Liga dos Campeões | 5 campanhas surpreendentes

1. APOEL (2011/2012) – Colocar Chipre no mapa

Na época 2011/2012 o APOEL chegou à fase de grupos da Liga dos Campeões pela segunda vez e sem grandes expetativas. O objetivo dos cipriotas passaria sobretudo por aproveitar o convívio entre os grandes da Europa e, quem sabe, amealhar um ou outro ponto surpreendente. A história foi bem diferente e com participação importante dos portugueses Paulo Jorge, Nuno Morais, Hélio Pinto e Hélder Sousa.

O sorteio colocou-os no Grupo G, juntamente com o FC Porto, o FK Zenit e o FC Shakthar Donetsk. Não era o “grupo da morte”, mas, na teoria, eram poucas as chances do APOEL conseguir, sequer, um lugar na Liga Europa. Na prática, os cipriotas perderam apenas um jogo e somaram nove pontos, o suficiente para ficarem no topo do grupo. As vitórias caseiras frente ao Porto e ao Zenit foram os pontos altos da primeira fase da caminhada.

Nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões o adversário foi o Olympique Lyonnais. A derrota por 1-0 em França, na primeira mão, com golo de Lazazette deixava uma boa imagem e alguma esperança numa surpresa. Em Nicósia, o velho conhecido do futebol português, Manduca empatou a eliminatória e o jogo foi a penáltis. No desempate, o APOEL ganhou por 4-3 e continuou a fazer história.

O sonho terminou nos quartos de final, aos pés do Real Madrid CF. O agregado de 8-2 espelhou as diferenças entre as duas equipas, mas para o registo ficam os golos de Manduca e Esteban Solari em pleno Santiago Berbabéu.

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Georgios Vagiannidis e as primeiras semanas no Sporting: «O nível é ainda mais elevado do que pensava»

Georgios Vagiannidis abordou as primeiras semanas ao serviço do Sporting. O defesa grego deixou rasgados elogios aos companheiros de equipa.

Imprensa turca garante que há entendimento entre Benfica e Fenerbahçe para a saída de Kerem Akturkoglu após o playoff

A novela em torno de Kerem Akturkoglu continua. A imprensa turca assegura que há um entendimento entre o Benfica e o Fenerbahçe pelo avançado.

Julian Weigl perto de trocar o futebol da Alemanha pelo da Arábia Saudita

O futuro de Julian Weigl está perto de ficar definido. O médio alemão que passou pelo Benfica deve rumar ao Al Qadisiyah.

Fechado: Fábio Silva ruma a gigante da Bundesliga por 26,5 milhões de euros

O negócio está fechado e Fábio Silva vai ser jogador do Borussia Dortmund. O avançado português deixa o Wolverhampton por um valor de 26,5 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho elogia Anderson Talisca mas aponta fatores que condicionaram a sua carreira: «Foi impeditivo de ter uma carreira muito melhor»

José Mourinho falou sobre Talisca na véspera do duelo entre Benfica e Fenerbahçe, referente ao playoff de acesso à Champions League.

Leon Bailey ruma à AS Roma por empréstimo do Aston Villa

O Aston Villa cedeu Leon Bailey à AS Roma até ao final da presente temporada. O empréstimo contempla uma cláusula de compra de 22 milhões de euros.

Lucas Vásquez termina ligação de 18 anos com o Real Madrid e é reforço do Bayer Leverkusen de Erik ten Hag

Lucas Vásquez é o novo reforço do Bayer Leverkusen. O internacional espanhol despediu-se do Real Madrid e assinou até 2027.