- Advertisement -

Esta segunda-feira, realizou-se em Nyon o sorteio da primeira fase a eliminar tanto da Champions League como da Liga Europa. Depois de concluída a fase de grupos tanto de uma como de outra competição, começa agora a fase a eliminar. Já sem quaisquer equipas portuguesas em prova, o primeiro sorteio realizado foi o da Champions League, curiosamente, com equipas apenas das cinco melhores ligas europeias – Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França.

As bolas foram saindo e ditando a sorte dos sobreviventes da fase de grupos, mas não havia muito por onde fugir, considerando a qualidade das equipas que restam em prova.

Mesmo sem qualquer equipa portuguesa em competição, os motivos de interesse eram grandes, tendo em conta o número de jogadores e treinadores portugueses em competição.

Saiu a primeira bola e começou o desfile de jogadores portugueses nos quadros competitivos, o primeiro foi Raphael Guerreiro. O seu Borussia Dortmund vai defrontar o Paris Saint Germain. Mais um jogo e mais um português, desta feita Bernardo Silva. O Manchester City de Bernardo Silva terá como adversário o clube mais titulado nesta competição, o Real Madrid.

Outro dos jogos mais aliciantes da eliminatória é o Atlético de Madrid de João Félix que irá ter de passar pelo atual campeão em título e atual líder da Premier League, o Liverpool, para seguir em frente na competição. A Juventus de Cristiano Ronaldo vai ter pela frente o Olympique de Lyon de Anthony Lopes. Já o Tottenham de José Mourinho vai ter de superar os alemães do Leipzig para passar à próxima fase.

Eis os jogos dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões
Fonte: UEFA

Seguiu-se o sorteio da Liga Europa e a ansiedade de descobrir os adversários dos clubes portugueses em prova: SL Benfica, FC Porto, Sporting CP, SC Braga. É caso para dizer que a sorte não sorriu aos representantes lusos que estão presentes na competição.

Com exceção do Sporting CP, que parece ter a tarefa mais facilitada ao defrontar o Istanbul Basaksehir FK, pese embora o ambiente difícil que é característico dos estádios turcos, as restantes equipas portuguesas vão enfrentar equipas que podem dificultar e muito as suas aspirações.

O SL Benfica vai defrontar o FC Shakhtar Donetsk, campeão ucraniano, de Luís Castro e o FC Porto vai medir forças com o Bayer 04 Leverkusen. Já o SC Braga vai enfrentar o The Rangers FC, clube que, recorde-se, complicou muito a vida aos dragões na fase de grupos desta prova.

Em suma, o SC Braga e o Sporting CP irão defrontar equipas que participaram na fase de grupos da Liga Europa, enquanto que o SL Benfica e FC Porto irão medir forças com clubes que caíram da liga milionária.

Para além destes jogos, os outros grandes destaques do sorteio foram o embate entre o Olympiakos FC e arsenal FC e o Eintracht Frankfurt contra o FC Salzburg.

Espera-se assim, para ambas as competições, uma longa caminhada recheada de grandes jogos, que terão, como sempre, cobertura do Bola na Rede.

Foto de Capa: UEFA

Artigo de opinião de Beatriz Mendes Marques e João Pedro Rocha

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Vicens antevê final histórica entre o Braga e o Vitória SC: «Ambos mostraram que estão na final por mérito próprio»

Carlos Vicens projeta Vitória SC x Braga. Arsenalistas e vitorianos enfrentam-se este sábado na final da Taça da Liga.

Guilherme Arana reforça o Fluminense

Guilherme Arana foi confirmado como novo jogador do Fluminense. O lateral esquerdo brasileiro prossegue a carreira no Rio de Janeiro.

Besiktas avança por guarda-redes e deixa Rui Silva para 2ª opção

O Besiktas está muito interessado na contratação de Filip Jorgensen. Guarda-redes do Chelsea quer rumar à Turquia na busca por minutos.

Roberto De Zerbi desolado depois de perder a Supertaça de França: «Nunca chorei depois de perder e hoje chorei quando entrei no balneário»

Roberto De Zerbi mostrou-se desolado com a derrota na Supertaça de França. Marselha perdeu com o PSG nos penáltis.

PUB

Mais Artigos Populares

Lenda do Manchester United elogia Ruben Amorim: «A sua honestidade e a sua visão das coisas eram bastante revigorantes»

Michael Owen deixou elogios ao trabalho feito por Ruben Amorim no Manchester United. Antigo avançado vê méritos no treinador.

Roy Keane escolhe substituto de Ruben Amorim e causa polémica: «Alex Ferguson anda a pairar como se fosse mau cheiro»

Roy Keane comentou a atualidade do Manchester United. A lenda dos red devils deixou críticas à gestão do clube e falou de Sir Alex Ferguson.

Casa Pia empresta avançado Max Svensson ao UD Ibiza

O Casa Pia oficializou a saída de Max Svensson por empréstimo. Avançado de 24 anos vai jogar pelo UD Ibiza e volta assim a Espanha.