FC Barcelona | Saída de Koeman, “La Porta” aberta para Xavi

Bola na rede saída do koeman

É o adeus de uma lenda, o fim de uma era. Ronald Koeman foi demitido do cargo técnico e não é mais treinador do FC Barcelona. Finalmente, mais vale tarde do que nunca! Entretanto, o regresso de Xavi é cada vez mais uma realidade iminente. Mas primeiro, vamos atiçar a fogueira e falar um “pouco” mal de Koeman.

Chegou à Catalunha num período negro e agarrou o projeto com um punho de ferro. Mas o que mudou? Além de lançar alguns excelentes jovens, nada. Até arrisco dizer que piorou. Na Liga dos Campeões, a história continuou a mesma: mau desempenho e humilhações europeias. Já na Liga Espanhola, ficou em terceiro lugar, cuja posição não ficava desde 2008. Nem com Setién, nem com Valverde… E para culminar, dos 16 jogos “grandes” que realizou, apenas três deles venceu (três empates e dez derrotas).

Resumindo, um treinador com um futebol tático fraquíssimo num dos melhores clubes do mundo. Algo não batia certo. Durante os jogos, nem sabia o que fazer. A cara dele dizia tudo, quem viu sabe do que falo. Não tinha ideias e os resultados refletiam-no. Diria, com toda a certeza, que Ronald Koeman só aguentou tanto tempo por dois motivos: situação financeira catalã e pelo facto de ter sido uma lenda do clube, enquanto jogador.

Contudo, o facto de ser uma lenda não pode justificar a sua continuidade, após tanto erro, tanta humilhação e tantas derrotas, além de não vencer nenhum clássico espanhol há tempos. Finalmente, o presidente Joan Laporta tomou a decisão certa. Inevitável e urgente.

E agora, quem será o seu sucessor?

Uma boa pergunta, mas tudo aponta para Xavi Hernández. Talvez por nostalgia, talvez (mesmo) pelo seu trabalho primoroso que tem vindo a fazer pelo Al-Sadd SC do Catar. Ontem, bateu o recorde do clube ao conseguir um registo de 34 jogos sem perder no campeonato, além de contar já com sete títulos em apenas dois anos. Sim, eu sei que é uma liga inferior em termos de qualidade, mas não deixa de ser um feito impressionante.

Segundo o jornal catalão Sport, o FC Barcelona já tem acordo com Xavi e ao que tudo indica, será anunciado em breve. Podem muito bem estar a pensar: um treinador inexperiente no futebol europeu, também ele uma lenda do clube. Não poderá correr mal e ser um flop como Koeman? Óbvio que sim, mas e se correr bem? Pior que Koeman não será.

O seu possível regresso traz consigo uma mensagem simbólica: fé e esperança a todos os dirigentes, jogadores e adeptos do FC Barcelona. Além disso, enquadra-se na perfeição: conhece a realidade do clube e tem o “tiki taka” no sangue e no seu estilo de jogo. Um estilo feroz e ofensivo em que predomina a posse e a circulação de bola. É impressão minha ou esta descrição grita literalmente FC Barcelona?

Neste momento, é o que faz mais sentido. O caminho é para frente e é necessário uma nova abordagem, novas ideias para salvar o FC Barcelona da teia do fracasso. Um passo de cada vez para voltar a correr. Isto é, recuperar a forma temível e voltar a ser um dos melhores clubes do mundo. Desculpa, Koeman, mas abrir “la porta” a Xavi é o primeiro passo.

Foto de capa: Carlos Silva/Bola na Rede

Koeman

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Morreu Miguel Ángel Russo, treinador do Boca Juniors

Morreu Miguel Ángel Russo. O treinador do Boca Juniors estava hospitalizado e acabou por falecer devido a um cancro na próstata.

Jimmy Floyd Hasselbaink compara Ruben Amorim a Jurgen Klopp e Mikel Arteta: «Flexibilidade é a chave»

Jimmy Floyd comentou sobre Ruben Amorim não ser flexível com o modelo de jogo. O antigo jogador ainda questionou a continuidade do português.

Adeptos do FC Porto podem estar descansados: Victor Froholdt não pode deixar o Dragão em janeiro

Victor Froholdt terá que continuar a representar o FC Porto até ao final da temporada. O jogador não se poderá transferir em 2025/26.

Futsal: Eis os convocados de Portugal para defrontar a Letónia

Portugal irá disputar dois jogos particulares frente à Letónia para preparar o Europeu de 2026. A fase final será sorteada a 24 de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Kerem Akturkoglu arrisca suspensão de 12 jogos

Kerem Akturkoglu pode ser suspenso por 12 jogos após a sua saída para o Fenerbahçe. O caso envolve irregularidades no contrato assinado.

Maísa Correia renova com o Sporting até 2028

Maísa Correia prolongou o seu vínculo com o Sporting até 2028. A jovem jogadora mostrou-se muito feliz e com confiança recebida.

Futsal Feminino: Portugal empata com a Espanha no segundo duelo ibérico

Portugal empatou com a Espanha por 3-3 no segundo encontro dos dois jogos frente à seleção vizinha. Os duelos Ibéricos contaram para a preparação do Mundial.