Os 5 treinadores com mais sucesso na Liga dos Campeões

    5.

    Vicente del Bosque (dois títulos/1.90 pontos por jogo) – Desde a criação da Liga dos Campeões em 1992, seis treinadores ganharam a prova por duas vezes. Nesta lista só poderiam ficar três. Como a média de pontos por jogo é o critério de desempate, Ottmar Hitzfeld, José Mourinho e Sir Alex Ferguson têm de se ficar por esta menção honrosa.

    Com 34 vitórias em 60 jogos, Vicente del Bosque arrecada o quinto lugar. O espanhol, de 70 anos, treinou o Real Madrid CF entre 1999 e 2003 e foi lá que fez todos os jogos na competição.

    O primeiro título da Liga dos Campeões foi conquistado em 1999/2000, depois de uma fase de grupos em que os “Merengues” só superaram o FK Dynamo Kyiv no confronto direto. Curiosamente, ficaram atrás do FC Bayern Munchen… que viriam a bater nas meias-finais. Pelo meio, fica ainda uma passagem complicada frente ao Manchester United FC, à boleia de Raúl Gonzalez. Bem mais tranquila foi a final, frente ao Valencia CF, que terminou com um contundente 3-0.

    A segunda conquista chegou em 2002/2003, no formato com duas fases de grupos. O Real Madrid venceu o grupo nas duas vezes e deixou pelo caminho FC Bayern Munchen e FC Barcelona nas eliminatórias. No jogo decisivo, diante do Bayer 04 Leverkusen, Zidane marcou um golaço e o Real Madrid venceu por 2-1. No final de contas, Del Bosque foi o timoneiro da maior conquista da primeira era dos “Galácticos” de Florentino Perez.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Vasco Borges
    Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
    Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.