Em 2019 o Flamengo precisa de parar de cheirar

- Advertisement -

A equipa com mais adeptos do Brasil está há nove anos sem conquistar o Campeonato Brasileiro e há amargos 37 sem levantar a Taça Libertadores da América. Por conta do deprimente jejum de títulos relevantes, o clube carioca ficou conhecida no Brasil como aquele que sente somente o “cheirinho” dos títulos, enquanto os rivais levantam as taças. Situação que não condiz com o atual momento do Flamengo, que é dono de uma das maiores estruturas de futebol do país, além de possuir o maior poder financeiro entre os clubes da Série A do Brasileirão.

Mesmo com todo o poderio financeiro, em 2018, o Clube de Regatas do Flamengo viu o Cruzeiro EC ser Campeão da Copa do Brasil, o Botafogo ser campeão do Campeonato Carioca e o SE Palmeiras ser campeão brasileiro. Os flamenguistas ainda sofreram com a queda nos oitavos-de-final da Libertadores para o Cruzeiro, perdendo em casa por 2-0, no primeiro jogo. Aparentemente apáticos a todos os fracassos acumulados no ano anterior, as “estrelas” do elenco flamenguista pouco colaboraram para que a temporada tivesse um desfecho diferente. O veterano Diego Ribas e o atacante Vitinho não foram capazes de fazer a diferença em campo. Já o badalado guarda-redes Diego Alves, contratado ao Valencia CF, foi apenas mais um fator negativo do Flamengo na temporada. Até mesmo Lucas Paquetá, recentemente transferido para o AC Milan, jogou mal no final da temporada.

Luiz Fernando ironiza o Flamengo fazendo o gesto do “cheirinho” 
Fonte: Botafogo de Futebol e Regatas

Além da apatia dos jogadores e do amadorismo da diretoria, em alguns casos, a equipa carioca também teve um fraco comando técnico durante 2018. Primeiro, com o previsível Paulo César Carpegiani, depois com o inexperiente e inexpressivo Maurício Barbieri. Por fim, quando tudo já se encaminhava para o fracasso, Dorival Júnior, o “menos mau” dos três. Dorival, diferente dos demais, conseguiu fazer o Flamengo jogar melhor, entretanto, na fase final do Campeonato Brasileiro, onde já era tarde de mais para uma reação flamenguista rumo ao título.

2019, no entanto, começou com uma perspectiva mais favorável para o clube da Gávea. A nova diretoria, mais rápida e certeira que a anterior, contratou o experiente e vitorioso Abel Braga para comandar a equipa, contratou o “artilheiro” do Brasileirão 2018, o atacante Gabriel Barbosa (Gabigol) e o médio uruguaio Arrascaeta, do Cruzeiro, além do promissor central Rodrigo Caio, que estava com problemas no São Paulo FC. Quatro contratações que mostram a força do Flamengo no mercado nacional e que elevarão o patamar técnico do clube, uma vez que base de 2018 será mantida.

Gabriel Barbosa é apresentado ao Flamengo como um dos principais reforços para a temporada 2019 Fonte: Clube de Regatas Flamengo

Diferente dos últimos anos, é fundamental que o Flamengo seja, na prática, uma equipa tão boa quanto na teoria. De nada adianta um ótimo plantel, se os jogadores não corresponderem em campo. O Palmeiras de 2017 é um bom exemplo disso. 2019 é o ano para o Flamengo deixar de “cheirar” os títulos e conquistá-los, pois a maior massa adepta do Brasil, a diretoria flamenguista e o futebol brasileiro clamam por isso. Os cariocas têm muitas coisas a aprender com os próprios erros dos anos anteriores, principalmente nos quesitos de humildade e gestão.

Foto de capa: Flamengo

Renato M. Mendes
Renato M. Mendeshttp://www.bolanarede.pt
Jornalista brasileiro apaixonado por Rock and roll, poesia e futebol. Desde criança tem no primeiro campeão mundial (Palmeiras) um amor irrestrito. Fascinado pelo mundo da bola, resolveu dedicar parte de seu tempo a fazer análises sobre o futebol de seu país, tendo sempre como horizonte a ética jornalística.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico e todos os artigos são redigidos em português do Brasil.

Subscreve!

Artigos Populares

Encaixe milionário do Sporting com negócio de Ousmane Diomande: Eis os moldes da venda ao Nottingham Forest

O Sporting comunicou à CMVM todos os valores da transferência de Ousmane Diomande para o Nottingham Forest.

Futuro em aberto para três jogadores do Real Madrid: José Mourinho quer um plantel curto

Raúl Asencio, Eduardo Camavinga e Ferland Mendy podem estar de saída do Real Madrid de José Mourinho, que pretende um plantel com apenas 23 elementos.

Ousmane Diomande e a mudança para o Nottingham Forest: «É um clube histórico, por isso estou muito contente por estar aqui»

Ousmane Diomande prestou as primeiras declarações como jogador do Nottingham Forest. Defesa-central falou sobre a relação com Ibrahim Sangaré.

Oficial: Samuel Portugal deixa o FC Porto e assina pelo Gil Vicente

Samuel Portugal foi apresentado como reforço do Gil Vicente. Guarda-redes deixou o FC Porto e assinou um contrato válido até 2028.

PUB

Mais Artigos Populares

Champions League Feminina: Já é conhecido o emparelhamento da 3.ª pré-eliminatória

O sorteio da 3.ª pré-eliminatória da Champions League Feminina foi realizado esta terça-feira. Restam apenas nove lugares para a fase de liga.

Fotis Ioannidis segura o lugar na frente de ataque do Sporting para a receção ao Vitória SC

O jornal A Bola avança que Rui Borges voltará a apostar em Fotis Ioannidis para a segunda jornada da Primeira Liga, mantendo Luis Suárez no banco de suplentes.

Oficial: Ousmane Diomande deixa Sporting e reforça Nottingham Forest

O Nottingham Forest oficializou a contratação de Ousmane Diomande. Defesa-central deixou o Sporting neste mercado de verão.