Tottenham HFC 3-0 BVB Dortmund: Cruzamentos levam alemães à cruz

- Advertisement -

Duas equipas que estão habituadas ao estatuto de outsider na Liga dos Campeões encontraram-se no Estádio de Wembley, casa emprestada do Tottenham Hotspur. O Borussia Dortmund procurava, por terras inglesas, dar continuidade à excelente forma que tem demonstrado nas competições nacionais.

A equipa britânica, com Delle Alli e Harry Kane de fora, teve muitas dificuldades na fase inicial do jogo. Uma primeira parte marcada por muitas perdas de bola ainda no seu meio-campo, que o Borussia Dortmund só não aproveitou por culpa própria ou por mérito de Hugo Lloris. Quando eram os alemães a dar a bola aos spurs – o que ainda aconteceu uma mão cheia de vezes -, a equipa de Mauricio Pochettino falhava na transição ofensiva, com Christian Eriksen, principal distribuidor de jogo do Tottenham, a ser coberto por Axel Witsel e Thomas Delaney.

Só a partir dos 30 minutos é que se assistiu a um jogo mais partido, em que os ingleses puderam dar um ar de sua graça, com uma oportunidade de golo para Heung-Min Son.

À saída dos balneários, após o intervalo, seria de esperar que o Dortmund mantivesse a sua superioridade e tentasse concretizar as ocasiões de golo. Mas, logo no primeiro minuto da segunda parte, Jan Vertonghen recupera a bola no terço defensivo do Dortmund, cruza para a grande área, onde Son se havia soltado dos dois centrais adversários para fazer o 1-0.

Uma finalização impecável do sul coreano
Fonte: Tottenham Hotspur FC

Um golo improvável deu origem a uma segunda metade muito diferente: de repente, não chegava ao Dortmund ir anulando Eriksen e ir procurando o golo sem grande urgência. O atual líder da Bundesliga viu-se perante um adversário que crescera na partida e estava agora mais confortável que nunca.

Vertonghen, que se vira em grandes dificuldades contra Jadon Sancho na primeira parte, parecia agora um lateral esquerdo ofensivo, bombeando constantemente pela ala direita do Dortmund. Foi isto que, aos 82 minutos, lhe valeu o golo, ao corresponder a um cruzamento de Serge Aurier para fazer o 2-0. Um golo idêntico ao primeiro, mas desta vez vindo do flanco direito dos spurs.

Antes do final da partida, houve ainda tempo para o terceiro da noite, novamente para os que vestiam de branco: canto batido por Christian Eriksen, e o recém-entrado Fernando Llorente aproveita para dilatar a vantagem dos londrinos.

Quatro minutos depois de esta fotografia ser tirada, Llorente faria o 3-0
Fonte: Tottenham Hotspur FC

Três cruzamentos foram suficientes para desmantelar um Dortmund que parecia tão sólido no início da partida. Não sabemos o que é que Pochettino disse aos seus jogadores ao intervalo, mas foi um discurso que deixou o Tottenham muito perto dos quartos de final da Champions. 

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

Tottenham Hotspur FC: H. Lloris; S. Aurier; D. Sanchez; J. Foyth; T. Alderweireld; J. Vertonghen; M. Sissoko (V. Wanyama, 91’); H. Winks; C. Eriksen; Lucas (F. Llorente, 84’); H.M. Son (E. Lamela, 90’)

Borussia Dortmund: R. Burki; D. Zagadou (M. Schmelzer, 77’); A. Diallo; O. Toprak; A. Hakimi; T. Delaney; A. Witsel; C. Pulisic (J. Larsen, 87’); M. Dahoud; J. Sancho (R. Guerreiro, 88’); M. Götze

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cláusula de rescisão de José Mourinho no Benfica ainda não expirou e vai continuar válida até ao final da semana

José Mourinho e o Benfica acordaram uma cláusula de rescisão mais acessível. Ao contrário do que foi avançado inicialmente, esta continuará válida por mais uns dias.

AC Milan reuniu-se com um dos treinadores da moda

O AC Milan já se reuniu com os representantes de Andoni Iraola. O técnico pode estar a caminho do emblema da Serie A.

Pedro Emanuel prepara-se para dar o salto e assumir novo clube na Arábia Saudita

O futuro de Pedro Emanuel continua a passar pela Arábia Saudita. Treinador português a caminho do Al Ettifaq.

Roy Keane responde a Bruno Fernandes com ataque: «Demasiada atenção faz com que um burro pense que é um leão»

Depois de Bruno Fernandes responder às críticas de Roy Keane, o antigo capitão dos red devils comparou o internacional português a um burro.

PUB

Mais Artigos Populares

João Mário despede-se do Bolonha: «Um orgulho ter feito parte deste grande clube»

João Mário disse o seu adeus ao Bolonha. O lateral direito português foi emprestado pela Juventus e vê passagem chegar ao fim.

Tottenham tem alvo no Manchester City e conta com concorrência

O Tottenham está interessado em Savinho, jogador que pertence aos quadros do Manchester City. O Newcastle também está atento.

Champions League 2026/27: FC Porto e Sporting asseguram lugar no pote 2

Visto que já não podem saltar para os lugares de cabeça de série, FC Porto e Sporting estarão no pote 2 do sorteio da Champions League.