A queda do Mito

    Cabeçalho Futebol InternacionalApós uma sequência de seis jogos sem vitória e três eliminações no ano, Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, a direção do São Paulo decidiu demitir o treinador Rogério Ceni. O antigo goleiro do São Paulo assumiu o clube em dezembro do ano passado e teve um aproveitamento de 50%. Realmente, o ano do Tricolor não tem sido bom, pois além das três eliminações do time na temporada o clube se encontra atualmente na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

    O Brasileirão é a única competição que o clube irá disputar pelo restante da temporada e isso, em tese, beneficiaria o São Paulo na maior competição nacional, pois tem mais tempo para preparar a equipe para os jogos do que tem os seus maiores rivais. O Palmeiras, por exemplo, está disputando três competições no momento, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, e o seu rendimento está acima do tricolor.

    A demissão do Rogério Ceni é complicada por diversos fatores, vou elencar três:

    FINANCEIRO

    Tem uma clausula no contrato do Rogério Ceni que prevê que se ele tiver mais de 47% de aproveitamento e o clube decidir demiti-lo, o São Paulo teria que paga-lo cinco milhões de reais de indenização. Como o treinador tem 50% de aproveitamento o valor indenizatório poderá ser cobrado. Esse valor é muito alto para o Tricolor. O São Paulo vive uma grave crise financeira que ninguém de fora do clube sabe ao certo como se deu. O que é de conhecimento de todos que as últimas gestões do clube acabaram atolando o São Paulo em dividas e todo balanço financeiro anual o clube fecha no vermelho. Para um clube do tamanho do São Paulo fechar todo ano no vermelho é por que estava sendo muito mal administrado. Nem dentro do campo os resultados estavam vindo. A maior despesa Tricolor no momento é com a dívida bancária. A “bomba” estourou esse ano. Apesar da cara contratação do atacante argentino Lucas Pratto, junto ao Atlético Mineiro, o clube se vê na posição de negociar seus principais jogadores e jovens revelações. Como aconteceu no caso do promissor atacante David Neres que foi negociado por 15 milhões de euros para o Ajax da Holanda. O zagueiro Maicon, ex-Porto, também saiu recentemente para o futebol turco.

     

    A DEMISSÃO DO MAIOR JOGADOR DA HISTÓRIA SÃO PAULINA

    Rogério Ceni é o maior jogador da história do clube. A sua contratação como treinador foi exclusivamente por esse motivo. Tudo bem que o ex-goleiro fez curso na Europa e se qualificou. Mas não era o momento dele começar a sua carreira no time profissional de um grande clube. A falta de experiência como treinador foi percebido em vários momentos, inclusive em muitas das suas entrevistas coletivas. Em campo o time parece não ter um bom horizonte pela frente. Não evolui e demonstra muita fraqueza tática e de qualidade técnica. Entretanto, apesar de considerar que não era o momento dele assumir o São Paulo, não posso julga-lo por isso. Afinal ele considerou que já estava apto para iniciar a sua carreira de treinador em um grande clube e quem o contratou também apostou nisso. Ceni “caiu de pé” e certamente não teve a sua imagem manchada com a torcida Tricolor. Nessa situação o maior culpado pelo fracasso da equipe na temporada é a diretoria São Paulina. A direção do São Paulo parece ter contratado o Rogério Ceni apenas para desviar as atenções dela. Contrataram o “Mito” e com isso criaram um “escudo” para se proteger das cobranças. Agora a direção terá que conviver com cobranças ainda maiores vindo da torcida.

    Rogério Ceni continuará a sua carreira de treinador em outro clube e a torcida São Paulina nunca o esquecerá Fonte: globoesporte.com
    Rogério Ceni continuará a sua carreira de treinador em outro clube e a torcida São Paulina nunca o esquecerá
    Fonte: globoesporte.com

    PLANEJAMENTO

    Qualquer clube que demite o seu treinador no meio da temporada atesta que o seu planejamento para o futebol no ano foi mal planejado. O São Paulo vem perdendo vários jogadores e pode perder outros durante a janela europeia que abriu.  Simultaneamente a saídas de jogadores, o clube tenta se reforçar. O meio campista Petros – que estava no Betis da Espanha – mal foi apresentado e já virou titular do time. Essa inconstância no plantel Tricolor prejudicaria qualquer treinador. Sendo assim podemos considerar que o treinador Rogério Ceni foi prejudicado no andamento do seu trabalho.

    O FUTURO

    O São Paulo está prestes a anunciar o treinador Dorival Júnior que teve ótima passagem pelo Santos na última temporada. Na verdade o Dorival é o único alento disponível no mercado de treinadores no Brasil nesse momento. Cabe a direção estabilizar o ambiente Tricolor para que o trabalho do futuro treinador seja bem feito.

    Já o Rogério Ceni tem o seu futuro incerto. Rogério é treinador de futebol, ponto. Mas a sua imagem vinculada ao São Paulo é enorme e os outros clubes sabem disso. Profissionalmente isso não teria que ter influência alguma, mas na cabeça dos torcedores e dos dirigentes pode influenciar essa ligação do técnico com o clube paulista. Talvez seja melhor o Rogério começar por baixo. Ser treinador de algum time de base ou assumir algum clube de menor expressão e até mesmo de divisão inferiores à Série A. Assim como quase todo treinador começa a sua carreira. Exemplo maior é o técnico Tite que iniciou a sua carreira de treinador no interior do Rio Grande do Sul. Considero o Rogério Ceni um profissionalmente inteligente e promissor. Portanto, com o tempo e com outras experiências na área ele tem tudo para evoluir.

    Foto de Capa: visãonoticias com

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Rui Costa justifica resultado líquido negativo do Benfica: «Deve-se ao desempenho da SAD»

    O Benfica apresentou um resultado líquido negativo de 21,122 milhões de euros referentes à temporada passada. Rui Costa justificou.

    1.º Dezembro elimina Oliveirense na Taça de Portugal com golo aos 96 minutos

    O 1.º Dezembro venceu esta noite o Oliveirense por 2-1 na segunda ronda da Taça de Portugal. Golo tardio aos 96 minutos.

    Sevilha derrotado e alimenta registo negativo na La Liga

    O Sevilha perdeu com o Alavés por 2-1 na jornada 6 da La Liga. A equipa tem apenas uma vitória no campeonato nacional.

    Braga dá gás ao acelerador e vence Nacional nos últimos 15 minutos

    O Braga venceu esta noite o Nacional da Madeira por 3-0 na jornada 6 da Liga Portugal. Os três golos surgiram na parte final do jogo.

    Portugal elimina Itália e está na final do Mundial Feminino de Hóquei em Patins

    Portugal venceu esta noite a Itália por 2-0 nas meias-finais do Mundial Feminino de Hóquei em Patins. Estão na final.
    Artigo anterior
    Próximo artigo
    César Mayrinck
    César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
    Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.