📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Champions League 2023/24: Quem será o MVP?

- Advertisement -

A Champions League é a competição de clubes mais importante do futebol europeu, contando com diversas estrelas nos relvados.

A fase de grupos da edição 2023/24 da Champions League está prestes a arrancar. É nesta competição onde os amantes do futebol podem ver os melhores duelos, ao nível internacional, e os atletas com mais qualidade a enfrentarem-se dentro de campo. A partir de um certo ponto, deixam de existir jogos fáceis, obrigando as estrelas de cada equipa a “puxarem dos galões” e fazerem a diferença.

Na Liga dos Campeões desta época, existem vários candidatos a MVP. É difícil prever quem serão os emblemas que estarão em melhor forma e que podem chegar às rondas mais adiantadas, sem esquecer que é usual existirem uma ou duas surpresas negativas na fase de grupos, com idas para a Liga Europa, e que poucos analistas estariam à espera de tais fracassos (e que enriquecem a segunda competição da UEFA). Porém, quem são os grandes candidatos a jogador decisivo da competição, em 2023/24? Sugerimos três nomes, de três clubes diferentes, com estatuto suficiente para erguer o troféu em Wembley, em maio/junho de 2024.

3. Harry Kane

Harry Kane com camisola do Bayern
Fonte: FC Bayern

Harry Kane é um avançado sem qualquer taça no seu palmarés. Apesar de ter sido a estrela do Tottenham Hotspur FC durante alguns anos e de estar bem acompanhado por Son Heung-min, apenas conseguiu chegar à final da Liga dos Campeões em uma ocasião: 2018/19, derrota para o Liverpool FC, por 0-2.

2023/24 promete ser um ano diferente para o inglês. Harry Kane está a viver a sua primeira experiência no estrangeiro, ao serviço do FC Bayern. O jogador a pouco e pouco está a entranhar-se na equipa orientada por Thomas Tuchel, que o tem como principal referência ofensiva, algo que não dispunha na época de 2022/23, razão que pode servir de justificação para a tardia conquista da Bundesliga e a fraca prestação na “orelhuda”, com uma eliminação nos quartos de final, aos pés do Manchester City. Harry Kane pode ser a chave para voltar a levantar o troféu e sonhar com o triplete.

O jogador melhorou claramente o plantel do gigante bávaro, tornando-o num sério candidato à conquista da Liga dos Campeões, sendo “obrigatória” a presença nas rondas finais. Harry Kane é um dos pontas de lança com mais aficionados em todo o mundo, figurando constantemente nos lotes de melhores jogadores do mundo, não apenas nos da sua posição. Esta edição da Liga dos Campeões não é somente fundamental para o Bayern, mas para ele próprio, já que pode consagrar-se como uma referência da sua era, algo que por vezes é posto em causa pela falta de títulos ao longo da carreira, até ao momento (já perdeu inclusivamente a Supertaça Alemã ao serviço da sua nova equipa). Já marcou quatro golos pelo Bayern.

2. Erling Haaland

Haaland eleito jogador do ano
Fonte: Professional Footballers’ Association

Erling Haaland foi um dos futebolistas que marcou 2022/23. Eleito melhor jogador da UEFA por consequência da época monstruosa que realizou, o avançado norueguês foi acusado por certos críticos de “desaparecer” nos jogos mais complicados, como no da final da Liga dos Campeões, contra o Inter de Milão.

O jogador do Manchester City terá em 2023/24 a sua prova de fogo, com o seu clube a querer conquistar a dobradinha. Haaland é o grande homem-golo do plantel, que está recheado de craques, que lhe conseguem colocar a bola da maneira que ele preferir.

O início da temporada está a ser de feição, com sete golos em sete jogos, algo que poucos jogadores conseguem, mostrando que pode ser capaz de chegar, ou aproximar-se, dos 52 tentos produzidos em 2022/23.

Sabemos que a Champions League não é uma competição qualquer, obrigando-o a retirar de si o seu melhor e a deixar tudo em campo. Totalmente familiarizado com o Manchester City e com as ideias de Pep Guardiola, a sua grande tarefa será transformar-se no homem decisivo das grandes partidas, algo que esta competição lhe dará oportunidade de concretizar. Apenas depende dele.

Nota: o Manchester City possui outros elementos valiosos e diferenciadores que podem ser considerados para o MVP, como são os casos de Bernardo Silva, Rodri ou Kevin De Bruyne, sendo o elenco melhor recheado de toda a competição e da Europa

3. Jude Bellingham

Jude Bellingham no Real Madrid
Fonte: Real Madrid CF

Jude Bellingham está a ser o melhor jogador de 2023/24. Num Real Madrid CF, que perdeu Karim Benzema e não pode contar com Vinícius Júnior por lesão, o inglês está a assumir-se como a grande estrela dos “merengues”, com uma adaptação que poucos poderiam augurar.

O médio chegou proveniente do BVB Dortmund pela quantia de 103 milhões de euros, mas não acusou qualquer tipo de pressão. Neste momento, Bellingham é a grande estrela do Real Madrid e está a ser cada vez mais falado no futebol mundial, quando em seu torno existem nomes de muito relevo, mas que “desaparecem” pelo brilhantismo do inglês.

Na La Liga, Bellingham está a destacar-se pela percentagem correta das ações realizadas em campo, nomeadamente passes corretos, seja em curta, média, ou longa distância. Carlo Ancelotti dá-lhe um pouco de liberdade no terreno, o que o leva a aparecer na zona interior e na zona exterior, dependendo do adversário, mas sempre no terreno rival, já que é um elemento claramente ofensivo, “vivendo” na frente do triângulo de centrocampistas (Tchouaméni-Modric-Camavinga, por exemplo), fazendo um formato de diamante atrás dos dois avançados. A somar a isto ( e a toda a sua classe), o jogador está a ter muito golo, mais que no passado. São cinco tentos feitos em cinco jogos. A ausência de um 9 (Joselu tem qualidade, mas vinha para ser suplente), faz com que o atleta tenha o protagonismo ofensivo, podendo ser, em certas ocasiões, um dos dois homens mais adiantados do Real Madrd no terreno de jogo.

Tudo isto faz com que Jude Bellingham seja um candidato muito sério a MVP da Champions League 2023/24, não apenas da La Liga, sendo uma justificação (há outras), para o Real Madrid ser um dos dois grandes candidatos a levantar a “orelhuda”.

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Jan Vertonghen recorda passagem pelo Benfica e antevê duelo decisivo com o Ajax: «Quem perder está fora»

Jan Vertonghen, que representou Ajax e Benfica, falou sobre o momento complicado dos neerlandeses e recordou os dois anos que passou na Luz, numa fase marcada pela pandemia e por instabilidade desportiva.

Cristiano Ronaldo reage ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17

Cristiano Ronaldo reagiu ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17, depois da vitória contra o Brasil.

Ruben Amorim: «Não estamos lá, nem perto de onde precisamos de estar para lutar pelas primeiras posições nesta liga»

Ruben Amorim falou com os jornalistas depois do encontro entre o Manchester United e o Everton, para a Premier League.

Pisa falha vitória histórica aos 90+5 e Como 1907 arrasa o Torino e sobe ao sexto lugar

A 13.ª jornada da Serie A trouxe golos e um resultado inesperado em Turim. O Pisa ficou a segundos de uma vitória histórica fora de casa, enquanto o Como 1907 aplicou uma goleada ao Torino, saltando para os lugares europeus.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Varela recorda passagem pelo Benfica: «Senti-me desmoralizado»

Bruno Varela aproveitou a deslocação do Benfica a Amesterdão para recordar os tempos em Lisboa e no Ajax, numa conversa onde falou com nostalgia.

Espanyol vence o Sevilha por 2-1 e sobe ao sexto lugar da La Liga

O Espanyol recebeu e venceu o Sevilha por 2-1, em jogo da 13.ª jornada da La Liga. A equipa catalã continua a surpreender e salta para os lugares europeus.

Derrota do Manchester United provoca fim de marca estabelecida por Roberto Martínez

O Manchester United perdeu frente ao Everton na noite desta segunda-feira por uma bola a zero, para a Premier League.