Quais os favoritos à conquista da Liga das Conferências?

    Hoje deu-se o pontapé de saída para a mais jovem das competições da UEFA, a Liga das Conferências Europeias da UEFA.

    Uma bela competição que permitiu, aos amantes do futebol, conhecerem todo um novo mundo de futebol composto por equipas e países que eram desconhecidos pela maioria, esta nova descoberta traz consigo receitas televisivas e de publicidade, que permitem um maior desenvolvimento do futebol nesses países.

    Tudo isto dá aos clubes mais possibilidades para o desenvolvimento das suas infraestruturas, sempre com o objetivo de defrontarem os melhores e poderem sonhar com a glória europeia.

    Infelizmente, a presente edição não conta com nenhum clube português, depois das dolorosas eliminações precoces de Vitória Sport Clube e Futebol Clube Arouca nas primeiras fases da competição.

    Um desfecho pouco surpreendente, provocado pela crescente disparidade entre os quatro grandes do futebol português e os restantes, fruto de uma injusta distribuição de dinheiro, patrocinada pelos constantes entraves colocados, à centralização dos direitos televisivos, por parte de um só clube da Liga Portuguesa.

    Grupo A

    Grupo onde está a surpreendente equipa das Ilhas Faroé, o KÍ Klaksvík, que esteve próximo de tocar os céus da Liga dos Campeões, acabando mesmo por se ficar pela Liga das Conferências. Com todo o potencial para surpreender, a equipas das Ilhas Faroé, terá no LOSC Lille, o adversário mais difícil, no entanto, os franceses não deverão esperar facilidades num grupo que conta com o Slovan Bratislava e o Olimpija Ljubljana. Um grupo equilibrado, sendo difícil de prever quem se irá qualificar para a próxima fase.

    Grupo B

    Composto por Maccabi Tel Aviv FC, KAA Gent, Breidablik e FC Zorya Luhansk, é um grupo muito difícil para os islandeses do Breidablik, com os israelitas do Maccabi Tel Aviv e os belgas do Gent a assumirem o favoritismo. O Zorya ainda poderá ter uma palavra a dizer, apesar de toda a instabilidade que a guerra traz aos clubes ucranianos, sendo desejo de todos, que o futebol seja um meio para levantar a moral e ajudar na recuperação do futebol ucraniano e do próprio país.

    Grupo C

    Dinamo Zagreb e FC Viktoria Plzen são os mais experientes em competições europeias e os favoritos a passar à próxima fase, o Astana surge como principal oponente à pretensões dos croatas e checos muito por causa das boas performances esperadas em sua casa. O KF Ballkani deverá ter muitas dificuldades neste grupo e deverá realizar uma performance muito semelhante à da época anterior.

    Grupo D

    Depois da surpreendente campanha na Liga dos Campeões da época passada, o Club Brugge teve uma época aquém das expectativas no campeonato belga, acabando por cair na Liga das Conferências. Para piorar tudo, calha num grupo altamente desafiante, com o Besiktas JK, que fez uma campanha exímia nas fases de qualificação, e o Bodo/Glimt que já mostrou ter presente a capacidade de luta nórdica. À parte destas três, surge o FC Lugano, a equipa suíça deverá ter muitas dificuldades em entrar para as contas do apuramento.

    Grupo E

    Mais um grupo onde a força do futebol inglês deverá sobrepor-se aos restantes, com o Aston Villa FC a assumir um claro favoritismo e uma promessa de dois jogos fantásticos contra o AZ Alkmaar. O Légia de Varsóvia e o Zrinjski Mostar, terão sérias dificuldades em lutar contra os ingleses e neerlandeses, deverão acabar por ser eliminados nesta fase de grupos.

    Grupo F

    Um grupo com três equipas a lutar pela qualificação, a Fiorentina pode ter um ligeiro favoritismo, mas terá, no Ferencváros e KRC Genk, dois adversários perfeitamente capazes de lutar pelo apuramento e consegui-lo. Já o Cukaricki, depois não ter tido hipótese de avançar na qualificação da Liga Europa, dificilmente conseguirá fazê-lo na Liga das Conferências.

    Grupo G

    Um autêntico “grupo da morte” nesta fase de grupos, com quatro equipas conhecidas do futebol europeu, apesar dos momentos de glória estarem no passado, são sempre equipas que têm ótimas performances em qualquer competição europeia. Os finlandeses do HJK são os mais frágeis do grupo a par com o Aberdeen FC, mas têm tantas possibilidades em avançar, como os gregos do PAOK. O Eintracht de Frankfurt é o que está em melhor posição de avançar, mas terá de realizar todos os jogos, na força máxima, ou arrisca-se a ser surpreendido.

    Grupo H

    O FC Nordsjaelland eliminou o histórico Partizan, enquanto o Fenerbahçe SK realizou uma caminhada perfeita nas fases de qualificação, ambos chegam à fase de grupos como favoritos a passar. O PFC Ludogorets pode dificultar a vida aos restantes, mas não deverá conseguir entrar nas contas pelo apuramento, assim como o FC Spartak Trnava.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    João Magalhães
    João Magalhães
    Desde pequeno a seguir Futebol, Fórmula 1 e MotoGP, apaixonado pelo desporto, com Licenciatura em Gestão do Desporto e com o grau um de Treinador de Futebol. Ambicioso, lutador e sempre com vontade de saber mais, espera tornar o desporto mais simples e ainda mais interessante para os seus leitores.