Sinal vermelho ligado na Gávea

O Flamengo vive uma das maiores crises que já teve nesse século. Após o clube passar por anos de reformulação, o torcedor flamenguista esperava ver um Flamengo que fosse, finalmente, capaz de triunfar dentro de campo. Mas não é o que acontece.

Em 2012, o atual presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, venceu a eleição presidencial e tinha como a maior proposta organizar o clube, tanto na infraestrutura quanto na parte financeira. No primeiro triênio do seu mandato o clube foi, realmente, se estabilizando e se estruturando. No futebol, o Flamengo conquistou dois títulos no período, o Campeonato Carioca de 2014 e a Copa do Brasil de 2013.

Durante a campanha presidencial em 2015, Bandeira de Mello, que tentava a reeleição, tinha outro discurso. Uma vez que o clube já estava em melhores condições e a casa estava mais arrumada, agora a “bola da vez” seria o futebol. A torcida flamenguista ansiava por isso. Foi paciente quando precisou, mas agora estava focada nas grandes conquistas.

O presidente foi reeleito e como prometido os investimentos no futebol foram mais pesados. O goleiro Diego Alves, zagueiro Réver, o meia Diego e os atacantes Everton Ribeiro e Paolo Guerrero (esse contratado em 2015) são alguns dos grandes nomes que o Flamengo dispõe em seu plantel.

O meia Diego é uma das grandes estrelas do atual elenco do Flamengo. Porém, ainda não conseguiu levar o clube a uma grande conquista
Fonte: CR Flamengo

Além das grandes estrelas o plantel flamenguista é vasto em qualidade e praticamente todas as posições estão bem servidas. Então com o clube estruturado e com um plantel qualificado os títulos são certos, correto? Para o Flamengo, ainda, não. O futebol do Flamengo não encaixa. De 2015 até o momento a única conquista do clube carioca foi o campeonato estadual de 2017. Muito pouco para um clube da grandeza do Flamengo. O futebol apresentado pelo time é pobre. Assistir a um jogo do Flamengo hoje é ter certeza de verá um time sem brio.

E não somente na atual temporada. A eliminação na fase de grupos da Copa Libertadores da América e os vice-campeonatos da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana na última temporada demonstraram um time apático em decisões importantes. Jogadores sem brio, sem vontade, sem demonstrarem a qualidade técnica que tanto já usaram em suas carreiras. O Flamengo foi eliminado no Campeonato Carioca essa semana para o Botafogo e tratam isso como algo natural.

Não é natural. Flamengo e Botafogo sempre será um clássico, mas atualmente a diferença de elenco e de poderio financeiro entre os dois clubes é abissal. O Flamengo ainda jogava por um empate para chegar à final. Por sua vez o Botafogo foi sublime e mereceu a classificação, o clube da estrela solitária não tem nada a ver com o que se passa com o rival.

Para piorar a situação, além dos constantes insucessos no futebol, o clube vive uma grande crise em sua administração. Semana passada o diretor executivo Rodrigo Caetano e o treinador Paulo César Carpegiani foram demitidos. O presidente assumiu há algum tempo o futebol do Flamengo e tirou de rota o vice de futebol Ricardo Lomba que perdeu poder de gestão. Essa decisão do presidente flamenguista criou um mal-estar dentro do Flamengo e o grupo político SoFla, que apoia a atual diretoria, mas é ligada ao Ricardo Lomba, ameaçou romper com o presidente caso ele não dê autonomia ao vice de futebol para que o mesmo assuma o futebol no clube.

A crise está instalada e é preocupante. Nesse momento é necessária uma mudança de postura do atual presidente que já demonstrou em outras oportunidades não ter pulso para comandar o barco rubro negro, pelo menos o futebol. O time ainda pode mostrar resultados, pois tem qualidade. Mas é preciso que as arestas sejam aparadas o quanto antes. Caso isso não ocorra a temporada poderá ser só mais uma perdida pelo clube e o torcedor não tolerará isso.

Foto de Capa: CR Flamengo

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Damaiense pode disputar Primeira Liga Feminina graças a providência cautelar

O Damaiense afinal vai entrar na Primeira Liga Feminina 2025/26. Providência cautelar salvou a equipa da não inscrição.

Daniel Cummings reforça West Ham e inicia nova aventura na carreira

O West Ham anunciou a contratação de Daniel Cummings. Avançado de 19 anos terminou ligação ao Celtic e muda-se para Inglaterra.

Reforço do Manchester United sem dúvidas: «Vou arrasar»

Diego León é um dos mais recentes do Manchester United. O jogador acredita que vai fazer parte da equipa principal dos ingleses.

Fulham de Marco Silva renova com Kenny Tete até 2028

O Fulham anunciou a renovação de contrato de Kenny Tete. Lateral-direito tem novo vínculo até ao verão de 2028.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Ares despede-se do FC Porto: «Sempre me senti muito identificado com os valores do clube»

Ricardo Ares despediu-se do posto de treinador do FC Porto em Hóquei em Patins. O técnico vai rumar ao Barcelona.

Não foi só Mundial de Clubes 2025: Guilherme Ferreira fica em definitivo no Wydad Casablanca

Guilherme Ferreira continua no Wydad Casa Blanca. Emblema marroquino ativa opção de compra pelo defesa português.

Jason Remeseiro confirmado no Al Feiha

Jason Remeseiro foi confirmado como novo jogador do Al Feiha. O jogador assinou um contrato de uma temporada, que pode ser estendido.