Athletic: Os milhões que não ajudaram

- Advertisement -

la liga espanha

O início de época trouxe uma grande notícia para o Athletic de Bilbao: a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões, onde o clube não estava há 16 anos. Depois de ter terminado a última Liga Espanhola no quarto lugar, o emblema basco superou o Nápoles no play-off e conseguiu, de forma merecida, um apuramento histórico. Contudo, a participação na Champions não está a ser positiva e, pior do que isso, está a afectar sobremaneira a prestação da equipa no campeonato interno. Isto porque, como se esperava, o plantel não tem profundidade suficiente para lutar por objectivos tão exigentes.

Até se iniciar a fase de grupos da Champions, os leões bascos tinham tido resultados perfeitamente normais: derrota em Málaga (num jogo em que o guarda-redes Iraizoz viu um golo que daria o empate ser mal anulado), vitória fácil sobre o Levante e derrota em Camp Nou. A sequência de maus resultados a nível interno começou precisamente após o jogo com o Shakhtar, o que demonstra o impacto que a prova milionária teve na equipa de Valverde. Depois do encontro com os ucranianos, o Athletic esteve seis jornadas sem vencer, e apenas conseguiu regressar aos triunfos no último jogo (0-1 em Almería). Mesmo em casa, onde são tradicionalmente fortes, os bascos têm sentido grandes dificuldades, perdendo pontos com vários adversários acessíveis (0-0 com o Eibar, 0-1 com o Granada e 1-1 com o Celta). Tudo somado, o conjunto orientado por Ernesto Valverde está num medíocre 15.º lugar, 3 pontos à frente do último classificado.

O regresso do Athletic à Liga dos Campeões também não está a ser satisfatório. A equipa basca tem revelado bastantes fragilidades defensivas e parece estar a acusar a falta de experiência a este nível. Após três jornadas disputadas, a turma de Valverde está na última posição do grupo H, já com poucas hipóteses de seguir em frente. O empate em casa com o Shakhtar não foi um resultado dramático, mas o mesmo não se pode dizer da derrota perante o BATE Borisov, que foi goleado pelos ucranianos e pelo Porto. Na visita a Portugal, os bascos voltaram a perder, apesar de terem deixado uma boa imagem na segunda parte, e terão agora como objectivo o apuramento para a Liga Europa.

Ernesto Valverde tem tido várias dores de cabeça esta época  Fonte: Getty Images
Ernesto Valverde tem tido várias dores de cabeça esta época
Fonte: Getty Images

O que está a acontecer ao Athletic não é propriamente caso único. Na época passada, a Real Sociedad enfrentou as mesmas dificuldades, acabando por realizar uma temporada muito abaixo das expectativas, tanto no campeonato como na Champions. É uma consequência inevitável para clubes com plantéis sem a profundidade necessária para lutar por objectivos em várias frentes (e no caso dos bascos a situação ainda é mais complicada, tendo em conta a política destes emblemas). Contudo, ainda há margem para os leões de San Mamés atenuarem este cenário negativo. Repetir o quarto lugar da última época não parece possível, mas não há dúvidas de que o plantel às ordens de Valverde, técnico que também já provou o seu valor, tem qualidade para mais.

Em relação à última época, a grande diferença é a ausência de Ander Herrera, que rumou ao Man United por 36 milhões de euros (valor da cláusula). Apesar da saída de uma das estrelas do clube, o Athletic consegue manter um onze base bastante homogéneo, embora a defesa seja claramente o sector mais fraco. Iraizoz, guarda-redes muito experiente, é uma das referências e ainda dá segurança na baliza; De Marcos, outrora um médio ofensivo de grande potencial, foi adaptado a lateral direito mas apresenta algumas dificuldades a defender, e do outro lado Balenziaga está longe de ser um jogador fiável; a dupla de centrais habitual é formada pelo promissor Laporte, que tem tudo para ser um dos melhores na sua posição, e por San José, bem mais fraco do que o parceiro.

Aymeric Laporte é uma das "jóias da coroa" do Athletic  Fonte: talksport.com
Aymeric Laporte é uma das “jóias da coroa” do Athletic
Fonte: talksport.com

No meio-campo, o duplo pivot tem sido composto por Iturraspe, que esteve em grande na última temporada (foi inclusive chamado à selecção espanhola), e por Rico, jogador algo limitado tecnicamente mas que deixa tudo em campo. À sua frente actua Beñat, que é claramente um dos elementos mais interessantes deste conjunto, destacando-se pela capacidade de passe e pela qualidade na marcação de bolas paradas. Nos flancos, duas das principais figuras da equipa: Markel Susaeta, jogador que dá bastante verticalidade pelo lado direito, e Iker Muniain, o menino que já pede o salto para um emblema com outras ambições. O único avançado, especialmente forte no jogo aéreo, é Aduriz, que, aos 33 anos, mantém intacta a veia goleadora.

Se no onze há bastante qualidade, o mesmo não se pode dizer das alternativas aos titulares, que deixam um pouco a desejar. Há Unai López, médio de apenas 18 anos que tem tudo para ser o “novo Ander Herrera”, Ibai Gómez, extremo rápido e com facilidade de remate, e Guillermo Fernández, jovem avançado que vai aparecendo na equipa, mas em termos gerais é notório que faltam opções para Valverde. O problema é que a filosofia do Athletic de só ter jogadores bascos ou descendentes de bascos complica bastante o ataque ao mercado, sendo bastante provável que o técnico espanhol tenha de enfrentar o resto da temporada com este elenco. Atendendo ao facto de o emblema de Bilbao ter perfeita saúde financeira, quase apetece dizer que os milhões da Champions eram dispensáveis, pois vieram dificultar seriamente a temporada da equipa. Mas, se pensarmos apenas no que a participação na prova milionária representa para o clube e para a região, de certeza que jogadores e adeptos não a trocariam por nada.

Tomás da Cunha
Tomás da Cunha
Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Sporting: gigante italiano entra na corrida por Issa Doumbia

Issa Doumbia está a ser fortemente apontado ao Sporting. O jogador interessa à Juventus e pode manter-se em Itália.

O filme da subida: Académico Viseu sobe à Primeira Liga 37 anos depois!

O Académico de Viseu está de volta à Primeira Liga. Equipa de Sérgio Fonseca garantiu promoção na última jornada.

Académico de Viseu empata contra o Sporting B e garante subida direta à Primeira Liga e envia Torreense para o playoff

Contas da subida decididas. O Académico de Viseu segura o segundo lugar e sobe direto enquanto o Torreense vai jogar o playoff.

Gustavo Varela não vai continuar no Benfica e tem 2 interessados para prosseguir a carreira depois do empréstimo ao Gil Vicente

Gustavo Varela não vai continuar no Gil Vicente nem integrará a equipa do Benfica. Avançado português tem dois interessados.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho já informou várias pessoas do Benfica que vai rumar ao Real Madrid

José Mourinho está em conversas muito avançadas com o Real Madrid. Treinador já comunicou saída a várias pessoas do Benfica.

Robert Lewandowski confirma saída do Barcelona: «O capítulo mais incrível da minha carreira»

Robert Lewandowski anunciou a saída do Barcelona. Avançado polaco confirmou fim de ciclo nas redes sociais.

O Benfica deve renovar com Otamendi?

Otamendi cumpre a sexta época na Luz e com o avançar da idade, todas as pré-épocas se fala de um possível regresso à Argentina