Corinthians surpreende e é o mais eficiente do Brasileirão

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Brasileira

Contestado desde o início da temporada por jornalistas e até torcedores, o Corinthians é sem dúvidas a grande surpresa positiva do ano até agora. Além de ter sido campeão paulista – quando era tido como a 4ª força por muitos – o timão tem o melhor aproveitamento da 7.ª rodada do brasileirão desde 2003 – ano que a competição passou a ser disputada no sistema de pontos corridos. Com nada mais nada menos que 1 empate e 6 vitórias consecutivas, o Corinthians tem surpreendentes 90,5% de aproveitamento e lidera o campeonato.

Time forte mesmo com limitações técnicas

É fato que o elenco corintiano está longe de ser o mais técnico ou o mais qualificado do futebol brasileiro, mas também é fato que é o time que vem fazendo partidas mais eficientes em relação aos outros.  do ponto de vista tático, a equipe alvinegra tem feito atuações quase perfeitas, principalmente defensivamente. É um time que joga compacto e extremamente forte na marcação, o que dificulta as investidas dos adversários. Nesse campeonato brasileiro, por exemplo, o Corinthians levou somente 5 gols até agora.

Maicon domina a bola entre dois jogadores do Cruzeiro na partida válida pela 7ª  rodada do Campeonato brasileiro na Arena Corinthians Fonte: SC Corinthians
Maicon domina a bola entre dois jogadores do Cruzeiro na partida válida pela 7ª rodada do Campeonato brasileiro na Arena Corinthians
Fonte: SC Corinthians

Visitante indigesto

O aproveitamento fora de casa também tem sido um ponto forte do Corinthians em 2017. No campeonato paulista, por exemplo, dos 8 jogos que disputou como visitante perdeu somente 1. E nesse campeonato brasileiro, o aproveitamento fora de casa é de 100%. Muito disso se deve à postura tática da equipe frente aos adversários quando joga longe do Parque São Jorge. O Corinthians é um time consistente na defesa que busca o gol a todo momento. Um estilo muito parecido com a equipe de Tite, que conquistou o brasileirão de 2015.

Treinador competente

Fábio Carille, ao substituir Tite – que assumiu a Seleção brasileira  – teve um início de trabalho completamente conturbado, tanto pela rejeição inicial dos torcedores  quanto pela pressão pela falta de experiência com equipes grandes do futebol nacional. Mas aos poucos – e com muito trabalho – o jovem treinador corintiano foi se consolidando como peça fundamental para ótima campanha que a equipe vem fazendo em 2017. Hoje, Carille é tratado como unanimidade no clube paulista.

Com um estilo bem parecido com o de seu antecessor, Carille preza pela consistência defensiva da equipe e busca os gols por meio de contra-ataques rápidos. Fórmula que tem funcionado bem esta temporada.

Já pode sonhar com o título?

Obviamente é muito cedo pra especular quem será o campeão brasileiro este ano, no entanto, algumas equipes já mostram que estão em um nível bem melhor que as outras, é o caso do Corinthians. Além disso, por ser uma competição extremamente longa e com 2 jogos por semana, o Campeonato Brasileiro exige preparação física e um bom elenco das equipes, pois haverá momentos da competição que será preciso substituir à altura os jogadores. E é justamente esse o calcanhar de Aquiles da equipe alvinegra. O Corinthians tem um time titular muito bom, mas reservas que estão em nível muito inferior. Portanto, se quiser sonhar com o título brasileiro, o Corinthians vai ter que se reforçar, principalmente no meio campo.

Foto de Capa: SC Corinthians 

Renato M. Mendes
Renato M. Mendeshttp://www.bolanarede.pt
Jornalista brasileiro apaixonado por Rock and roll, poesia e futebol. Desde criança tem no primeiro campeão mundial (Palmeiras) um amor irrestrito. Fascinado pelo mundo da bola, resolveu dedicar parte de seu tempo a fazer análises sobre o futebol de seu país, tendo sempre como horizonte a ética jornalística.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico e todos os artigos são redigidos em português do Brasil.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruma responde ao Bola na Rede: «Tivemos azar no início da época»

Bruma marcou presença na sala de imprensa do Allianz Stadium, onde fez a antevisão da partida entre o Benfica e a Juventus.

Os 5 maiores destaques da CAN 2025

Para resumir este torneio incrível, escolhemos os cinco jogadores que mais brilharam na CAN em 2025 e que foram decisivos para as suas seleções.

Luis Enrique esteve próximo de rumar ao Sporting: «Foi muito simpático, muito direto»

Luis Enrique esteve perto de se transformar em treinador do Sporting, ainda numa fase embrionária da sua carreira como técnico.

Mercado Benfica: Há proposta de 11 milhões de euros por Andreas Schjelderup

O Club Brugge apresentou uma oferta de 8+3 milhões de euros por Andreas Schjelderup. Benfica quer mais pelo avançado.

PUB

Mais Artigos Populares

A única vez que a Juventus venceu ao Benfica em jogos oficiais na história

O Benfica e a Juventus voltam a encontrar-se esta quarta-feira. Bianconeri só ganharam uma vez às águias em jogos oficiais.

Já há 11 equipas confirmadas que avançarão na Champions League e uma delas é o Sporting

O Sporting já garantiu passagem à próxima fase da Champions League. Caso não consiga acabar no top-8, playoff está assegurado.

Abel Ferreira sofre uma das maiores derrotas da sua carreira pelo Palmeiras

O Palmeiras foi derrotado pelo Novorizontino por quatro bolas a zero, em jogo da quarta jornada do Campeonato Paulista.