É uma Copa brasileira, com certeza!

- Advertisement -

brasileirao

Já se iniciou a Taça dos Libertadores da América. A mais importante competição das Américas. Do novo mundo. Bonito nome. AMÉRICA! Dizem que foi o antigo navegador Américo Vespúcio o primeiro ser do mundo civilizado a pisar a Terra Nova. E esta, hein? Cristóvão Colombo renegado da história…

Enfim, uma coisa é certa. O Brasil não tem nada a ver com esta história. Isto é, com os feitos da libertação das Américas. Até porque, como se sabe, ficou um país uno e indivisível (mas não nos moldes de Salazar) e de dimensões continentais. Ou seja, o que se passa na América do Sul reflete um pouco o que se passa na Península Ibérica: um Portugal unido, onde se fala a uma só voz, e uma Espanha dividida, onde se falam várias línguas e dialetos e os sentimentos de pertença são, não raras vezes, impostos e não partilhados. Tal e qual como na fulva América Latina. Os países espanhóis possuem muita rivalidade entre si.

Isto para explicar que o processo de independência do Brasil, que se deu em 1822, no mesmo ano da Primeira Carta Constitucional Portuguesa, foi mais ou menos pacífico. Salvo o triste episódio do assassinato de Tiradentes. Joaquim José da Silva mais Xavier. Nome mais português que muitos lusitanos. De facto, a Inconfidência Mineira foi a organização mais “organizada” do Brasil para lidar com a questão da independência. Mas tudo muito pacífico. Até porque o D.Pedro I do Brasil era o nosso… exatamente: D.Pedro IV!

Aquela que todos desejam Fonte: Netplacar.blogspot.com
Aquela que todos desejam
Fonte: Netplacar.blogspot.com

No Brasil existem 26 Estados e um Distrito (Brasília, capital). Cada um deles tem uma bandeira. No estandarte de Minas Gerais pode ler-se em bom latim: Libertas quae sera tamen.[1] É o único indício de alguma rebeldia. De resto… tudo pacífico. Como o oceano.

Nas partes espanholas foi tudo diferente. Guerras com a metrópole, guerras entre os próprios países (Guerrra do Paraguai, por exemplo). Assim, o Brasil saiu reforçado com fronteiras bem delineadas e uma língua extendida a todo o território. Sem dialetos (tirando os dos índios).

Como vêem, o Brasil não é tido nem achado nesta história. O nome foi ficando. Já todos se habituaram. Agora nada a fazer.

São seis as equipes brasileiras inseridas na Libertadores. A saber: O campeão nacional Cruzeiro; o campeão da Libertadores passada, Atlético mineiro – será interessante ver a prestação dos dois gigantes mineiros – a surpresa Atlético Paranaense; os cariocas Botafogo e Flamengo; e ainda o Grêmio, que já começa a ser um habitué nestas andanças, mas sem os resultados desejados.

Eu não sei, Não posso saber, mas cheira-me que este ano será difícil para todos, obviamente. Porém, cheira-me, cheira-me que o Brasil vai fazer o inédito penta na competição – em 2010 venceu o Internacional, em 2011 o Santos, no ano seguinte o Corinthians e agora foi o Atlético de Minas Gerais. Depois de várias alterações aos regulamentos (como no caso de nas meias-finais estarem presentes duas equipas brasileiras elas terem de jogar obrigatoriamente entre si), esta competição começa a sentir a força de um país monstruoso. Que vai tendo cada vez mais poder. E a bolha pode rebentar. O polvo tem força e lança os seus tentáculos. Veremos se ele é morto. Só que se for, devido ao seu poder, todos os outros irão com ele.



[1] “Liberdade ainda que tardia”

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Noruega vence Senegal e vai disputar liderança do Grupo I com a França já com o apuramento para os 16 avos de final do...

A Noruega venceu Senegal e está nos 16 avos de final do Mundial 2026. Última jornada vai decidir vencedor do grupo.

Lionel Messi e Kylian Mbappé disparam na corrida à Bota de Ouro do Mundial: eis os melhores marcadores da prova

Com os dois golos apontados frente à Áustria, Lionel Messi isolou-se no topo da lista de melhores marcadores do Mundial 2026.

Chuva trouxe Tempestade Mbappé e França vence Iraque no jogo mais longo do Mundial 2026 para seguir para os 16 avos de final

Mais um jogo, mais uma vitória da França. Triunfo sobre o Iraque em jogo marcado por uma tempestade que interrompeu o encontro.

EM DIRETO: Roberto Martínez faz a antevisão do Portugal x Uzbequistão do Mundial 2026

Roberto Martínez fez a antevisão do Portugal x Uzbequistão. O selecionador nacional lançou o segundo jogo luso no Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Autorização final: jogadores de França e Iraque já voltaram ao relvado para aquecer e há nova hora para o início da 2ª parte do...

O França x Iraque vai ser reatado às 00h50. Jogadores já estão no relvado a aquecer para o início da segunda parte.

Já há previsão para o retomar do França x Iraque do Mundial 2026 depois da interrupção pela trovoada

O França x Iraque está previsto para ser retomado às 00h. Antes disso, os jogadores das duas seleções terão um período de aquecimento.

Julián Álvarez pressiona saída do Atlético Madrid: «Quero cumprir o meu sonho»

Julián Álvarez assumiu a intenção de deixar o Atlético Madrid e garante que uma transferência é a melhor solução para todas as partes.