Fortaleza Gunner impenetrável na Europa | Arsenal 2-0 PSG

- Advertisement -

Gunner – “membro das forças armadas que opera ou é especializado em armas.”

A segunda jornada da Champions League proporcionou-nos o que, em teoria, será um dos encontros de maior calibre desta primeira fase e que colocou frente a frente, Arsenal e PSG, dois candidatos à conquista da primeira edição com o novo formato.

11 inicial do Arsenal

Sem Martin Ødegaard, que se lesionou ao serviço da Noruega na última paragem para seleções, Mikel Arteta renova a estratégia de jogo e monta a equipa gunner num 4-2-3-1 menos fixo, que se transforma regularmente em 4-4-2.

11 inicial do Arsenal
Fonte: Arsenal

11 inicial do PSG

Luís Enrique, com Gonçalo Ramos ainda ausente, apresentou um 4-3-3 com falso nove, com Lee Kang-In a desempenhar essa função. O tridente de médios com Vitinha, João Neves e Zaïre-Emery fazia avizinhar uma tentativa de assumir a posse da bola.

11 inicial do PSG
Fonte: PSG

História do jogo

Para além desta partida, em quatro encontros oficiais disputados, o PSG nunca tinha vencido a equipa gunner, tendo empatado três vezes e perdido uma, na meia-final da Taça das Taças 1994, em que o Arsenal seria campeão após bater o Parma por 1-0 em Copenhaga.

O jogo começou intenso, com um Arsenal muito pressionante em 4-2-4, com Trossard a juntar-se a Havertz na linha da frente e a condicionar a saída curta do PSG, que devido a não ter em Donnarumma um guarda-redes capaz de construir com os pés, não pôde utilizar essa via como solução para ter superioridade numérica na primeira fase de construção.

A equipa gunner levou de vencida os milionários de Paris
Fonte: DAZN

Isto originou que o PSG tentasse usar muitas vezes o jogo direto como solução, que raramente funcionou, dadas as características dos homens da frente. Sem Ousmane Dembélé, e com Bradley Barcola e Désiré Doué, a equipa ficou curta no campo e nem sequer existiu um “ganhador de duelos” que permitisse à equipa receber, esperar e ligar.

Trossard foi mais uma vez o elemento-chave do lado do Arsenal, com funções de terceiro médio e segundo avançado. Recebendo na meia esquerda, explorou as costas de Désiré Doué, que atuando como extremo tem muitas dificuldades, e colocou um cruzamento para o sempre presente e autoritário no jogo aéreo, Kai Havertz, finalizar. Fora de postes, Gianluigi Donnarumma voltou a provar que é um guarda-redes tremendamente inseguro.

Fonte: DAZN

Pouco depois da meia hora de jogo, surgiram as inevitáveis bolas paradas de Nicolas Jover, o especialista por detrás da enorme eficácia da equipa gunner nesses lances e desta vez nem foi um canto, mas sim um livre lateral do lado direito. Mais uma vez, as lacunas de Donnarumma a penalizarem a turma parisiense.

Fonte: DAZN

A segunda parte foi de contraste natural com a primeira e o Arsenal provou porque é que é, neste momento, a melhor equipa do mundo em organização defensiva.  Jurrien Timber saiu lesionado ao intervalo, após uma primeira parte de altíssimo nível, Riccardo Calafiori trocou de lado e Jakub Kiwior, substituindo o neerlandês, esteve à altura. Baixou as linhas, com alguma semelhança do que fez contra o Manchester City, e concedeu muito pouco à equipa de Luís Enrique. A equipa parisiense, apesar de tudo, faz uma segunda parte com alguma nota artística com remates de fora da área, conquista da linha de fundo, mas sem uma referência na área para concluir as jogadas.

Para o PSG almejar chegar longe na prova, terá que fazer muito melhor do que isto. Foram raras as vezes que as deslocações de recuo de Lee Kang-In foram respeitadas com um contramovimento oriundo do corredor central e existiu uma enorme dificuldade de contrapor a superioridade física gunner, sobretudo no setor intermédio, onde Vitinha nunca apareceu.

Rodrigo Silva
Rodrigo Silva
O Rodrigo ama aventuras, é scout no Guarda FC e no FC Porto e crê que o talento futebolístico existe em qualquer lado. Para além disso, adora jogadores completos e bolas paradas.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto derrota o ABC (39-27) no jogo de apresentação aos seus adeptos

No jogo de apresentação do FC Porto aos seus adeptos, os azuis e brancos derrotaram o ABC por uns expressivos 39-27.

FC Porto leva nega por Santi Giménez: os valores da proposta apresentada pelos dragões

O FC Porto tentou a contratação de Santi Giménez nas últimas horas. O AC ilan rejeitou a proposta feita pelos dragões.

Lyon de Paulo Fonseca empata frente ao Fenerbahçe com golo de reforço: Eis os resultados de todos os jogos do play-off de acesso à...

O Lyon de Paulo Fonseca empatou na Turquia diante do Fenerbahçe com um golo de Openda, deixando a eliminatória da Champions por decidir.

Antigo alvo do Benfica no mercado de inverno é oficializado no AZ Alkmaar por 4,5 milhões de euros

Stije Resink, médio apontado ao Benfica no último inverno, é agora reforço oficial do AZ Alkmaar para as próximas cinco temporadas.

PUB

Mais Artigos Populares

Show de João Félix: Al Nassr, ainda sem Cristiano Ronaldo, goleia Al Diriyah de Bruno Lage na Taça do Rei da Arábia Saudita

João Félix brilhou com dois golos e assistência na goleada do Al-Nassr por 4-1 diante do Al Diriyah treinado pelo português Bruno Lage.

Jamal Musiala colapsa novamente em pleno relvado e explica diagnóstico: «Quero acabar com as preocupações»

Jamal Musiala colapsou novamente ao serviço do Bayern Munique, mas emitiu um comunicado a explicar que sofre de uma disfunção neurológica tratável.

Nega por Santiago Giménez? FC Porto já olha para outros alvos

O FC Porto mudou de alvo no mercado após o AC Milan rejeitar a proposta de empréstimo com opção de compra por Santiago Giménez.