VAR na Liga dos Campeões: cedo ou tarde demais?

- Advertisement -

É oficial. Depois da FIFA se ter deixado seduzir por esta nova ferramenta de apoio ao árbitro, ao tê-la implementado no Mundial, foi a vez da UEFA confirmar a utilização do VAR na edição 19/20 da Liga dos Campeões. Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, justifica esta demora na adoção do vídeo-árbitro com o tempo necessário à adaptação e criação de um sistema robusto e ao treino dos profissionais, de forma a que esta implementação seja um sucesso na Liga dos Campeões.

Do meu ponto de vista, esta medida peca por tardia podendo, por exemplo, ter sido implementada na fase a eliminar da edição atual. É certo que os erros vão continuar a acontecer, mas a função do VAR é ajudar o árbitro a tomar melhores decisões, reduzindo o número de erros, mas não erradicando-os.

A mostragem dos lances em análise nos ecrãs do estádio será algo a ter em conta para o futuro
Fonte: FIFA

A formação dos profissionais é o ponto mais benevolente desta ferramenta. Continuam a não ser assinalados penaltis claros ou a serem validados golos precedidos de fora-de-jogo sem que o vídeo-árbitro descortine estas infrações e as transmita ao árbitro principal. Muita das vezes, é preferível perder-se um minuto enquanto o árbitro principal visiona as imagens no monitor do que tomar-se uma decisão célere, mas errada.

Outro dos aspetos que pode melhorar o espetáculo é, à semelhança do que acontece no rugby, a mostragem nos ecrãs do estádio das imagens que o árbitro verá no caso de ser alertado pelo VAR, para que todos possam perceber e interpretar o lance no momento.

A arbitragem nunca será um assunto consensual e a polémica, mesmo com VAR, vai continuar. Esperemos é que este sistema seja bem utilizado, ajudando eficazmente o árbitro em decisões chave e que traga verdade desportiva a uma competição marcada, aqui ou acolá, por lances muito polémicos.

 

Foto de capa: FIFA

 

João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Médico da seleção da Dinamarca dá novidades sobre a saúde de Christian Eriksen: «Está bem e pediu-me para enviar os seus cumprimentos a todos...

Christian Eriksen caiu inanimado no Dinamarca x Ucrânia. Médio está consciente e há boas notíticas quanto ao seu estado.

Dinamarca vencia Ucrânia quando Christian Eriksen caiu no relvado e assustou tudo e todos para cancelar o jogo: recorda o filme do jogo

A lesão de Christian Eriksen, já consciente, forçou ao encerrar do Dinamarca x Ucrânia. Nórdicos venciam o jogo aquando do seu fim precoce.

Imprensa espanhola revela vencedor das eleições do Real Madrid

Florentino Pérez venceu as eleições do Real Madrid, de acordo com uma sondagem do AS à boca das urnas. Expectativa de 2/3 dos votos.

Alexander Zverev vence o Roland Garros e conquista o primeiro Grand Slam da carreira

O alemão Alexander Zverev derrotou o italiano Flavio Cobolli na final do Roland Garros em cinco sets, com parciais de 6-1, 4-6, 6-4, 6-7 e 6-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Nova direção do Feyenoord despede o treinador Robin Van Persie

Segundo a imprensa neerlandesa, o Feyenoord terminou o contrato de Robin Van Persie, depois de duas temporadas no comando técnico.

GP Mónaco: Antonelli passa mais um importante teste

Kimi Antonelli venceu o Grande Prémio do Mónaco e cimentou a liderança no Mundial de Pilotos da Formula 1. Hamilton foi segundo.

150 milhões de euros não chegam: Bayern Munique rejeita vender Michael Olise ao Real Madrid

O presidente do Bayern Munique afirmou que não pretende vender Michael Olise ao Real Madrid por 150 milhões de euros.