Liga dos Campeões: A sorte procura-se

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Sorte, nuns oitavos de final da Liga dos Campeões, é uma palavra muito relativa. Entre os adversários de SL Benfica e FC Porto, havia aqueles que recolhiam unanimidade de preferência entre os adeptos como o Leicester (no caso exclusivo dos encarnados) ou o Mónaco, mas ninguém consegue um primeiro lugar numa fase de grupos de Champions por acaso e ambas as equipas em questão deram provas do seu valor no passado fim-de-semana – os franceses, o orientados por Leonardo Jardim, foram a Bordéus, campo sempre difícil, vencer por 4-0 e os ingleses derrotaram, em casa, o Manchester City de Guardiola, por claros 4-2 (aos 20 minutos o resultado era 3-0).

Sabia-se, portanto, de antemão que, independentemente das equipas que calhassem em “sorte” às cores lusas, a tarefa seria sempre complicada, até porque a segunda mão da eliminatória iria sempre ser disputada em terreno alheio. A probabilidade de calhar o adversário preferido para qualquer adepto era de 1 em 7 (excluindo-se, portanto, os líderes dos respectivos grupos), a dificuldade de o superar era de um 1 em… 1.

Quando o Dortmund calhou ao SL Benfica e a Juventus ao FC Porto (ter-se-á lembrado a final da Liga dos Campões de 1997, disputada entre germânicos e transalpinos, vencida pelos primeiros com Paulo Sousa no onze), ninguém terá esperado facilidades. Mas a hora não era de lamentos. Os alemães já tinham enfrentado o Sporting CP na fase de grupos, e os leões bateram-se bem, os italianos tinham aparecido no caminho do SL Benfica há dois anos atrás (com Pirlo, Tevéz e Pogba incluídos, embora sem Dybala ou Higuaín) e tinham sido derrotados.

Para além disto, existe a plena noção de que o mercado de Janeiro se vai meter no meio e que até à data dos jogos muita coisa pode mudar na forma e nas lesões das respectivas equipas. Para já, porém, convém analisar a realidade presente de ambos os conjuntos.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.