Jorge Jesus estreia com dificuldade no Flamengo

- Advertisement -

O futebol brasileiro retornou após a parada para a Copa América. Sem sombra de dúvidas a maior novidade desse retorno é o Flamengo que agora é comandado pelo treinador português Jorge Jesus. Após mais de um mês do anúncio da sua contratação, finalmente vimos o seu primeiro jogo à frente do rubro-negro. A partida foi contra o Athletico Paranaense, em Curitiba.

Ainda é cedo para avaliar o trabalho de Jesus, mas já podemos tirar algumas primeiras conclusões. Havia a expectativa da equipe entrar em campo no 4-1-3-2, uma tática um tanto quanto ousada pelo adversário que tinha pela frente. Mas Jesus optou pela precaução e o Flamengo entrou na Arena da Baixada no 4-3-3. A mesma tática já utilizada pelo ex-treinador Abel Braga. Portanto, taticamente o rubro-negro foi o mesmo.

O time titular foi formado com: Diego Alves; Rodinei, Leo Duarte, Rodrigo Caio, Renê; Willian Arão, Cuéllar, Arrascaeta; Vitinho, Gabigol e Bruno Henrique. A grande contratação desse meio de temporada, o lateral Rafinha, ficou como opção no banco. Assim como o meia Diego.

A cautela usada por Jesus era compreensível. Afinal tinha pela frente um dos melhores mandantes do futebol brasileiro, com um ataque veloz que enfiou 3 a 0 no Boca, pela Libertadores. Além do fato de ser a sua estreia no comando da equipe.

A primeira parte foi bastante movimentada e de maior intensidade dos paranaenses. O Flamengo marcava com linhas altas, sobre pressão. Tentava dificultar a saída de bola do Athletico. Mas o Furacão tinha uma vólvula de escape que era a bola esticada. As melhores chances de gol foram com essa jogada e chegaram até balançar a rede, mas o gol foi bem anulado por impedimento. O Flamengo sofreu demais com esse tipo de jogada, não conseguia marcar com eficiência para neutraliza-la.

Chegando ao ponto do “Mister”, assim que Jesus gosta de ser chamado, discutir com o atacante Vitinho, pois o mesmo não estaria voltando para marcar o lateral esquerdo do Athletico Paranaense. Na parte ofensiva o time foi bem modesto, tímido. O time jogou com Arrascaeta e Vitinho mais abertos e o Gabigol com Bruno Henrique centralizados. Então a armação das jogadas ficou prejudicada e o meio-campo ficou bastante carente. O ideal seria trazer o Arrascaeta pelo meio e abrir o Bruno Henrique. Deixando o Gabigol mais avançado.

A primeira parte terminou sem gols, com o Flamengo atacando pouco e tendo apenas 43% da posse de bola. Números pobres para uma equipe tão qualificada.

A segunda parte iniciou como terminou a primeira. Sem substituição no Flamengo e com o Athletico em cima. O abafa funcionou e aos 49 minutos o Furacão abriu o marcador. O Athletico era bem superior. Chegou a fazer outro gol que foi muito bem anulado por impedimento.

Para tentar inibir o impeto do adversário, Jesus promoveu duas mudanças. Saíram Cuéllar e Vitinho e entraram Diego e Everton Ribeiro. No lance seguinte das substituições o Flamengo achou o seu gol com o atacante Gabigol que finalizou bonito na saída do goleiro Santos.

O atacante Gabigol salvou o Flamengo de sair com uma derrota na estreia do treinador Jorge Jesus.
Fonte: FlamengoRJ

As substituições aparentavam ter dado certas, pois após empatar o Flamengo teve 12 minutos com o jogo nas mãos. Tinha mais a posse de bola, conseguia chegar com mais perigo e ameaçava constantemente a meta do Athletico. Pela primeira vez na partida o Mengão estava melhor. Vale ressaltar a ousadia de Jesus em sacar um volante para colocar um meia de criação. Na prática o time ficou apenas com o Arão para fazer a marcação no meio-campo.

Entretanto, após esses 12 minutos pressionando o adversário o jogo novamente se inverteu. O Athletico retomou com as rédeas do confronto e matou o time do Flamengo em campo. Chamou a atenção os ataques do Furacão pelo setor direito defensivo do Flamengo. O contestado lateral Rodinei parecia perdido em campo. O Athletico sempre atacava por aquele lado e parecia, também, que o Jesus não enxergava essa fragilidade na sua equipe.

A pressão paranaense era tão grande que o treinador substituiu seu time pela última vez. Saiu o atacante Bruno Henrique e entrou o volante Piris da Motta. A intenção era encorpar o meio-campo. Mesmo com a substituição, o Flamengo esteve bem próximo de perder o jogo e o Athletico sempre criava perigo.

A partida terminou empatada em 1 a 1 e o jogo de volta entre as duas equipes será na próxima quarta-feira no Maracanã. A sensação que ficou da estreia do Jesus é que o time do Flamengo mostrou as mesmas deficiências que vinha apresentando antes da sua chegada. Um time com uma transição defensiva lenta, que não trabalha a bola e sem um impeto ofensivo inteligente e constante. Claro que devemos fazer algumas ressalvas.

Esse foi o primeiro jogo do treinador com o Flamengo. Jogou contra um adversário muito forte fora de casa e o placar final acabou sendo bastante aceitável. A postura ativa do treinador à beira do campo também chamou a atenção positivamente. Porém, não temos como esconder as falhas da equipe que foram muitas. Agora é aguardar a sequência dos jogos. No Brasil, não tem muito tempo para o trabalho a longo prazo. Ou o treinador vence ou é demitido. Jesus também terá que lidar com essa pressão, caso venha.

No Domingo, JJ vai se estrear também no Brasileirão, já que o Flamengo recebe o Goiás. As expectativas novamente, vão ser altas e os adeptos do mengão estão cheios de fé e não podem esperar mais para ver os resultados que a chegada do português deixaram no ar. Para os mais impacientes, podem dar uma vista sobre a opinião dos sites de previsões. Aliás, podem mesmo ver os prognósticos futebol na SOSapostas, site que acompanha e faz as previsões de todos os jogos dos maiores times do mundo, incluindo as equipes do Brasil. Quanto à Copa do Brasil, o retorno será no dia 18, com o Mengão a receber de volta o Athletico.

Foto de Capa: Flamengo

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Diretor desportivo do Deportivo: «Yeremay Hernández? Não há ofertas»

Ainda não há ofertas por Yeremay Hernández, garante Fernando Soriano (diretor desportivo do Deportivo de la Coruña). Sporting prepara uma.

Imprensa italiana garante: Alan Varela na lista de gigante da Serie A

Alan Varela é um dos jogadores na lista da AS Roma, de acordo com a imprensa italiana. Manu Koné pode sair neste verão.

Benfica vai à carga por avançado do Al Nassr: eis as últimas novidades

O Benfica avança para a contratação de Jhon Durán. Águias querem empréstimo e Mário Branco viaja para a Arábia Saudita.

Ibrahima Ba não vai mesmo para o Benfica e já tem destino fechado

Está fechado: Ibrahima Ba vai ser jogador do Estrasburgo. Pacote ronda os 20 milhões de euros, já com variáveis incluídas.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Yarmouk de João Mota termina estágio sem derrotas

João Mota fechou o estágio com o Al Yarmouk no Cairo sem derrotas. A equipa orientada pelo português não foi além de um 0-0 com o La Viena.

Sporting: esteve a um passo de sair de Alvalade mas encontra-se bem colocado para manter-se de leão ao peito

Ricardo Mangas esteve perto de sair do Sporting para o Panathinaikos, mas tem deixado uma boa imagem na pré-temporada.

AC Milan: Jorge Mendes propõe português a Ruben Amorim

Jorge Mendes propôs ao AC Milan o nome de Tiago Santos, lateral direito que representa o Lille e que pode trocar de clube.