📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

VAR na Liga dos Campeões: cedo ou tarde demais?

- Advertisement -

É oficial. Depois da FIFA se ter deixado seduzir por esta nova ferramenta de apoio ao árbitro, ao tê-la implementado no Mundial, foi a vez da UEFA confirmar a utilização do VAR na edição 19/20 da Liga dos Campeões. Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, justifica esta demora na adoção do vídeo-árbitro com o tempo necessário à adaptação e criação de um sistema robusto e ao treino dos profissionais, de forma a que esta implementação seja um sucesso na Liga dos Campeões.

Do meu ponto de vista, esta medida peca por tardia podendo, por exemplo, ter sido implementada na fase a eliminar da edição atual. É certo que os erros vão continuar a acontecer, mas a função do VAR é ajudar o árbitro a tomar melhores decisões, reduzindo o número de erros, mas não erradicando-os.

A mostragem dos lances em análise nos ecrãs do estádio será algo a ter em conta para o futuro
Fonte: FIFA

A formação dos profissionais é o ponto mais benevolente desta ferramenta. Continuam a não ser assinalados penaltis claros ou a serem validados golos precedidos de fora-de-jogo sem que o vídeo-árbitro descortine estas infrações e as transmita ao árbitro principal. Muita das vezes, é preferível perder-se um minuto enquanto o árbitro principal visiona as imagens no monitor do que tomar-se uma decisão célere, mas errada.

Outro dos aspetos que pode melhorar o espetáculo é, à semelhança do que acontece no rugby, a mostragem nos ecrãs do estádio das imagens que o árbitro verá no caso de ser alertado pelo VAR, para que todos possam perceber e interpretar o lance no momento.

A arbitragem nunca será um assunto consensual e a polémica, mesmo com VAR, vai continuar. Esperemos é que este sistema seja bem utilizado, ajudando eficazmente o árbitro em decisões chave e que traga verdade desportiva a uma competição marcada, aqui ou acolá, por lances muito polémicos.

 

Foto de capa: FIFA

 

João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.