas”, o que o faz apostar num futuro no jornalismo. Ler jornais desportivos e jogar Football Manager são outras das suas principais preferências. Em Portugal, o seu coração bate pelo Sport Lisboa e Benfica. Lá fora, torce por Barcelona e Chelsea.                                                                                                                                                 O Fernando escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona de Kika Nazareth conquista Taça da Rainha

O Barcelona venceu este sábado o Atlético Madrid por 2-0 e conquistou assim a final da Taça da Rainha de Espanha.

Portugal x Espanha: Antevisão, Estatísticas e Dica de Aposta para a Final da Liga das Nações

Portugal e Espanha enfrentam-se este domingo, 8 de junho de 2025, na Allianz Arena, em Munique, numa final histórica da Liga das Nações.

Imprensa italiana aponta Conrad Harder à Juventus

A Juventus está interessada numa possível contratação de Conrad Harder ao Sporting. Italianos de olho no avançado.

Mauro Xavier e Martim Mayer adiam possível candidatura à presidência do Benfica: «Tenho estado a estudar o caso com seriedade»

Mauro Xavier e Martim Mayer, possíveis candidatos à presidência do Benfica, adiaram decisão de avançar para as eleições.

PUB

Mais Artigos Populares

João Diogo Manteigas e a próxima época do Benfica: «Ameaçada pelo mandato insatisfatório de quatro anos»

João Diogo Manteigas é um dos candidatos à presidência do Benfica. Advogado deixou críticas ao mandado atual.

Victor Osimhen define futuro: Al Hilal paga 75 milhões e avançado vai viajar para a Arábia Saudita

Victor Osimhen está em vias de ser jogador do Al Hilal. O clube da Arábia Saudita vai pagar 75 milhões de euros pelo avançado nigeriano.

FC Porto: Há 3 clubes da Premier League que avançaram por Samu Aghehowa

O Chelsea, Aston Villa e o Newcastle estão interessados numa possível contratação de Samu Aghehowa ao FC Porto. Eis a situação.