Sem Neymar, Brasil joga aliviado na Copa America

- Advertisement -

A seleção brasileira estreou com vitória na Copa América, 3 a 0 sobre a fraca Bolívia. Após um primeiro tempo abaixo da crítica, a equipe saiu vaiada para o intervalo, o Brasil retornou melhor para a segunda etapa e se impôs em campo. Philippe Coutinho (2x) e Everton Cebolinha foram os autores dos gols. Apesar da baixa exibição, foi possível notar que o Brasil pode evoluir muito e a ausência do Neymar pode até ser benéfica.

Neymar é o melhor jogador técnico que a seleção canarinho possui. Nenhum outro tem tanta técnica e habilidade quanto o camisa 10 do PSG. Claro que se avaliarmos apenas esse fato podemos considerar que o Neymar faz falta em qualquer clube ou seleção do mundo. Porém, o jogador de futebol não se faz apenas da sua habilidade. Muito se debateu no Brasil sobre qual seria a melhor contratação para o Real Madrid, Hazard ou Neymar. Em termos de habilidade creio que não há discussão de que o brasileiro leva ampla vantagem sobre o belga. Mas se analisarmos outros fatores, como jogar pela equipe, o Belga ganha com boa margem.

David Neres possui características semelhantes ao Neymar 
Fonte: CBF

Na seleção brasileira o clima estava tenso com Neymar. As questões extra campo estavam pesando. Primeiro foi a agressão ao torcedor na final da Copa da França que colocou em discussão se o atleta deveria ser convocado. Vale lembrar que na temporada passada Tite não convocou o meia atacante Douglas Costa, da Juventus, pois, o jogador teve um ato de indisciplina em um jogo da Vecchia Signora. Mas com Neymar o tratamento foi diferente. Além da questão da agressão, o jogador do PSG se envolveu em outra polêmica em que foi acusado de estupro. O caso ainda está sendo investigado pela polícia.

Entretanto, foi uma situação que prejudicava todo grupo. Diariamente o Tite respondia mais sobre as questões referentes ao Neymar do que sobre a preparação para Copa América. A concentração da seleção sempre era visitada pela polícia que ainda investiga o caso. Ou seja, não tinha como ter paz. Não estou aqui para julgar o Neymar sobre a acusação que sofre, pois seria leviano e isso cabe a polícia. Mas todas essas polêmicas extra campo poderiam prejudicar o trabalho do grupo.

Neymar foi cortado da Copa América pela lesão que teve no amistoso contra o Catar. Após o corte as atenções voltaram exclusivamente para a seleção. Jornalistas que cobrem in loco a seleção canarinho afirmam que o ambiente mudou, está mais leve. Em campo o Brasil também pode se beneficiar dessa ausência. É necessário que o Tite desenvolva o time sem depender do Neymar, fazendo com que a seleção jogue de maneira diferente. A má estreia está mais ligada a formação iniciada pelo técnico Tite, com dois volantes, do que pela ausência do Neymar. É evidente que o Brasil perde tecnicamente sem o Neymar, mas o elenco tem jogadores que podem suportar essa ausência e conquistar a Copa América após 12 anos.

Foto de Capa: CBF

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

O melhor do mundo canta Oasis e o roteiro mais épico do Tintin nas Américas – Diário do Mundial 2026 #21

Grandes histórias em mais um dia do Mundial 2026. Harry Kane apurou Inglaterra, a Bélgica venceu Senegal num jogo louco e os EUA confirmaram que não vieram brincar.

Já estão definidos 5 jogos dos oitavos de final do Mundial 2026

O Mundial 2026 tem os oitavos de final cada vez mais definidos. Já são conhecidos cinco encontros da próxima ronda.

EUA em destaque resistem à expulsão e vencem Bósnia e Herzegovina para chegar aos oitavos de final do Mundial 2026

Os EUA estão nos oitavos de final do Mundial 2026. Na Califórnia, mais uma vitória, desta vez diante da Bósnia e Herzegovina.

Portugal sem baixas, mas com atraso e preocupação na cabeça: eis as notas do último treino antes do jogo decisivo contra a Croácia no...

Portugal viu os céus darem um ar da sua graça. Seleção nacional realizou o último treino antes do embate diante da Croácia.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal x Croácia do Mundial 2026 em risco de ser afetado e adiado por tempestade com trovoada intensa

O Portugal x Croácia do Mundial 2026 tem uma grande nuvem negra (literal) de interrogações. Tempestade mete o jogo em risco.

Sporting atento a internacional pelo Senegal

O Sporting tem Assane Diao referenciado. Extremo de 20 anos joga no Como 1907 e encontra-se no Mundial 2026 com o Senegal.

Imprensa turca garante: Trabzonspor quer Gianluca Prestianni e Benfica define preço

Imprensa turca diz que o Trabzonspor e Benfica estão em negociações por Gianluca Prestianni. Águias querem 20 milhões de euros.