Crónica de um campeão anunciado

- Advertisement -

brasileirao

É há quase três anos que estou nesta casa e que escrevo sobre o futebol brasileiro. Curiosamente, nas duas vezes anteriores, quando me foi dada a possibilidade e a oportunidade de falar sobre o campeão brasileiro em questão, ele foi o mesmo: o Cruzeiro. Mas hoje o dia não é dos celestes de Minas Gerais. Hoje o dia é de outro gigante.

Como decerto terão reparado, caros leitores, o título deste artigo é inspirado num dos grandes livros da literatura mundial. Escrito, também o mesmo, por outro Golias dessa área: “Crónica de uma morte anunciada”, Gabriel García Marquez. Um livro que todos devem ler. E quem já o fez sabe o final. Só que, desta feita, o final de que agora falamos é bom. Relembremos.

Palavras? Para quê?  Fonte: blogs.band.com.br
Palavras? Para quê?
Fonte: blogs.band.com.br

Até há bem pouco tempo, o clube que hoje se tornou campeão do Brasil tinha tido uma hecatombe: tinha descido até à Série C (equivalente à terceira divisão) do Brasil. Em pouco tempo, o atual técnico Tite tomou as rédeas do comando técnico e levou o Sport Club Corinthians Paulista a mais um saboroso título. Isto depois de, por exemplo, o mesmo treinador ter ganho mais um título nacional em 2011 e ainda uma Libertadores e Intercontinental, em 2012, entre outros títulos. O Corinthians está, deste modo, de parabéns. Fez uma campanha sólida, através da qual depressa se percebeu que o alvinegro paulista iria levar a melhor sobre a concorrência. E este campeonato tem muito a mão de Tite, mas também de jogadores experientes que compõem o plantel dos Gaviões da Fiel. Os casos de Jadson, do renascido Wagner Love e do nosso bem conhecido Elias são disso exemplo.

Enfim, um título mais do que merecido, de uma das maiores torcidas do Brasil e também das maiores do mundo, em termos de número de adeptos. Tite revela aqui que talvez hoje em dia seja o único brasileiro capaz de comandar com pulso de ferro a seleção canarinha, que tão necessitada está de uma liderança fortalecida. O Corinthians é campeão do Brasil. Hoje a nação alvinegra pode festejar. E garanto – porque já estive em São Paulo – que o foguetório vai durar bem mais que uma noite…

 

Foto de capa: www.sportt.com.br

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mauricio Pochettino analisa EUA x Bélgica, reage ao ‘caso Balogun’ e aborda futuro: eis o que disse

Mauricio Pochettino reagiu à derrota dos Estados Unidos frente à Bélgica e consequente eliminação nos oitavos de final do Mundial 2026.

Atenção, Espanha: Médio da Bélgica sofre grave lesão e falha o resto do Mundial 2026

Amadou Onana vai falhar o resto do Mundial 2026 e o início da próxima temporada. Médio da Bélgica sofreu grave lesão.

Jovem inglês apontado ao Sporting prestes a prolongar ligação com o Chelsea

Jesse Derry, jovem extremo de 18 anos na mira do Sporting, está na fase final das negociações com o Chelsea para a renovação de contrato.

Rudi Garcia já olha para o próximo jogo da Bélgica: «Defrontar a Espanha é especial»

A Bélgica goleou os Estados Unidos por 4-1 e vai enfrentar a Espanha nos quartos de final do Mundial 2026. Eis o que disse Rudi Garcia.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal: Eis os 4 jogadores que já abandonaram o estágio da Seleção Nacional

José Sá, Gonçalo Inácio, João Félix e Gonçalo Ramos deixaram o estágio de Portugal, depois da derrota frente a Espanha nos oitavos do Mundial 2026.

Jorge Andrade avalia o regresso de José Mourinho ao Real Madrid: «Agora é um treinador com muito mais experiência»

Jorge Andrade elogia o regresso de José Mourinho ao Real Madrid. O antigo jogador trabalhou com o treinador luso em 2002.

Newcastle encontra sucessor de Sandro Tonali no Ajax: Médio de 18 anos chega por 27 milhões de euros

O Newcastle assegurou a contratação do jovem talento Sam Steur, por 25 milhões de euros. Jovem de 18 anos alinhou em 25 jogos pelo Ajax.