Brasil | Os treinadores portugueses no “país-irmão”

- Advertisement -

Empenho, metodologia, estratégias táticas e o grande conhecimento visto em equipas por toda a Europa sempre credenciaram a escola portuguesa de treinadores como uma das mais respeitáveis dentro das quatro linhas. Era uma questão de tempo até que o Brasil, conhecido mundialmente pelo futebol bem jogado, fosse explorar o potencial tático dos treinadores portugueses.

Numa nação acostumada a revelar os seus próprios craques, seja no balneário ou no relvado, a imprensa e os adeptos viram esta primeira interação portuguesa como uma ofensa à soberania do futebol brasileiro. Foi necessária uma passagem histórica e vitoriosa do mister Jorge Jesus e o prosseguimento vitorioso de Abel Ferreira para conseguir revolucionar e reverter totalmente este estigma, surgindo, a partir daí, uma necessidade de expandir a busca de treinadores para lá do oceano atlântico.

O impacto foi e continua a ser tão grande que o Brasil é, atualmente, o país estrangeiro com maior número de treinadores lusitanos no campeonato principal. Desta maneira, segue uma análise aos principais treinadores que continuam a brilhar em terras brasileiras.

Kayalu Castro da Silva
Kayalu Castro da Silvahttp://www.bolanarede.pt
Adepto incondicional de futebol, Kayalu apaixonou-se pelo desporto no momento em que sentiu pela primeira vez a vibração e paixão das claques. É este sentimento que ele projeta passar ao informar e apresentar tudo que o desporto mais popular do mundo traz. Além disso, os motores da Fórmula 1 e a competitividade do vólei enchem o resto da paixão deste brasileiro.

Subscreve!

Artigos Populares

Pré-temporada 2026/27: Eis as datas e adversários dos jogos de preparação do Sporting

Esta segunda-feira, o Sporting divulgou as datas e os adversários dos jogos de preparação da pré-temporada de 2026/27.

Sporting: Já é conhecida a data do arranque da pré-temporada dos leões

O Sporting regressa aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo no dia 1 de julho, iniciando a pré-temporada de 2026/27

Maxi Araújo reage ao empate do Uruguai e aborda o futuro no Sporting: «Não posso prometer nada»

Maxi Araújo voltou a brilhar no empate do Uruguai frente a Cabo Verde, acumulando já dois golos e uma assistência no Mundial 2026.

AC Milan: Jorge Mendes entra em cena e prepara-se para colaborar com Ruben Amorim

A imprensa italiana avança que Jorge Mendes pode vir a ter um papel importante nos próximos investimentos do AC Milan de Ruben Amorim no mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Selecionador da Costa do Marfim critica alemães: «Gostaríamos de ter visto mais fair-play»

O selecionador da Costa do Marfim criticou a Alemanha. Emerse Faé acusou os germânicos de falta de fair-play.

Lamine Yamal marca e entra na história ao lado de Pelé

Lamine Yamal marca o seu primeiro golo em Mundiais. Após grande jogo entra na história ao lado de Pelé.

João Pinheiro nomeado para quarto árbitro no duelo entre Marrocos e Haiti do Mundial 2026

O árbitro português João Pinheiro foi nomeado pela FIFA para desempenhar funções de quarto árbitro no encontro entre Marrocos e Haiti.