Brasil | Os treinadores portugueses no “país-irmão”

- Advertisement -

Empenho, metodologia, estratégias táticas e o grande conhecimento visto em equipas por toda a Europa sempre credenciaram a escola portuguesa de treinadores como uma das mais respeitáveis dentro das quatro linhas. Era uma questão de tempo até que o Brasil, conhecido mundialmente pelo futebol bem jogado, fosse explorar o potencial tático dos treinadores portugueses.

Numa nação acostumada a revelar os seus próprios craques, seja no balneário ou no relvado, a imprensa e os adeptos viram esta primeira interação portuguesa como uma ofensa à soberania do futebol brasileiro. Foi necessária uma passagem histórica e vitoriosa do mister Jorge Jesus e o prosseguimento vitorioso de Abel Ferreira para conseguir revolucionar e reverter totalmente este estigma, surgindo, a partir daí, uma necessidade de expandir a busca de treinadores para lá do oceano atlântico.

O impacto foi e continua a ser tão grande que o Brasil é, atualmente, o país estrangeiro com maior número de treinadores lusitanos no campeonato principal. Desta maneira, segue uma análise aos principais treinadores que continuam a brilhar em terras brasileiras.

Kayalu Castro da Silva
Kayalu Castro da Silvahttp://www.bolanarede.pt
Adepto incondicional de futebol, Kayalu apaixonou-se pelo desporto no momento em que sentiu pela primeira vez a vibração e paixão das claques. É este sentimento que ele projeta passar ao informar e apresentar tudo que o desporto mais popular do mundo traz. Além disso, os motores da Fórmula 1 e a competitividade do vólei enchem o resto da paixão deste brasileiro.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Soares Gonçalves conquista o seu primeiro troféu no Young Africans

Pedro Soares Gonçalves guiou o Young Africans à conquista do seu primeiro troféu, ao vencer a Mapinduzi Cup, numa final frente ao seu rival Azam.

Open da Austrália: Jaime Faria avança para a final da qualificação e Henrique Rocha é eliminado

Jaime Faria está na final da fase de qualificação para o quadro principal do Open da Austrália. Já Henrique Rocha acabou por ser eliminado na segunda ronda.

Andrew presta primeiras declarações como jogador do Flamengo após chegar ao Brasil: «Estou muito feliz com esta oportunidade»

Andrew foi recebido pelo adeptos do Flamengo na sua chegada ao Brasil na madrugada desta quarta-feira. O guardião refletiu sobre a sua nova 'casa'.

Benfica com noite complicada antes de enfrentar o FC Porto

O Benfica passou a última noite numa unidade hoteleira de Vila Nova de Gaia. Os jogadores foram incomodados de fogo de artifício.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United fecha a porta de saída a 3 jogadores: um deles já passou pela Primeira Liga

O Manchester United não espera realizar saídas neste mercado de transferências. Manuel Ugarte vai manter-se no plantel.

Filho de Zlatan Ibrahimovic assina pelo Ajax aos 19 anos

Maximilian Ibrahimovic, filho de 19 anos do antigo internacional sueco, é o mais recente reforço do Ajax. O extremo sueco deixou o AC Milan.

Quando a ideia serve o jogador (e não o contrário)

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site.