Sinal Vermelho ligado no Morumbi

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

O São Paulo passa por uma temporada complicada, e isso ninguém esperava, pelo menos não tanto como está sendo. Afinal, no início do ano, as expectativas eram bem melhores. A contratação do ídolo são-paulino Rogério Ceni como treinador e a do atacante argentino Lucas Pratto, junto ao Atlético Mineiro, alimentaram o sonho dos tricolores para novas conquistas.

Porém, o trabalho do Rogério Ceni não surtiu o efeito esperado e o time foi eliminado do Campeonato Paulista para o Corinthians, da Copa do Brasil para o Cruzeiro e da Copa Sul-Americana para o modesto Defensa y Justicia da Argentina. Além da tríplice eliminação, o clube paulista iniciou o Brasileirão de maneira irregular. Essa irregularidade e a falta de um padrão de jogo definido foram a gota d’água que faltava para a diretoria demitir o treinador.

Para o lugar do Ceni foi contratado Dorival Júnior, que havia sido demitido do Santos há pouco tempo. A mudança de treinador parecia que mudaria os ânimos e a qualidade de jogo do São Paulo. As contratações dos experientes Petros, Maicosuel e Hernanes – antigo ídolo do tricolor – reforçou a tese de que o time iria progredir.

Entretanto, o time ainda não se encaixou e a derrota no clássico contra o Palmeiras na última rodada do Campeonato Brasileiro parece ter escancarado de vez a fragilidade da equipe. Principalmente do seu sistema defensivo, que sofreu quatro gols contra o rival e amarga a quarta pior defesa do Brasileirão. Em 22 jogos até o momento na competição o tricolor sofreu 33 gols.

O treinador Dorival Júnior terá o desafio de evitar o primeiro rebaixamento da história do São Paulo. Fonte: SPFC.NET
O treinador Dorival Júnior terá o desafio de evitar o primeiro rebaixamento da história do São Paulo
Fonte: SPFC.NET

 

O fraco desempenho no Campeonato Brasileiro está tendo como consequência a zona de rebaixamento. O São Paulo é apenas o 18º do Brasileirão. Se levarmos em consideração que o clube está a dois pontos do primeiro time fora da z-4, a Chapecoense, o cenário não parece ser tão crítico. Mas requer cuidado. Aquela história de que time grande não cai tem que ficar por conta apenas da torcida. Se a diretoria e os jogadores entrarem nessa “onda” poderão pagar muito caro no final do ano. Atlético Mineiro, Corinthians, Internacional, Grêmio, Botafogo, Palmeiras, Vasco e Fluminense que o digam.

O plantel são-paulino é razoável. No papel não deveria se encontrar nessa situação. Mas sabemos que nem sempre o futebol segue uma lógica. Não adianta ter alguns jogadores de renome se o conjunto não está entrosado e não apresenta um padrão tático de jogo. A diretoria tricolor errou muito no planejamento do futebol nesse ano. As constantes mudanças no elenco atrapalharam em demasiado o rendimento da equipe e o próprio trabalho do ex-treinador Rogério Ceni. O futebol não perdoa um mau planejamento. A torcida espera que o time possa fugir da zona de desconforto o quanto antes e vemos em campo uma ansiedade grande dos jogadores para que isso aconteça. É necessário agora o clube pensar em cada rodada como se fosse uma final de campeonato e chegar logo aos 45 pontos – provável pontuação mínima para que um clube não seja rebaixado – para poder evitar o primeiro rebaixamento na história do clube. São mais 16 jogos para que 2017 não seja o pior ano da linda história tricolor.

 

Artigo revisto por: Beatriz Silva

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Dois jogadores banidos da MLS para sempre

Derrick Jones e Yaw Yeboah estão banidos para sempre da MLS, por quebrar regras de apostas. O par apostava em jogos das próprias equipas.

Real Bétis interessado em avançado internacional português

A imprensa espanhola revela que o Real Bétis está interessado em Fábio Silva. O ex-FC Porto tem tido poucos minutos esta temporada.

Real Madrid confirma intervenção cirúrgica de Rodrygo

Rodrygo lesionou-se a 2 de março e vai falhar o resto da temporada. O Real Madrid confirmou esta terça-feira que o brasileiro já foi à cirurgia.

Thiago Silva lança encontro com o Estugarda e fala sobre a relação com Francesco Farioli: «Só na primeira videochamada é que me apercebi que...

Thiago Silva abordou o facto de ser mais velho que o técnico Francesco Farioli e fez a sua antevisão ao encontro com o Estugarda na Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Arbeloa atualiza situação de Kylian Mbappé antes do Real Madrid x Manchester City: «Está muito melhor»

Álvaro Arbeloa falou sobre a situação física de Kylian Mbappé. Real Madrid recebe esta quarta-feira o Manchester City na Champions League.

Defesa-central do Bodo/Glimt analisa Sporting: «É uma equipa ofensiva e que pressiona»

Odin Bjortuft, defesa-central do Bodo/Glimt, antevê jogo frente ao Sporting. Jogador da equipa norueguesa deixa ainda elogios aos leões.

Thiago Silva esteve perto da reforma: «Se não tivesse um clube como o FC Porto, teria terminado a minha carreira em dezembro»

Numa entrevista à TNT Sports, Thiago Silva revelou que esteve perto de retirar-se antes de assinar pelo FC Porto e refletiu sobre a sua estreia frente ao Benfica.