Rumo à glória europeia | Braga x Zeleznicar Pancevo

- Advertisement -

Conference League 26/27, 2.ª Pré-eliminatória, 2.ª mão. Quinta-feira, 30 de Julho de 2026, 20h.

A ANTEVISÃO: VANTAGEM MÍNIMA ASSUSTA? QUÃO LONGE IRÁ O BRAGA?

A “Pedreira” volta a receber noites europeias, ainda com a memória da época passada, após uma excelente embora agridoce, campanha do Braga na Europa League. Depois de um jogo batalhado na Sérvia, onde não se viu grande brilhantismo por parte da equipa bracarense, apesar da vitória, o Braga procura garantir o apuramento sem grandes contestações. 

Os arsenalistas partem com favoritismo, não só pela vitória nos Balcãs, mas pela diferença de qualidade individual e coletiva, não desmerecendo a equipa sérvia. As surpresas acontecem e, dentro das quatro linhas, o desfecho é sempre incerto. O SC Braga não se deve apoiar apenas na vantagem mínima. Não deixa de ser um resultado instável, tendo em conta a reta final da primeira-mão. 

Durante o primeiro jogo, vimos um SC Braga mais comedido, sem brilho, ainda com o ritmo de pré-época, algo natural. Não foi uma prestação péssima dos bracarenses. Foi o suficiente para garantir a vitória, com uma prestação sólida e competente. Os protagonistas do costume voltaram a aparecer. Hornicek e Ricardo Horta dispensam apresentações e voltaram com exibições representativas da qualidade que já lhes é reconhecida. Agora, perante os seus adeptos, a equipa de Carlos Vicens pretende mostrar uma atitude competitiva superior à da primeira volta, que possa servir de base para a época que se avizinha. 

Sobre o FK Zeleznicar Pancevo, ficam as dúvidas da postura que a equipa sérvia irá assumir, se com um bloco mais compacto, a priorizar o setor defensivo, para no momento com bola acelerar no contra-ataque. A outra abordagem pode passar por tentar assumir as rédeas do jogo, o que poderia fragilizar, e muito, a equipa sérvia.

O árbitro escolhido pela UEFA foi Dalibor Cerny.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Ricardo Horta marcou o seu 160.º golo pelos bracarenses.
  2. É a primeira passagem do FK Zeleznicar Pancevo pelas competições europeias
  3. Os sérvios alcançaram a melhor classificação da sua história no campeonato na época passada. 
  4. Antes desta eliminatória, os minhotos tinham disputado dez jogos oficiais frente a equipas da Sérvia, somando seis vitórias, três empates e apenas uma derrota. 
  5. Desde 2014, o SC Braga falhou apenas por uma vez a presença numa fase principal das competições europeias
  6. Lukas Hornicek tem maior valor de mercado (18M) que o plantel inteiro dos sérvios (16M).
  7. Na SuperLiga Sérvia de 2025/26, o Zeleznicar sofreu apenas 37 golos em 37 jogos, o que conta uma média de um golo sofrido por jogo.
  8. O nome “Zeleznicar” significa “ferroviário”,  indicativo da forte ligação da equipa e da sua localidade aos caminhos de ferro.
  9. Os avançados representam cerca de 40% do valor total do plantel sérvio.
  10. Vicens venceu 14 dos 21 jogos europeus que disputou em toda a sua carreira como treinador principal.

JOGADORES A TER EM CONTA

Mirko Milikic- O internacional sérvio é o patrão da defesa dos sérvios e titular indiscutível na formação de Radomir Kokovic. Com 1.94m, o sérvio é um defesa central imponente, forte no jogo aéreo e nas bolas paradas e destaca-se como o único internacional A da equipa do Zeleznicar. O jogador foi nomeado o melhor central do campeonato sérvio na época passada.

Lukas Hornicek Braga
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Lukas Hornicek – Nomear Hornicek como um jogador a ter em conta soa como “chover no molhado”, mas esta inclusão ganha outro sentido, visto que pode ser o último jogo do guardião checo ao serviço dos bracarenses. O Newcastle parece ser o próximo destino de Horníček. O checo já não é uma revelação, é uma certeza e o jogador mais decisivo dos bracarenses, na minha humilde opinião. O guarda-redes é seguro entre os postes, com defesas de levar as mãos à cabeça. Fora dos postes, a história é a mesma, com o checo a comandar a própria área e colegas de defesa. Será uma pena ver Hornicek fora da liga portuguesa, ainda que seja mais que merecido o voo para a Premier League.

XI´s PROVÁVEIS

Braga: Hornicek; Victor Gómez; Barcia; Vítor Carvalho; Arrey-Mbi; Gorby; Moutinho; Demir Tiknaz; Ricardo Horta; Pau Victor; Gabriel Silva.

Treinador: Carlos Vicens

«[Vamos] ser uma equipa que vai procurar a vitória desde o primeiro até ao último minuto, uma equipa esforçada, solidária em campo e que, através dos seus processos, vai em busca do jogo sem ter muito em conta esse golo ou essa pequena vantagem que obtivemos na semana passada».

Zeleznicar: Popovic; Tegeltija, Milikic, Vidojevic e Djuricic; Jevrenovic, Thernault e Sekularac; Jovanovic, Simão Pedro e Sylvester Jasper.

Treinador: Radomir Kokovic

«No primeiro jogo tivemos muitas oportunidades para marcar, o golo que sofremos foi uma falha de atenção nossa e o Braga não teve muitas ocasiões. Vamos manter a nossa forma de jogar, as nossas ideias, e esperamos que o resultado seja positivo».

PREVISÃO DE RESULTADO: Braga 2-0 Zeleznicar

José Vale
José Vale
Estudante, 22 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho. Atualmente em mestrado em Ciências da Comunicação com especialização em Jornalismo, na Universidade do Minho.

Subscreve!

Artigos Populares

Daniel Bragança de saída do Sporting: Torino quer contar com o médio

O Torino está interessado em garantir a contratação de Daniel Bragança, médio que pertence aos quadros do Sporting.

Mercado: FC Porto já conhece o ‘inimigo’ na luta por médio

O FC Porto está na luta pela contratação de Quinten Timber, médio que pertence aos quadros do Marselha. O Crystal Palace também está interessado.

Ranking UEFA com nova atualização depois das vitórias do Benfica e do Braga

Já é conhecida a mais recente atualização do Ranking UEFA, depois das vitórias do Benfica e do Braga nas provas europeias.

Marco Silva: «Foram 30 segundos de uma parte de grande nível que não pode beliscar o que foi feito»

Marco Silva reagiu ao desfecho do Benfica x AGF Aarhus. Águias ganharam por 3-1 na primeira mão do playoff da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do Benfica x AGF Aarhus para o playoff da Europa League

O Benfica venceu o AGF Aarhus por 3-1 na primeira mão do playoff da Europa League. Fica com os principais destaques.

Benfica vence AGF Aarhus na Luz e está mais perto da fase de liga da Europa League

O Benfica venceu o AGF Aarhus por 3-1 na primeira mão do playoff da Europa League. Águias em vantagem na eliminatória.

Eis os 4 destaques da vitória do Braga frente ao Austria Viena na Conference League

Na primeira mão da pré-eliminatória da Conference League, o Braga venceu por 2-0 frente ao Austria Viena. Fica com os 4 destaques da partida.