O Ajax em Lisboa e CR7 de regresso a Madrid na Champions: 4 Jogos, 4 Antevisões

    SL BENFICA x AFC AJAX

    Um dos ataques mais avassaladores da Europa está de volta a solo português. Depois de ter marcado nove golos ao Sporting na fase de grupos (cinco deles em Alvalade), o Ajax vai defrontar o Benfica nestes oitavos de final, num encontro que é essencial para as esperanças das águias na prova. A irregularidade exibicional do conjunto agora orientado por Nélson Veríssimo terá obrigatoriamente de desaparecer por hora e meia perante uma equipa bastante hábil e criativa nos momentos em que tem a posse de bola e que é altamente pressionante nos momentos em que o adversário tem o esférico.

    SL Benfica Boavista FC
    Fonte: Paulo Ladeira/ Bola na Rede

    Fica a dúvida no ar sobre se Veríssimo vai manter uma linha de quatro na defesa ou se vai apostar num regresso aos tempos de JJ, com três centrais e os laterais mais preocupados em limitar de forma mais individualizada o perigo que surge desde as alas neerlandesas (desde logo, o prodigioso Antony). Haller (28 golos na época, 10 desses tentos na fase de grupos da Champions) vai dar que fazer aos centrais encarnados, Tadic e Berghuis prometem criatividade e critério no passe e remate a rodos e desde a zona defensiva surgem jogadores com argumentos em posse e que dão variabilidade às construções da equipa de Erik tem Hag (fundamental saber condicionar Timber e Lisandro Martínez, que além de possuírem muitos recursos a construir e a sair a jogar, também conseguem defender em posições mais altas).

    No Benfica, a mobilidade de Darwin Núñez por todo o ataque (e uma possível aliança com os apoios de Gonçalo Ramos) e a aposta no bom entendimento entre Grimaldo e Everton nos momentos com bola (uma das poucas boas notícias numa época tumultuosa) podem ser determinantes para chegar perto da baliza «ajacied», enquanto a forma como se vão defender da construção a partir de trás do campeão neerlandês e a orientação dos laterais para proteger os homens que jogam de fora para dentro serão possivelmente as chaves defensivas de um duelo de grande exigência para a equipa portuguesa, que até já sabe o que é eliminar uma equipa dos Países Baixos na presente temporada (o PSV Eindhoven).

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Gonçalves: «Binde pá festa 2.0»

    O Sporting é o novo campeão da Liga Portugal...

    Bruno Fernandes já reagiu à conquista do Sporting

    O Sporting sagrou-se campeão da Liga Portugal 2023/2024. O...
    Francisco Sousa
    Francisco Sousahttp://www.bolanarede.pt
    Licenciado em jornalismo, o Francisco esteve no Maisfutebol entre 2014 e 2017, ano em que passou para a A BOLA TV. Atualmente, é um dos comentadores da Eleven.