Tottenham HFC 3-0 BVB Dortmund: Cruzamentos levam alemães à cruz

- Advertisement -

Duas equipas que estão habituadas ao estatuto de outsider na Liga dos Campeões encontraram-se no Estádio de Wembley, casa emprestada do Tottenham Hotspur. O Borussia Dortmund procurava, por terras inglesas, dar continuidade à excelente forma que tem demonstrado nas competições nacionais.

A equipa britânica, com Delle Alli e Harry Kane de fora, teve muitas dificuldades na fase inicial do jogo. Uma primeira parte marcada por muitas perdas de bola ainda no seu meio-campo, que o Borussia Dortmund só não aproveitou por culpa própria ou por mérito de Hugo Lloris. Quando eram os alemães a dar a bola aos spurs – o que ainda aconteceu uma mão cheia de vezes -, a equipa de Mauricio Pochettino falhava na transição ofensiva, com Christian Eriksen, principal distribuidor de jogo do Tottenham, a ser coberto por Axel Witsel e Thomas Delaney.

Só a partir dos 30 minutos é que se assistiu a um jogo mais partido, em que os ingleses puderam dar um ar de sua graça, com uma oportunidade de golo para Heung-Min Son.

À saída dos balneários, após o intervalo, seria de esperar que o Dortmund mantivesse a sua superioridade e tentasse concretizar as ocasiões de golo. Mas, logo no primeiro minuto da segunda parte, Jan Vertonghen recupera a bola no terço defensivo do Dortmund, cruza para a grande área, onde Son se havia soltado dos dois centrais adversários para fazer o 1-0.

Uma finalização impecável do sul coreano
Fonte: Tottenham Hotspur FC

Um golo improvável deu origem a uma segunda metade muito diferente: de repente, não chegava ao Dortmund ir anulando Eriksen e ir procurando o golo sem grande urgência. O atual líder da Bundesliga viu-se perante um adversário que crescera na partida e estava agora mais confortável que nunca.

Vertonghen, que se vira em grandes dificuldades contra Jadon Sancho na primeira parte, parecia agora um lateral esquerdo ofensivo, bombeando constantemente pela ala direita do Dortmund. Foi isto que, aos 82 minutos, lhe valeu o golo, ao corresponder a um cruzamento de Serge Aurier para fazer o 2-0. Um golo idêntico ao primeiro, mas desta vez vindo do flanco direito dos spurs.

Antes do final da partida, houve ainda tempo para o terceiro da noite, novamente para os que vestiam de branco: canto batido por Christian Eriksen, e o recém-entrado Fernando Llorente aproveita para dilatar a vantagem dos londrinos.

Quatro minutos depois de esta fotografia ser tirada, Llorente faria o 3-0
Fonte: Tottenham Hotspur FC

Três cruzamentos foram suficientes para desmantelar um Dortmund que parecia tão sólido no início da partida. Não sabemos o que é que Pochettino disse aos seus jogadores ao intervalo, mas foi um discurso que deixou o Tottenham muito perto dos quartos de final da Champions. 

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

Tottenham Hotspur FC: H. Lloris; S. Aurier; D. Sanchez; J. Foyth; T. Alderweireld; J. Vertonghen; M. Sissoko (V. Wanyama, 91’); H. Winks; C. Eriksen; Lucas (F. Llorente, 84’); H.M. Son (E. Lamela, 90’)

Borussia Dortmund: R. Burki; D. Zagadou (M. Schmelzer, 77’); A. Diallo; O. Toprak; A. Hakimi; T. Delaney; A. Witsel; C. Pulisic (J. Larsen, 87’); M. Dahoud; J. Sancho (R. Guerreiro, 88’); M. Götze

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho atento aos jovens do Benfica: treinador assistiu a jogo no Seixal

José Mourinho marcou presença no Seixal durante este sábado, assistindo à partida entre o Benfica e o Braga, em juvenis.

Arne Slot aborda momento do Liverpool na temporada: «Este plantel é capaz de fazer mais e melhor do que fizemos até agora»

Arne Slot falou sobre o momento do Liverpool na temporada e as dificuldades causadas pelas lesões no plantel.

Insólito: Treinador do Rennes pede percentagem das transferências de Kader Meité e Jérémy Jaquet por ter ‘valorizado os jogadores’

O treinador do Rennes pode pedir a demissão nas próximas semanas e tem algumas exigências nunca antes vistas.

Análise ao mercado de Inverno do FC Porto

O FC Porto é um caso muito interessante, especialmente quando o clube está a colher os frutos da formidável janela de verão

PUB

Mais Artigos Populares

Thomas Muller aborda fim de carreira: «Não tenho pressa, agora tenho pela frente a minha primeira época completa na MLS»

Thomas Muller abordou a possibilidade de terminar a carreira profissional, mas admitiu não ter pressa em abandonar os relvados.

Barcelona x Mallorca: antigas promessas catalãs procuram impressionar frente aos blaugrana

Barcelona e Mallorca enfrentam-se durante este sábado, num encontro a contar para a 23.ª jornada da La Liga.

Jhon Arias regressa ao Brasileirão para representar o Palmeiras de Abel Ferreira

O Palmeiras anunciou a contratação de Jhon Arias, que regressa ao Brasileirão após um período infeliz na Premier League com o Wolverhampton.