📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Barcelona | Saída de Koeman, “La Porta” aberta para Xavi

- Advertisement -

Bola na rede saída do koeman

É o adeus de uma lenda, o fim de uma era. Ronald Koeman foi demitido do cargo técnico e não é mais treinador do FC Barcelona. Finalmente, mais vale tarde do que nunca! Entretanto, o regresso de Xavi é cada vez mais uma realidade iminente. Mas primeiro, vamos atiçar a fogueira e falar um “pouco” mal de Koeman.

Chegou à Catalunha num período negro e agarrou o projeto com um punho de ferro. Mas o que mudou? Além de lançar alguns excelentes jovens, nada. Até arrisco dizer que piorou. Na Liga dos Campeões, a história continuou a mesma: mau desempenho e humilhações europeias. Já na Liga Espanhola, ficou em terceiro lugar, cuja posição não ficava desde 2008. Nem com Setién, nem com Valverde… E para culminar, dos 16 jogos “grandes” que realizou, apenas três deles venceu (três empates e dez derrotas).

Resumindo, um treinador com um futebol tático fraquíssimo num dos melhores clubes do mundo. Algo não batia certo. Durante os jogos, nem sabia o que fazer. A cara dele dizia tudo, quem viu sabe do que falo. Não tinha ideias e os resultados refletiam-no. Diria, com toda a certeza, que Ronald Koeman só aguentou tanto tempo por dois motivos: situação financeira catalã e pelo facto de ter sido uma lenda do clube, enquanto jogador.

Contudo, o facto de ser uma lenda não pode justificar a sua continuidade, após tanto erro, tanta humilhação e tantas derrotas, além de não vencer nenhum clássico espanhol há tempos. Finalmente, o presidente Joan Laporta tomou a decisão certa. Inevitável e urgente.

E agora, quem será o seu sucessor?

Uma boa pergunta, mas tudo aponta para Xavi Hernández. Talvez por nostalgia, talvez (mesmo) pelo seu trabalho primoroso que tem vindo a fazer pelo Al-Sadd SC do Catar. Ontem, bateu o recorde do clube ao conseguir um registo de 34 jogos sem perder no campeonato, além de contar já com sete títulos em apenas dois anos. Sim, eu sei que é uma liga inferior em termos de qualidade, mas não deixa de ser um feito impressionante.

Segundo o jornal catalão Sport, o FC Barcelona já tem acordo com Xavi e ao que tudo indica, será anunciado em breve. Podem muito bem estar a pensar: um treinador inexperiente no futebol europeu, também ele uma lenda do clube. Não poderá correr mal e ser um flop como Koeman? Óbvio que sim, mas e se correr bem? Pior que Koeman não será.

O seu possível regresso traz consigo uma mensagem simbólica: fé e esperança a todos os dirigentes, jogadores e adeptos do FC Barcelona. Além disso, enquadra-se na perfeição: conhece a realidade do clube e tem o “tiki taka” no sangue e no seu estilo de jogo. Um estilo feroz e ofensivo em que predomina a posse e a circulação de bola. É impressão minha ou esta descrição grita literalmente FC Barcelona?

Neste momento, é o que faz mais sentido. O caminho é para frente e é necessário uma nova abordagem, novas ideias para salvar o FC Barcelona da teia do fracasso. Um passo de cada vez para voltar a correr. Isto é, recuperar a forma temível e voltar a ser um dos melhores clubes do mundo. Desculpa, Koeman, mas abrir “la porta” a Xavi é o primeiro passo.

Foto de capa: Carlos Silva/Bola na Rede

Koeman

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Inter Miami de Lionel Messi e companhia vence Vancouver Whitecaps e conquista MLS

O Inter Miami é o grande vencedor da MLS. Equipa liderada por Lionel Messi conquista campeonato pela primeira vez na história.

Giorgian De Arrascaeta antecipa nascimento do filho para estar presente em treino do Flamengo antes da Taça Intercontinental

Giorgian De Arrascaeta quer estar 100% focado na Taça Intercontinental. Médio e companheira anteciparam nascimento do filho.

Vangelis Pavlidis já não é o melhor marcador isolado da Primeira Liga

Vangelis Pavlidis deixou de ser o melhor marcador da Primeira Liga. O grego passou a ter a companhia de Clayton Silva no topo da tabela.

Onde ver o Wolverhampton x Manchester United da 15.ª jornada da Premier League

O Wolverhampton recebe o Manchester United de Ruben Amorim, no dia 8 de dezembro, em jogo da 15.ª jornada da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica vê jogo interrompido por humidade e não vai além de empate

O Benfica não conseguiu mais que um empate frente ao Gaia 30-30, em jogo da 14.ª jornada da Primeira Liga de Andebol.

Corinthians: histórico brasileiro obrigado a apertar o cinto

O Corinthians tem planeada uma redução substancial na folha salarial do plantel principal, uma das mais altas do Brasil.

Eis o dia e horário do jogo inaugural do Mundial 2026

O México recebe a África do Sul na partida inaugural do Mundial 2026. Jogo está agendado para o dia 11 de junho.