É um clássico gaúcho, che!

- Advertisement -

brasileirao

Estamos no Rio Grande do Sul. Mas esta é uma terra diferente das restantes do Brasil. É o Estado mais a sul de Terras de Vera Cruz. Aqui o clima é frio. As pessoas comem carne de churrasco até no pequeno-almoço. Tomam o famoso chimarrão (não, o chimarrão não é nenhuma carne, mas sim uma folha de chá) e ainda têm a mania de tratar os outros por che! Talvez uma mera coincidência de quem está tão perto das pampas. Hoje é dia do clássico entre Grêmio e Internacional. E a cidade de Porto Alegre vai parar.

– “Que é isso? Camisa azul? Não, não. Azul não pode ser! Veste antes esta vermelha.”

– “Corrigindo os testes com caneta vermelha? Ah, larga isso! Toma esta caneta azul.”

É isto que os adeptos de uma e outra equipa poderão ouvir dos mais fanáticos. E ninguém escapa a estes comentários quando se faz tão escandalosa ignomínia. O Grêmio é tricolor. Azul, preto e branco. O Inter joga com o tradicional vermelho e branco. Tricolor e Colorado. O clássico do sul. Este é o GreNal!

GreNal, um clássico de super-heróis Fonte: zerohora.clicrbs.com.br
GreNal, um clássico de super-heróis
Fonte: zerohora.clicrbs.com.br

Ambos os emblemas têm um grande historial. O Grêmio já foi duas vezes campeão brasileiro e tem quatro Copas do Brasil. O Inter é tricampeão mas só tem uma copa do Brasil. Em termos internacionais equivalem-se. Duas Libertadores para cada um e um mundial de clubes também. Em termos de Estaduais há vantagem para o Colorado: são 42, enquanto os rivais gremistas têm 36. Só que existe um título que os gremistas gostariam de não ter. E esse título ninguém quer: campeão da Segunda Divisão por uma vez, em 2005. O Internacional nunca desceu de divisão.

Ah, e a célebre frase do “clássico é clássico e vice-versa” foi proferida por Mário Jardel em vésperas de um GreNal. O passado conta pouco para cada jogo, de facto. Ambos os clubes têm história. Os dois contribuem para que o Rio Grande do Sul e o Brasil fiquem cada vez mais alegres.

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

México x Inglaterra adiado devido ao mau tempo: eis o novo horário para o arranque do jogo do Mundial 2026

O México x Inglaterra foi adiado por uma hora devido ao mau tempo. Jogo tem início previsto para as 02h da manhã.

Fim de uma era: eis o último golo de Neymar na história dos Mundiais

A Last Dance de Neymar terminou em lágrimas, mas com um golo. Brasil e Noruega defrontaram-se nos quartos de final do Mundial 2026.

Eis o golo do bis de Erling Haaland que surpreende completamente e elimina o Brasil no Mundial 2026

Super Erling Haaland em ação a fazer o 2-0 na partida. Brasil e Noruega defrontam-se nos quartos de final do Mundial 2026.

Noruega elimina Brasil do Mundial 2026 com bis de Erling Haaland e segue para os quartos de final

A Noruega venceu o Brasil e está nos quartos de final do Mundial 2026. Surpresa total com a canarinha a sair fora da competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Andreas Schjelderup assiste Erling Haaland e Noruega mete-se a vencer o Brasil no Mundial 2026

Está desfeito o nulo: Erling Haaland é o culpado. Brasil e Noruega defrontam-se nos quartos de final do Mundial 2026.

Sporting: há interessados em Giorgi Kochorashvili mas o próprio médio pode complicar a situação

PAOK e Panathinaikos estão interessados em Giorgi Kochorashvili, mas o médio quer regressar à La Liga em breve.

Diogo Dalot surpreende adepto e oferece bilhetes para o jogo de Portugal

Diogo Dalot juntou-se ao youtuber Zachery Dereniowski para surpreender um adepto com a camisola de Diogo Jota.