Análise à terceira jornada da Liga dos Campeões

    Quando faltam apenas três jornadas por disputar, a classificação dos grupos da Liga dos Campeões vai ficando cada vez mais definida.

    A fase de grupos da Liga dos Campeões 2023/2024 vai a meio, e começa-se já a levantar o véu das possíveis equipas que irão estar presentes no sorteio dos oitavos de final.

    A terceira jornada teve poucas surpresas e são vários os emblemas que já têm tudo bem encaminhado para estarem na próxima fase da principal competição de clubes da Europa, ao invés de outros, que têm que se fazer à vida para poderem continuar em prova. Comecemos então pelos grupos onde estão inseridas as equipas portuguesas.

    No grupo D, o SL Benfica tem a vida muito complicada e só um milagre poderá levar os encarnados até aos oitavos. A derrota com a Real Sociedad Fútbol por 0-1 afundou ainda mais a formação orientada por Roger Schmidt, que continua em último lugar com zero pontos em três jogos.

    O conjunto espanhol conseguiu assim um triunfo importante no Estádio da Luz, e está em primeiro lugar do grupo com sete pontos, os mesmos que o FC Internazionale Milano, que venceu o FC Red Bull Salzburg por 2-1.

    João Mário num jogo da Liga dos Campeões
    SL Benfica está em maus lençóis na Champions
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    O SC Braga, inserido no grupo C, queria fazer história, mas não conseguiu bater o gigante Real Madrid CF no seu estádio. O conjunto bracarense deu luta até ao fim, mas as estrelas merengues brilharam mais na Pedreira. A derrota por 1-2 deixou o SC Braga na terceira posição com os mesmos três pontos e viu o SSC Napoli subir ao segundo lugar. Os italianos viajaram até à Alemanha e derrotaram o FC Union Berlin, que continua sem pontuar nesta edição da Champions. Nada está perdido para o SC Braga, que vai lutar pelo apuramento com a equipa napolitana.

    O FC Porto é a equipa portuguesa que tem mais hipóteses de seguir em frente para a próxima fase. Ocupa o segundo posto no grupo H com seis pontos, e venceu categoricamente na Bélgica o Royal Antuérpia FC por 1-4, com destaque para a grande exibição de Evanilson, ao assinar um hat trick. Na liderança do grupo, com nove pontos e sem surpresas, está o FC Barcelona, que recebeu e venceu o FC Shakhtar Donetsk por 2-1, com João Félix e João Cancelo de início. Os ucranianos ainda sonharam com o empate, mas não conseguiram travar o poderio blaugrana, e continuam assim no terceiro lugar com três pontos. O Royal Antuérpia FC é último ainda sem qualquer ponto somado.

    No grupo A, destaque para a primeira vitória do Manchester United FC, diante do FC Copenhaga. Os red devils, com Bruno Fernandes e Diogo Dalot em campo, venceram por 1-0 e saltaram para a terceira posição, ultrapassando a formação dinamarquesa, que continua apenas com um ponto conquistado. Cada vez mais isolado no primeiro lugar, está o FC Bayern Munique, que foi à Turquia derrotar Galatasaray SK por 1-3. Apesar da derrota, os turcos continuam em zona de apuramento, mas agora com apenas um ponto de vantagem sobre o Manchester United FC, e será entre estes dois emblemas que se vai decidir o segundo lugar.

    O grupo B tem, para já, uma surpresa, e vem de França. O RC Lens empatou em casa com o PSV Eindhoven e continua firme na segunda posição com cinco pontos, menos um que o líder Arsenal FC, e mais três que o Sevilha FC, que ainda não sabe o que é ganhar nesta Liga dos Campeões. A formação andaluza perdeu em casa com o Arsenal FC por 1-2 e está no terceiro lugar com dois pontos na companhia do PSV Eindhoven.

    O grupo E é um dos que está mais equilibrado. Dois pontos apenas separam o primeiro do terceiro classificado. O Feyenoord Rotterdam é o novo líder do grupo com seis pontos, depois de ter vencido a SS Lazio por 3-1. Apesar da derrota, a formação italiana continua com boas perspectivas de apuramento, e está agora no terceiro lugar com os mesmos quatro pontos. Na segunda posição está o Club Atlético Madrid, que, surpreendentemente foi empatar à Escócia 2-2 com o Celtic FC, que é último do grupo com apenas um ponto.

    Jude Bellingham Real Madrid Serdar Saatçi SC Braga
    O SC Braga bem tentou, mas não resistiu ao poderio do Real Madrid CF
    Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

    Outro grupo com muito equilíbrio é o F, onde qualquer uma das quatro equipas tem boas oportunidades de passar aos oitavos de final da Liga dos Campeões. O Paris Saint-Germain FC é o novo líder do grupo com seis pontos, depois de ter batido no Parque dos Príncipes o AC Milan por 3-0, com Vitinha no onze gaulês. A formação italiana continua sem triunfar e está agora no último lugar com dois pontos. Quem fugiu do fundo da tabela foi o BV Borussia Dortmund, que teve uma vitória importantíssima no terreno do Newcastle United FC, e está agora na segunda posição com quatro pontos, os mesmos que os ingleses.

    E por último, o grupo G da Liga dos Campeões. O grupo onde o Manchester City FC domina e pode garantir a qualificação para os oitavos já na próxima jornada. A formação inglesa viajou até à Suíça e venceu o BSC Young Boys por 1-3, com Rúben Dias a titular no conjunto treinado por Pep Guardiola, e com destaque para o bis de Erling Haaland. E se o primeiro lugar parece já ter dono, o segundo também não é diferente. O RB Leipzig derrotou o FK Estrela Vermelha e reforçou a segunda posição com seis pontos, mais cinco que os sérvios e os suíços.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rui Alves Maria
    Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
    O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.