Última horaJosé Juan Romero: do Real Bétis a Ceuta, dos milagres dentro de campo ao futebol em segundo plano
Publicidade

Tottenham Hotspur FC 0-1 AFC Ajax: Pupilos de Ten Hag distribuem chocolate em Londres

João Brandão · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

O Ajax FC foi a Londres vencer o Tottenham Hotspur FC e ficou a um passo da final da Liga dos Campeões, num jogo em que dominou no primeiro tempo e geriu no segundo.

Para o segundo jogo europeu da história no novo estádio dos Spurs, Maurício Pochettino não pode contar com o lesionado Harry Kane nem com o castigado Son Heug-Min, apostando num esquema de 3 centrais (que, curiosamente, passaram todos pelo Ajax). Já a equipa de Tem Hag estava quase na sua máxima força, denotando-se apenas a ausência de Mazraoui, substituído por Veltman.

A equipa holandesa sente-se como um peixe na água nos jogos fora-de-casa (venceu em Madrid e Turim) e entrou muito bem no encontro, dominando a seu bel-prazer uns ingleses algo desnorteados. Foi, por isso, de forma natural que o Ajax chegou à vantagem à passagem do primeiro quarto de hora: na sequência de uma bela jogada coletiva, Ziyech isolou Van de Beek, que sentou o guarda-redes e atirou a contar.

O Tottenham não conseguia sair a jogar e não tinha bola, fruto da pressão alta de um Ajax que entrou com a corda toda. Aos 24 minutos esteve perto de aumentar a vantagem, mas desta vez Lloris levou a melhor sobre Van de Beek, após assistência de Tadic.

Os Spurs só conseguiam chegar à baliza de Onana através de lances de bola parada. Llorente e Alderweireld ameaçaram as redes holandesas dessa forma. Pelo meio, Vertonghen lesionou-se num choque com Onana e teve que sair, entrando Sissoko para o seu lugar. Com esta substituição, Pochettino assumiu o fracasso da sua ideia inicial de 3 centrais, que oferecia muito espaço central para construção aos médios holandeses, alterando o sistema tático.

O segundo tempo começou de forma vibrante, com aproximações perigosas nas duas balizas. O Tottenham veio espicaçado dos balneários, com muita vontade de chegar à baliza adversária, mas tinha alguns problemas perante as transições rápidas dos holandeses.

Os Spurs permaneciam com mais iniciativa mas continuavam com problemas na definição no último terço. A falta de soluções ofensivas no banco de suplentes inviabilizava alterações atacantes, à medida que os minutos passavam e o cansaço acumulava. Mais fresca, a equipa do Ajax estava mais confortável e esteve mesmo perto do 0-2, com Neres a atirar cruzado ao poste.

O jogo não teve mais oportunidades de registo, com o Ajax a anular bem os espaços à equipa inglesa. O Tottenham sentiu muito as ausências de Son e de Kane e errou na forma de entrar na partida, consentindo muito espaço ao meio-campo holandês. Conseguiu equilibrar no segundo tempo, mas faltou-lhe acutilância ofensiva e clarividência no último terço.

Já o Ajax, sempre fiel aos seus princípios de jogo, anulou bem os espaços ao adversário e esmagou-o nos primeiros 40 minutos. No resto do jogo, foi gerindo e ainda ameaçou o segundo tento. Os pupilos de Tem Hag continuam a fazer as delícias aos adeptos por esse mundo fora.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

Tottenham Hotspur FC: Lloris, Trippier (Foyth 79’), Alderweireld, Sanchez, Vertonghen (Sissoko 38’), Rose (Davies 79’), Wanyama, Eriksen, Dele Alli, Lucas, Llorente.

AFC Ajax: Onana, Veltman, de Ligt, Blind, Tagliafico, Schone (Mazraoui 65’), De Jong, Van de Beek, Ziyech (Huntelaar 87’), Neres, Tadic.

A FIGURA

Van de Beek- Mais um bom jogo da “formiguinha” de trabalho do Ajax. Aparece muito bem entre linhas e causou mais uma vez problemas à defensiva adversária. No lance do golo, teve frieza de ponta-de-lança na hora de finalizar, num golo que pode colocar os holandeses na final.

O FORA DE JOGO

Eriksen- Sem Kane ou Son, esperava-se que o dinamarquês conseguisse desequilibrar no último terço e descobrir colegas em boa posição para marcar. Por mérito do Ajax, foi bem anulado e obrigado a receber a bola muito recuado, não conseguindo aparecer no jogo.

Foto de capa: UEFA

Artigo revisto por: Jorge Neves

João Brandão

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

José Juan Romero: do Real Bétis a Ceuta, dos milagres dentro de campo ao futebol em segundo plano

SEVILHA, ANDALUZIA- Espanha não tem sido notícia apenas por boas razões nos últimos meses, bem pelo contrário. A queda do governo de Pedro Sánchez está na ordem do dia e tal ‘crise’ justifica-se com vários pontos: alianças políticas que já não estavam a funcionar, aumento do descontentamento da população, salários que não acompanham o custo de vida, crise habitacional que levou a manifestações por todo o território… No entanto, a memória é traiçoeira. Faz-nos pensar que certos acontecimentos já ocorreram há bastante tempo, quando não é bem assim. Quantos se recordam do dia 30 de julho de 2026? Foi nessa data que ocorreu o começo da crise migratória de Ceuta e as consequências da mesma ainda se fazem sentir hoje em dia. 70 mil pessoas oriundas de Marrocos entraram no território a partir do mar durante as 48 horas, provocando uma crise migratória totalmente inesperada. As razões que estiveram na origem desta entrada em massa não são o foco desta análise. A maioria das pessoas teria uma boa índole, procurando o melhor para si e para os seus. Histórias de vida diferentes umas das outras, mas o objetivo comum de atingir a felicidade. No entanto, também existiu o outro lado da moeda: quem procurou o conflito e a criação de um ambiente tóxico.

Ricardo João Lopes · 5 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Quem é o rei da Andaluzia? É o Real Bétis. Ah, bem me parecia!

SEVILHA, ESPANHA- As últimas temporadas permitiram confirmar um novo paradigma no futebol espanhol. A Andaluzia, recheada de históricos por todas as suas províncias, acabou por ver o Real Bétis transformar-se na instituição mais forte da região. O designado de número 1. Há poucas missões mais difíceis que esta. Uma Comunidade Autónoma larga, com cidades com um espólio enorme, não é fácil de dominar. Para isso, os béticos lograram montar um projeto com vários prazos e uma figura central, beneficiando também do mau momento vivido por outras instituições. Ao pensarmos no futebol na Andaluzia, sem dúvida alguma que o Real Bétis é um dos primeiros emblemas que nos vêm à cabeça. No entanto, o Sevilha já foi o Rei da Europa League e é lembrado em primeiro lugar por muitos. Málaga, Granada, Cádiz, Almería, Real Jaén… as preferências dividem-se, como em tudo. Porém, o domínio estabelecido pela instituição do Benito Villamarín é inegável. Vivemos tempos em que o verde e brancos está na moda no sul de Espanha.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.