Um 11 de luxo com jogadores formados no Schalke 04

    O Schalke 04 pode não se equiparar ao Borussia Dortmund e ao FC Bayern Munique a nível de sucesso, até porque neste século contam apenas com uma Taça e uma Supertaça da Alemanha, no entanto, a formar jogadores consegue competir com os melhores.

    Vários jogadores da formação brilharam na equipa principal, embora grande parte deles tivesse passagem curta e obtivesse sucesso em outros palcos.

    A academia Knappenschmiede produziu inúmeros talentos ao longo dos anos e várias estrelas do futebol mundial, e esse sucesso não surgiu do nada, como explica Peter Knabel. Para o diretor desportivo, o que torna o clube e a formação tão especiais deriva da 2ª Guerra Mundial, quando uma mistura de culturas e padrões distintos trabalhava nas minas da Renânia da Norte-Vestfália, desde polacos, a italianos, a turcos, entre outros. Esse fator trouxe benefícios, pois os filhos e netos dessas pessoas cresceram com uma mentalidade trabalhadora e com a dedicação certa para evoluírem rapidamente.

    “Não queremos treinadores a dar muitas instruções táticas a crianças com menos de 14 anos. O importante aqui é o tempo, e queremos que eles pensem ‘Quando?’, ‘O quê?’, por isso o 4-4-2 e o 3-5-2 não importam até essa idade. Se um treinador de sub-9 lhes disser que ganhar não é importante, deviam ver a cara deles. Ficam irritados quando perdem, mas o treinador nunca pode ficar mais do que os miúdos.”, explica Peter Knabel.

    O Bola na Rede fez um onze de diamantes, cujo talento encantou pela primeira vez com as cores do orgulho de Gelsenkirchen.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    João Pedro Rocha
    João Pedro Rochahttp://www.bolanarede.pt
    João é de Espinho, no norte de Portugal, é licenciado em Ciências da Comunicação e tem o objetivo de singrar no jornalismo desportivo. É um apaixonado pelo futebol e acompanha o desporto desde tenra idade, principalmente o campeonato português, as top 5 ligas e as competições europeias. Tem o tiki-taka de Pep Guardiola como referência futebolística.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.